TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MULTIDISCIPLINARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 9
  1. FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA
     BACHARELADO EM ENFERMAGEM II SEMESTRE



GIDENÍ DE JESUS ALVES

ROSINEIDE NASCIMENTO NERES

MULTIDISCIPLINARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE



RIBEIRA DO POMBAL
2014

FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA
 BACHARELADO EM ENFERMAGEM II SEMESTRE



GIDENÍ DE JESUS ALVES

ROSINEIDE NASCIMENTO NERES

MULTIDISCIPLINARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE


Trabalho solicitado ao Curso de bacharelado em Enfermagem do II semestre apresentado à Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança como requisito avaliativo parcial da I unidade

Orientadora: Clarice Tâmara

RIBEIRA DO POMBAL
2014

  1. S U M Á R I O

  1. 1 INTRODUÇÃO .................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO .....................................................................................4

2.1 Multidisciplinaridade  .....................................................................................4

2.2 Interdisciplinaridade ......................................................................................4

2.3 Transdisciplinaridade.....................................................................................5

3.CONCLUSÃO ..................................................................................................8

4. Referências Bibliográficas ..............................................................................9

1 INTRODUÇÃO

       A área da saúde abrange diferentes formações tanto em humanas, como psicologia, serviço social, quantos os cursos de saúde, como enfermagem, fisioterapia, nutrição, entre outras. As ocorrências e os problemas exigem uma leitura dos fenômenos ligados as práticas na saúde e apontam para as diferenças entre as equipes de profissionais, tanto no hospital como nas Unidades Básicas de Saúde e demais locais relacionados. Atualmente, a partir do termo disciplinaridade, outras terminologias vêm sendo muito utilizadas, tais como: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Muito se diz, teoriza e pratica, principalmente na formação dos profissionais da saúde, sem saber de seus significados e ações correlacionadas. Para entendermos, utilizaremos a compreensão de Morin, para quem a multidisciplinaridade se constitui numa associação de disciplinas, reunidas em função de um projeto ou de um objeto comum, cujos técnicos especialistas são convocados para resolverem tal problema. A transdisciplinaridade procura identificar a interação e a integração de todos os elementos, ou seja, como há essa integração uns com os outros e como se afetam, buscando um conhecimento totalizante e único daquela realidade particular e dinâmica (BRANDÃO, 2000). Já na interdisciplinaridade a equipe trabalha de forma que todos os profissionais funcionem de maneira uniforme e colaborativa, ou seja, os membros da equipe interagem entre si, em busca de uma melhor qualidade de vida para os pacientes (Engerani-Camon, 2000) e vêm sendo mais utilizada nos dias de hoje.

2 DESENVOLVIMENTO

  1. Multidisciplinaridade

          A multidisciplinaridade surge com a intenção de avançar na construção de um

modelo de conhecimento menos fragmentado frente à hiper especialização, método adotado para dar respostas às necessidades de uma sociedade capitalista arraigada e dominadora do século XIX, no que tange à formação de profissionais de saúde e à produção de conhecimentos. Propõe a racionalidade das ações com forte teor singular e independente de relacionamento entre disciplinas, cuja intenção é somar múltiplos saberes, porém sem nenhuma forma de conexão e integração.

          O trabalho efetuado pela equipe multidisciplinar visa avaliar o paciente de maneira independente e executar seus planos de tratamento como uma “camada adicional” de serviços. Logo, não há um trabalho coordenado por parte dessa equipe e uma identidade grupal, ou seja, o médico, em geral, é responsável pela decisão do tratamento, e os outros profissionais vão se adequar a demanda do paciente e as decisões do médico referente a este.

          A equipe multidisciplinar deve construir uma relação entre profissionais, onde o paciente é visto como um todo, considerando um atendimento humanizado. Dessa forma, foca-se nas demandas da pessoa, e a equipe tem como finalidade de atender as necessidades globais da pessoa, visando seu bem-estar.

           Contudo essa associação não tem a finalidade de produzir um conhecimento novo, a partir de suas inter-relações, ou seja, um objeto de estudo é refletido/discutido de formas diferentes e de acordo com a disciplina que o estuda, sem que haja uma troca de conhecimento entre as disciplinas.

  1. Interdisciplinaridade

           O termo interdisciplinaridade surgiu no século XIX, ou seja, não é um conceito contemporâneo diante do surgimento do conhecimento da ciência, no entanto, somente no século XX o caráter interdisciplinar passou a ser efetivado dentro da ciência.

         A abordagem em equipe deve ser comum a toda a assistência à saúde, tendo em vista que o principal aspecto positivo da atuação em equipe interdisciplinar é a possibilidade de colaboração de várias especialidades que denotam conhecimentos e qualificações distintas. Dessa forma a integração da equipe de saúde é imprescindível para que o atendimento e o cuidado alcance a amplitude do ser humano, transcendendo a noção de conceito de saúde.

        Na atualidade os profissionais na área de saúde, buscam transpor limites dentro da equipe em que atuam. Ressalta-se que a saúde não seria de competência de um único profissional, mas uma prática interdisciplinar em que profissionais de diversas áreas devem agregar-se em equipes de saúde, tendo como objetivos comuns estudar as interações somáticas e psicossociais para encontrar métodos adequados que propiciem uma prática integradora, tendo como enfoque a totalidade dos aspectos inter-relacionados à saúde e à doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (462 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com