TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Multidisciplinaridade – Interdisciplinaridade Pluridisciplinaridade – Transdisciplinaridade

Por:   •  7/5/2015  •  Dissertação  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  1.055 Visualizações

Página 1 de 4

Interdisciplinaridade – Multidisciplinaridade –  

Pluridisciplinaridade – Transdisciplinaridade

Interdisciplinaridade

O que é interdisciplinaridade?

È a relação que se estabelece, com a cooperação que se realiza, entre duas ou mais disciplinas, ou ramos de conhecimento.

Portanto, a Interdisciplinaridade está presente em áreas co-ralacionadas, o que possibilita as relações e aplicações de conhecimentos entre essas áreas, ou disciplinas, refletindo uma interação nas áreas do saber. Consiste no método de pesquisa entre duas ou mais disciplinas no processo de ir do mais simples, até o mais complexo, no processo de elaboração do  conhecimento.

Surgiu na França e Itália, numa época de grandes movimentos estudantis, em meados da década de 60, e, chegando ao Brasil no final da década de 60 exercendo fortes influencias.

Através da interdisciplinaridade a ação pedagógica contribui para a formação social do indivíduo e na prática, no cotidiano, tornando  importante ao articular saber, vivência e conhecimento. Para isso o papel do professor é fundamental no avanço da construção do aluno. É ele o professor, que pode perceber as necessidades do aluno e o que a Educação pode fazer por ele, podendo na interdisciplinaridade do professor, envolver e instigar o aluno nas mudanças do saber. Com isso exerce uma grande importância sobre a construção do pensamento crítico e reflexivo tanto do aluno quanto do professor. Um novo método ou uma forma devem  ser desenvolvidos  para que possa ser trabalhada a interdisciplinaridade, que é uma nova pedagogia, a da comunicação.

Multidisciplinaridade

A Multidiciplinaridade  trata-se de trabalhar um conjunto de disciplinas, trabalhando simultaneamente, que se destina a um só nível de objetivos únicos, porém sem aparecer as relações que possam existir entre elas, recorrendo a várias matérias para estudar determinado elemento, sem a necessidade de haver uma interligação das disciplinas entre si. Cada matéria contribui com informações próprias dentro do seu campo de conhecimento. Estudam perto, mas não juntas. Nesse caso não há uma real integração entre as matérias. Essa forma de relacionamento entre as matérias se considera pouco eficaz para o conhecimento, já que impede a relação como outros conhecimentos.

A Multidisciplinaridade foi considerada  importante,  para acabar com o ensino concentrado em uma única matéria. Para eles o conhecimento pode ser dividido em partes (disciplinas) segundo a visão cartesiana. Constituindo-se a partir de uma determinada subdivisão de um domínio específico do conhecimento. Essa foi a idéia que originou a multidisciplinaridade.

Pluridisciplinaridade

Termo que se refere à justaposição e ao mesmo nível hierárquico e agrupados de diversas disciplinas, de modo a aparecer a relações existentes  entre eles. Difere da Multidisciplinaridade ao passo que esta é a superposição de disciplina que não estabelece relação aparente e a Pluridisciplinaridade sugere a possibilidade de ocorrência entre elas. Assim a pluridisciplinaridade consideraria a Psicologia Educacional como uma disciplina da Educação.

A idéia da Pluridisciplinaridade surgiu para estabelecer relação entre as disciplinas que recebe um nome específico de acordo com a quantidade de  integração entre elas. Essa seria uma tentativa de acabar com a visão de que a disciplina seria um saber científico que possui um objeto determinado e reconhecido.

A Pluridisciplinaridade é ineficaz para transferência de conhecimento, considerando uma integração entre elas, quando parte da noção de cada matéria contribui com informações próprias no seu campo de conhecimento. Na tentativa de estabelecer ligações entre elas é que dá origem a chamada interdisciplinaridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (297.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com