TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREVENÇÃO DA SAÚDE DO PROFISSIONAL DE RADIOLOGIA NO AMBIENTE DE EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE UNINASSAU

CURSO DE RADIOLOGIA

DISCIPLINA: Projetos Integradores III – Turma: 6NMA

PROFª. Msc Renata Kelen Câmara

ARTIGO DE REVISÃO

A PREVENÇÃO DA SAÚDE DO PROFISSIONAL DE RADIOLOGIA NO AMBIENTE DE EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO

GRUPO 1:

  1. ESTELA DO NASCIMENTO MENEZES
  2. MARIA RAIMUNDA MAIA
  3. YASMIN REIS BRITO

BELÉM

2017


ARTIGO DE REVISÃO

A PREVENÇÃO DA SAÚDE DO PROFISSIONAL DE RADIOLOGIA NO AMBIENTE DE EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO

THE HEALTH PREVENTION OF THE RADIOLOGY PROFESSIONAL IN THE RADIATION EXPOSURE ENVIRONMENT

Resumo

A partir do conhecimento acerca dos problemas trazidos pela má utilização da radiação entre os profissionais da saúde, surge a necessidade deste estudo que tem como objetivos verificar na literatura os principais dispositivos de proteção radiológica utilizados pelos profissionais de radiologia; assim como discutir a importância da proteção radiológica para estes profissionais evidenciando os malefícios causados pela exposição à radiação ionizante no seu processo de trabalho. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico utilizando como fonte de dados os artigos publicados online na Biblioteca Virtual.

        

PALAVRA CHAVE: Prevenção da saúde; Radiação Ionizante; Exposição.

Abstract

From the knowledge about the problems brought about by the bad use of radiation among health professionals, the need arises for this study whose objective is to verify in the literature the main radiological protection devices used by radiology professionals; as well as to discuss the importance of radiological protection for these professionals by highlighting the harm caused by exposure to ionizing radiation in their work process. The study was carried out by means of an exploratory research of a bibliographic character, using articles published online in the Virtual Library as a data source.

PALAVRA CHAVE: Health prevention; Ionizing radiation; Exhibition

1- INTRODUÇÃO

        O estudo relativo à prevenção da saúde do profissional de radiologia no ambiente laboral exposto a radiação é pertinente ser discutido no intuito de esclarecer aos prospectivos profissionais, como também aqueles que já exercem a atividade profissional nesses espaços, visando assegurar medidas preventivas que possibilitem condições seguras ao desempenho laboral.

        A exposição à radiação traz danos reversíveis e irreversíveis à saúde e em especial, os profissionais da radiologia por atuarem em condições propiciam e insalubres devem ser informados e também adotar medidas preventivas que neutralizem possíveis situações capazes de comprometer suas condições de saúde.

        É fundamental que o profissional de radiologia obtenha o conhecimento sobre as medidas preventivas de saúde que deve adotar nos espaços de trabalho exposto a radiação, bem como orientar os pacientes que necessitam realizar exames e procedimentos ambulatórias sobre os meios destinados a proteção da saúde.

O estudo é relevante no aspecto social em vista de promover informações destinadas ao esclarecimento da sociedade, e como usuários de serviços de radiologia necessitam ser informados quanto às medidas preventivas a serem adotadas nos procedimentos que exigem o uso da radiação.

No campo acadêmico e cientifico o estudo permite contribuir para aprofundar os conhecimentos sobre as medidas preventivas a serem adotadas pelos profissionais da radiologia visando assegurar a proteção da saúde frente condições de trabalho expostas à radiação. É importante esclarecer os procedimentos necessários para prevenção à exposição da radiação, com a finalidade de promover a segurança no desempenho laboral.

O conhecimento da proteção radiológica é de fundamental importância não só para os profissionais que atuam no setor, mas também para as pessoas envolvidas tanto como pacientes quanto acompanhantes. Os riscos pra os que estão sujeitos á radiações ionizantes são relevantes, porem se realizar o procedimento de forma correta atendendo as medidas de proteção esses riscos são reduzidos e não trará danos a saúde dos envolvidos. Segundo a norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM) é o conjunto de medidas que visam proteger o homem, seus descendentes e seu meio ambiente contar possíveis efeitos indevidos causados por radiação ionizante proveniente de fontes produzidas pelo homem e fontes naturais modificadas tecnologicamente. Essas medidas estão fundamentadas em três princípios básicos: Justificação, Otimização e limitação de doses individuais

O objetivo principal do estudo é descrever a importância da prevenção da saúde do profissional de radiologia quanto à exposição de radiação descrevendo os procedimentos de proteção à radiação no ambiente de trabalho de saúde, identificar equipamentos destinados a proteção da saúde contra situações de exposição à radiação no ambiente de trabalho do profissional de radiologia.

MATERIAIS E MÉTODOS

O estudo será realizado por meio de revisão de literatura e será utilizado o método de pesquisa bibliográfica, cujos materiais serão anais e artigos científicos publicados entre os anos de 2015 e 2016, com a finalidade de adquirir informações sobre o tema de prevenção a saúde do profissional de radiologia no ambiente de exposição à radiação.

            Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, salientando a importância da prevenção e proteção radiológica realizada no setor de radiologia com intuito de preservar a saúde do profissional.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

 Os raios-x quando atravessam o corpo humano, tem parte de sua energia absorvida pelos tecidos do corpo, levando a efeitos biológicos que depende da dose absorvida e do tempo de exposição (BIASOLI, 2014). Biral (2002) discobre sobre os efeitos biológicos das radiações ionizantes embasado nos estudos de Louis Tribondeau e Jean Bergonié de 1906 que descreveram sobre a diferenciação de radiossensibilidade entre as células de modo que células com alta taxa de proliferação e baixa diferenciação seriam mais radiossensíveis, logo a radiossensibilidade é inversamente proporcional ao grau de diferenciação das células. Os raios-x causam danos aos tecidos devido ao seu poder de ionização. A ionização pode causar danos diretos às células pela quebra de ligações químicas de moléculas biológicas importantes como o DNA, e danos indiretos pela criação de radicais livres nas moléculas de água nas células, que por sua vez reagem quimicamente com as moléculas biológicas, alterando-as (BIASOLI, 2014) Todas as pessoas que trabalham diretamente com a radiação devem portar medidores individuais de doses (dosímetros pessoais) durante a jornada de trabalho. Esses dosímetros são pessoais e intransferíveis e serve para medir a quantidade de radiação que o operador recebe durante o exercício de seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com