TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude do homem

Por:   •  6/5/2015  •  Seminário  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

SAÚDE DO HOMEM

INTRODUÇÃO

A Politica Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem foi criada em 29 de Agosto de 2009 Com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde, e também como resposta à observação de que as doenças que afetam o sexo masculino são um problema de saúde pública.

Muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária. Na maioria das vezes, os homens só recorrem aos serviços de saúde quando a doença está mais avançada. Assim, em vez de serem atendidos no posto de saúde, perto de sua casa, eles acabam buscando, na última hora, um hospital, o que gera maior sofrimento físico e emocional para o paciente e sua família. Grande parte da não-adesão as medidas de atenção integral, por parte do homem, decorre da variáveis culturais. Os homens têm dificuldade em reconhecer suas necessidades, cultivando o pensamento que rejeita a possibilidade de adoecer. Para os homens a doença é um sinal de fragilidade que os homens não reconhecem como inerentes a sua própria condição biológica.

A CADA 3 MORTES DE PESSOAS ADULTAS DUAS SÃO DE HOMENS![pic 1]

•EXPECTATIVA DE VIDA 7,6 ANOS A MENOS DO QUE AS MULHERES

•OS HOMENS BRASILEIROS CORRESPONDEM A 60% DAS MORTES NO PAÍS.

 •PRINCIPAIS DOÊNÇAS: DOÊNÇAS DO CORAÇÃO, DIABETES, HIPERTENSÃO, ALCOLISMO, COLESTEROL E NEOPLASIAS.

PRINCIPIOS
A política nacional de atenção integral à saúde do homem foi desenvolvida a partir de cinco eixos: 
- Acesso e acolhimento 
- Saúde sexual e reprodutiva 
- Paternidade e cuidados 
- Doenças prevalentes nas populações masculinas 
- Prevenção de violências e acidentes 
Tem como princípios a humanização e a qualidade, que implicam na promoção, reconhecimento e respeito à ética e aos direitos do homem, obedecendo as suas peculiaridades socioculturais.

RESPONSABILIDADES INSTITUCIONAIS

As responsabilidades institucionais estão definidas de acordo com as diretrizes que procedem do Pacto pela Saúde criado em 2006, respeitando-se a autonomia e as competências das três esferas de governo, união, estado e município.

DIRETRIZES

As diretrizes são linhas de ação a serem seguidas pelo setor Saúde para direcionar a elaboração dos planos, programas, projetos e atividades. Elas foram elaboradas tendo em vista a integralidade, factibilidade, coerência e viabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com