TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA PROFISSIONAL NO AMBIENTE CORPORTATIVO

Por:   •  18/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.781 Palavras (28 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO - MBA GESTÃO EMPRESARIAL

A ÉTICA PROFISSIONAL NO AMBIENTE CORPORTATIVO

Por: Leila Maria Barbosa

Orientador

Professor Adriano Garcia

Rio de Janeiro

2013

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO - MBA GESTÃO EMPRESARIAL

A ÉTICA PROFISSIONAL NO AMBIENTE CORPORTATIVO

Apresentação de TCC à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão empresarial

Por: Leila Maria Barbosa.

.

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar a Deus que traçou em meu caminho a vontade do saber, a minha família por compreender os momentos necessários de ausência, aos mestres que doaram com toda a excelência seus conhecimentos para que eu pudesse absorvê-lo ao máximo e aos colegas de grupo de estudos pelo convívio fraternal.

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho ao meu marido Luís Anselmo Zacarias e ao meu filho Caio Barbosa Zacarias pela paciência, apoio e incentivo que nunca me faltaram.

RESUMO

Mesmo sendo moderna a discussão sobre ética nos negócios, a definição das regras de como viver em sociedade está na agenda dos filósofos e outros pensadores há quase dois mil e quinhentos anos. Entender a evolução das idéias acerca do tema é bastante útil não só pela riqueza das obras de cada autor em si, mas especialmente para dar mais sustentação e solidez ao assunto dentro da área organizacional.

Está dissertação busca oferecer uma visão geral do desenvolvimento do conceito de gestão ética como área de estudo, partindo dos fundamentos da ética, que têm origem filosófica. Para isso, procurou-se evitar duas armadilhas:

- O excesso de teorias filosóficas, ignorando ou deixando em segundo plano a realidade pertinente;

- O receio de cair na primeira armadilha, subestimando a complexidade teórica do tema.

METODOLOGIA

Com a expectativa de contribuir de maneira relevante para essa área de estudo, esta dissertação tem como objetivo geral: descrever e avaliar como princípios éticos estão inseridos na formulação de estratégias e na gestão de organizações empresariais e como influenciam no ambiente corporativo. Para isso, serão desenvolvidos os seguintes objetivos específicos:

-Identificar o conceito de ética empresarial predominante na gestão da organização estudada;

- Descrever quais os instrumentos que possibilitem a inserção de princípios éticos na formulação de estratégias e na gestão dos negócios;

- Avaliar, de acordo com a teoria adotada, a adequação da inserção dos princípios éticos na organização pesquisada;

- Gerar orientações que possam ser replicadas por organizações que busquem inserir princípios éticos na prática de sua gestão e estratégias de seus negócios.

O primeiro tópico do Referencial Teórico consiste num resgate dos fundamentos filosóficos da Ética. Nessa parte, são feitas importantes distinções entre a universalidade versus o relativismo ético, e os argumentos apresentados justificam a posição adotada para a realização do presente estudo.

A partir daí, são enunciadas as teorias de responsabilidade social corporativa, que propõem os limites da atuação empresarial além do lucro. São propostas, também, pelo referencial teórico formas pelas quais é possível inserir princípios éticos na gestão e formulação de estratégias das empresas.

Na gestão, principalmente pelo desenvolvimento do compromisso ético da liderança e pelo uso de instrumentos de controle, como o código de ética.

Por fim, apresenta-se a influência da gestão pautada em princípios éticos nos relacionamentos da empresa com seus diversos públicos, e como a confiança gerada pode proporcionar um desempenho mais sustentável e, por isso, superior.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 08

CAPÍTULO I – Ética 11

Capítulo 1.1 – Ética e seus fundamentos 11

Capítulo 1.2 – Ética no ambiente corporativo 12

CAPÍTULO II – Moralidade empresarial 16

Capítulo 2.1 – A moralidade e a geração de valor: A missão moral dos negócios 16

Capítulo 2.2 – Liderança e códigos de ética 18

CAPÍTULO III – Estudo de caso: BankBoston 21

Capítulo 3.1 – Características da organização estudada 21

Capítulo 3.2 – Resultados de análise e entrevistas 23

CONCLUSÃO 30

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 31

FOLHA DE AVALIAÇÃO 36

INTRODUÇÃO

Ética pode ser entendida como a disciplina filosófica que estuda a ação humana que, por sua vez, pode ou não estar em conformidade com a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.3 Kb)   pdf (230.4 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com