TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAUDE DO HOMEM

Por:   •  22/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 5

APRESENTAÇÃO

O estudo ora apresentado terá por tema saúde do homem,o qual delimitamos em causas ou motivos da população masculina de São José dos Quatro Marcos em não procurar atendimento primário de saúde, pois de acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, em 2007, a cada três pessoas que morreram no Brasil com idades entre 20 e 59 anos, duas eram homens.

Se analisarmos os óbitos de brasileiros entre 20 e 30 anos, tal proporção sobe para quatro em cada cinco mortes. De acordo com o sistema, de todos os óbitos que ocorrem no país, os homens correspondem a quase 60% e as principais causas de morte na população masculina são as doenças do aparelho circulatório, as causas externas.

Esse fato foi verificado durante o período de estagio no PSF, onde percebemos que os homens procuram menos as unidades de saúde do que as mulheres, sendo que atualmente as mulheres também tem uma vida bastante agitada, com afazeres domésticos, filhos e trabalham fora. Isso tudo nos despertou a possibilidade de investigarmos por que tal fato acontece.

Nesse contexto apontamos como mote de nossa pesquisa a abordagem e análise do real motivo desse “receio” do homem em cuidar da própria saúde, para assim promover ações de saúde que contribuam significativamente para o bem estar da população masculina .

Nessa direção surgiu o problema que direcionará a pesquisa, qual seja:

Qual motivo da população masculina de São José dos Quatro Marcos em não procurar atendimento primário de saúde.

OBJETIVO GERAL

Conhecer o motivo população do sexo masculino de São José dos Quatro Marcos –MT da importância do auto cuidado .

OBJETIVO ESPECÍFICOS

A. Fortalecer a atenção básica no cuidado com o homem, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade de atenção necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos agravos à saúde do homem nos distintos grupos sociais .

B. Descrever medidas para estimular a procura dessa população aos serviços de saúde.

METODOLOGIA:

O trabalho proposto será realizado através de pesquisa de campo, com caráter quantitativo e qualitativo. Para coleta de dados será utilizada a técnica de entrevista, com objetivo de levantar real causa da população masculina em procurar a unidade com menos frequência que as mulheres.

Segundo Vieira (2011) pesquisa qualitativa estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Ela fazem emergir aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. São usadas quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão,abrindo espaço para interpretação e pesquisa quantitativa são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e consciente dos entrevistados pois utilizam instrumentos estruturados ( questionários). Devem ser representativas de um determinados universo de modo de seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Seu objetivo é mensurar e permitir os testes de hipóteses, já que os resultados são mais concreto e, consequentemente, menos passíveis de erros de interpretações.

REFERENCIAL TEÓRICO:

De acordo com PINHEIRO ET AL.(2002) as diferenças de gênero no

risco de adoecer variam de acordo com o estilo de vida (fumo,álcool,estresse,trabalho),fatores genéticos de hormonais ,como também com a biologia (maior vulnerabilidade masculina mesmo na fase intra-uterina).

Em nossa pesquisa ,iremos focalizar a relação dos homens com os serviços de atenção primária à saúde .Nessa relação destaca-se o fato de a presença dos homens nesses serviços ser menor do que a das mulheres .(FIGUEIREDO,2005;GOMES ,2007,PINHEIRO et al ; 2002).

Nesse contexto segundo DANIELS (1996) considera que as pessoas têm direito ao acesso a atenção dos serviços de saúde para o restabelecimento de sua condição fisiológica normal porque só desse modo elas poderão ter garantido igualdade de oportunidade, que são as características de sociedades democráticas. Caminhar nessa lógica pode contribuir para que os serviços de saúde melhor atendam as demandas de seus usuários masculinos.

Esses são alguns autores citados com os quais manteremos diálogo, mas, certamente outros somarão a esses no decorrer do estudo, tendo em vista a dinamicidade e atualidade do tema eleito para a pesquisa.

RESULTADOS ESPERADOS :

A. Colocar a promoção da saúde do homem como prioridade fundamental das políticas e programas locais .

B. Realizar a integração transversal entre o homem e a equipe multidisciplinar.

C. Incluir a análise dos grupos da população masculina cujas características e peculiaridades demandam ações especificas de saúde .

D. Orientar as ações e serviços de saúde para a população masculina ,com integridade e equidade , primando pela humanização da atenção.

E. Capacitar a equipe de profissionais de saúde para o atendimento do homem,que sejam organizados de modo a acolher e fazer com que o homem sinta-se parte integrante deles .

F. Informar e orientar a população masculina, aos familiares e a comunidade sobre a promoção, prevenção, proteção, tratamento e recuperação dos agravos e das enfermidades do homem.

CRONOGRAMA

2012 2011

Mês/

Etapa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com