TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAUDE MENTAL

Por:   •  18/11/2020  •  Seminário  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

Estratificação de risco em saúde mental

O QUE É?

A estratificação de risco em saúde mental é uma estratégia para identificar as pessoas que sofrem mentalmente, ofertando um cuidado mais adequado e auxiliando as equipes a se organizarem para possibilitar este cuidado, e assim conhecendo e discutindo mais sobre o paciente, possibilitando que ações sejam planejadas de acordo com as necessidades da população, além de orientar o melhor manejo para os casos estratificados.

A estratificação de risco utiliza parâmetros para orientar em que nível deverá ocorrer a assistência em saúde. No entanto, nem sempre os sinais e sintomas definidos como graves e persistentes em determinado grupo exigem que a atenção em saúde ocorra num nível secundário ou terciário, assim como, os sinais e sintomas dos grupos definidos como leves não necessariamente excluem a necessidade de um atendimento em nível secundário.

Os sinais e sintomas foram divididos em seis grupos e foram pontuados de acordo com a resposta recebida (SIM/NÃO):

 GRUPO I – Sintomas relacionados aos transtornos mentais comuns.

GRUPO II – Sintomas relacionados aos transtornos mentais severos e persistentes.

GRUPO III – Sintomas relacionados à dependência de álcool e outras drogas. GRUPO IV – Sintomas relacionados a alterações na saúde mental que se manifestam na infância e/ou na adolescência.

GRUPO V – Sintomas relacionados a alterações na saúde mental que se manifestam nos idosos.

GRUPO VI – Fatores que podem se constituir em fatores agravantes ou atenuantes de problemas de saúde mental já identificados.

CONDIÇÕES ESPECIAIS: São circunstâncias consideradas sentinelas porque exigem mais atenção e cuidado das equipes de saúde, além da aplicação da estratificação de risco: Gestação, população indígena, deficiência mental moderada ou severa.

EVENTOS AGUDOS: Nestes casos não se faz estratificação de risco, pois são consideradas situações de urgência para as quais deve ser aplicada a classificação de risco como em qualquer outro evento agudo:

  • OCORRÊNCIA RECENTE DE TENTATIVA DE SUICÍDIO
  • CRISE OU SURTO PSICÓTICO

Os sinais e sintomas de cada grupo são pontuados de 1 a 10 de acordo com o nível de gravidade, por exemplo: Queixas somáticas – 1 ponto Medo intenso – 2 pontos Euforia – 4 pontos Delirium tremens – 10 pontos Alucinação – 10 pontos.

BAIXO RISCO=  0-30; MEDIO RISCO= 31 -50; ALTO RISCO= 51 -236

Sinais e sintomas leves e moderados podem ser direcionados = primário, secundário e terciário

Sinais e sintomas graves e persistentes= primário, secundário e terciário.

A estratificação de risco da população alvo: Gravidade dos sinais e sintomas apresentados + Condições de vida atual do usuário = Diagnóstico.

[pic 1]

[pic 2]

A estratificação de risco servirá de base para o plano de cuidados que deverá ser elaborado em conjunto com o usuário e familiares, considerando a rede de apoio existente na comunidade.

PLANOS DE CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL NAS SITUAÇÕES ESTRATIFICADAS COMO DE BAIXO RISCO:

como as que apresentam sintomas leves a moderados de depressão, ansiedade e somatização, os sintomas tendem a se sobrepor, além de compartilharem os mesmos fatores de risco e padrões de evolução. Nestes casos, os cuidados devem ser oferecidos com intensidade progressiva e os grupos não devem ser direcionados nem divulgados apenas para pessoas portadoras de um diagnóstico. Recomenda-se iniciar com cuidados de baixa intensidade (atividade física em grupo, panfletos de autoajuda, grupos de apoio), passando por grupos psicoeducacionais e de apoio que explorem questões como autoestima ou resiliência, evoluindo para o uso de terapia medicamentosa com supervisão especializada e psicoterapia em grupo ou individual, caso necessário. Atendimentos individuais, ou consultas compartilhadas em saúde mental, também podem ocorrer quando identificada a necessidade pela APS, e juntamente com os NASF, nos municípios que possuem tais equipes.

PLANOS DE CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL NAS SITUAÇÕES ESTRATIFICADAS MÉDIO A ALTO RISCO:

 a APS desempenha papel importante no diagnóstico precoce, no início rápido do tratamento com intervenções rápidas e efetivas na crise, na manutenção do tratamento farmacológico e nos programas de reabilitação psicossocial para os quadros psicóticos crônicos estáveis. Os atendimentos em domicílio e os vínculos com as famílias facilitam estas intervenções. Conforme for a rede municipal, as equipes de APS devem contar com capacitação, supervisão e apoio matricial de profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), e dos pontos de atenção secundária, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e das equipes multiprofissionais especializadas em saúde mental. O usuário sempre continuará vinculado a APS de referência, onde o cuidado compartilhado tem se mostrado mais eficaz. Salienta-se, ainda, a necessidade de prover o cuidado para as comorbidades clínicas frequentes, não se limitando apenas ao fornecimento de medicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (305.6 Kb)   docx (305.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com