TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Legislação Ambiental

Por:   •  6/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo dirigido I – 2.º Bimestre

Nome: Thais Costa Peres

Curso: Enfermagem / 9º período

Matéria: Legislação Ambiental

1) Utilizando os mapas mentais, elabore textos dissertativos, de no mínimo 10 linhas, sobre os temas vistos nas aulas, conforme se seguem:

a) Análise das práxis legislativas em Meio Ambiente e Saúde;

b) PGRSS e sua interligação com o CCIH;

c) Ações e atuação do Enfermeiro no tocante ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (PGRSS);

d) Enfermagem e gestão ambiental e empresarial.

e) Pandemia do Covid-19 e a nova cosmovisão da atuação da Enfermagem.

Respostas:

a) Sabemos que não só na área ambiental, mas em todas as áreas, a prática difere da teoria em grande escala. Pois o que é posto no papel, não acontece de forma efetiva na nossa vivência. Em relação as leis do meio ambiente e saúde, a mesma está relacionada com a educação ambiental que é através dela que podemos levar conhecimento da normas ambientais, dos deveres e direitos como cidadão para a comunidade a fim de solucionar os problemas que a sociedade enfrenta, através da participação social. Essa participação se dá por meio de questões despertadas pelos próprios cidadãos que irão realizar a tomada das decisões através dos problemas citados. Ter o conhecimento das leis na área ambiental, trará benefícios para a saúde de todos, uma vez que o ambiente está interligado com a nossa saúde. Por isso faz se necessário estar sempre em constante aprendizado com as legislações para poder ter uma melhor qualidade de vida.

b) Com o aumento dos Resíduos Sólidos de Saúde (RSS), gerados pelos hospitais, ambulatórios, postos de saúde, laboratórios e etc., foi necessário a criação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), que é um conjunto de ações para o manejo correto dos RSS, visando diminuir a infecção hospitalar que pode ser causada pelo descarte incorreto do mesmo. E para isso não ocorrer, é necessário a interligação do PGRSS com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que irá elaborar, executar e avaliar as ações de prevenção e controle dessas infecções. Mas para isso acontecer é preciso usar o termo “tolerância zero”, que é um termo utilizado para que os profissionais de saúde possam seguir à risca as obrigações citadas nesse plano, para evitar essa contaminação, através de intervenções e melhores práticas de controle, o que gerará uma melhora na qualidade assistencial, com o uso do PDCA, através do conhecimento, atitude e habilidades.

c) A enfermagem possui um papel muito importante na gestão dos Resíduos Sólidos de Saúde (RSS), uma vez que são eles que fazem a separação inicial desse material. Para isso, é necessário que o enfermeiro realize o gerenciamento adequado dos RSS, através de treinamentos para profissionais dos setores de higiene e limpeza, e pela conscientização geral da equipe do hospital. Com isso, podemos diminuir ou até mesmo impedir problemas futuros causados pelo RSS. A implantação e execução desse plano, conhecido como Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), é feito através da educação permanente e continuada. Portanto, o enfermeiro precisa ter um olhar crítico no ambiente de trabalho para detectar possíveis problemas para solucioná-los, ganhando a credibilidade da sua equipe. Por fim, o enfermeiro deve executar ações que visem a promoção, prevenção, proteção e reabilitação, tanto individual (de cada profissional), quanto coletivo (equipe de trabalho), com o objetivo de minimizar os riscos de infecções cruzadas e ambientais a saúde de seus profissionais e pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com