TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde do Idoso

Por:   •  8/7/2016  •  Bibliografia  •  3.281 Palavras (14 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 14

A importância da assistência de enfermagem a idosos na Unidade de Terapia Intensiva – UTI: revisão integrativa da literatura

The importance of nursing care for the elderly in the Intensive Care Unit - ICU: integrative literature review

La importancia de los cuidados de enfermería a las personas mayores en la Unidad de Cuidados Intensivos - UCI: revisión integradora de la literatura

José Ivyson Alexandre Barbosa1 Emanuela de Oliveira Silva2

1.Acadêmico de Enfermagem. Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão - FAINTVISA. E-mail: ivysonalexandre@icloud.com 

     

2.Enfermeira sanitarista. Docente das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão - FAINTVISA. E-mail: emanuela_eos@hotmail.com

Autor responsável pela troca de correspondência :

José Ivyson Alexandre Barbosa

Rua: Rua Lourenço Ramos da Costa, 01, Centro, Surubim – PE.

CEP: 55750 – 000

Telefone: (081) 995150701

Resumo

Objetivo: Analisar as publicações científicas sobre a contribuição da assistência de enfermagem nos cuidados aos idosos em Unidade de Terapia Intensiva. Método: Utilizou-se uma revisão integrativa com busca na literatura cientifica. Para nortear o estudo formulou-se a seguinte questão: Qual a importância da assistência de enfermagem a idosos na Unidade de Terapia Intensiva? Utilizaram-se os Descritores: Cuidados de enfermagem; Idosos; UTI. Para a busca dos artigos utilizou-se as bases de dados: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e BDENF (Base de dados em Enfermagem). Resultados: As atividades de assistência de enfermagem sofrem a intervenção do grau de submissão do idoso, da complicação da doença, da instituição, processos de trabalho e perfil dos profissionais. O enfermeiro esta a frente de cuidados como a prevenção de úlceras por pressão. Torna-se um instrumento de ação no cuidar do idoso pelo uso da comunicação verbal e não verbal de maneira empática, com envolvimento com o paciente idoso, possibilitando a sensação de confiança e cuidado. Conclusão: Os cuidados de enfermagem exigem qualificação diferenciada, humanizada, amenizando o sofrimento e melhorando a qualidade de vida para prorrogar a vida do cliente.

 Descritores: Cuidados de Enfermagem; Idosos; UTI.

Abstract

Objective: Analyze how Scientific publications About the Contribution of Nursing Care In Elderly Care in the Intensive Care Unit. Method: We used an integrative review with searching the scientific literature. To guide the study was formulated the following question: What is the importance of nursing care for the elderly in the Intensive Care Unit? Descriptors were used: Nursing care; the elderly; ICU. For search of articles were used databases: LILACS (Latin American and Caribbean Health Sciences) and BDENF (Nursing Database). Results: The nursing care activities suffer the intervention of the degree of elderly submission, the complication of the disease, the institution, work processes and professional profile. Nurses forward this care and the prevention of pressure ulcers. It is an action tool in care for the elderly when using verbal and nonverbal communication in an empathic manner with involvement with the elderly patient, allowing the sense of confidence and care. Conclusion: Nursing care requires different qualifications, humanized, easing the suffering and improving the quality of life to extend the customer life.

Descriptors: Nursing Care; Elderly; ICU.

Resumen

Objetivo: Analizar cómo las publicaciones científicas sobre la contribución de los cuidados de enfermería en Atención a los Mayores en la Unidad de Cuidados Intensivos. Método: Se utilizó una revisión integradora con la búsqueda de la literatura científica. Para guiar el estudio se formuló la siguiente pregunta: ¿Cuál es la importancia de los cuidados de enfermería a las personas mayores en la Unidad de Cuidados Intensivos? Se utilizaron los descriptores: Los cuidados de enfermería; los ancianos; UCI. Para bases de datos se utilizó la búsqueda de los artículos: LILACS (Ciencias de la Salud de América Latina y el Caribe) y BDENF (Base de datos de enfermería). Resultados: Las actividades de atención de enfermería sufren la intervención del grado de sumisión de edad avanzada, la complicación de la enfermedad, la institución, los procesos de trabajo y el perfil profesional. Las enfermeras transmitan la presente cuidado y la prevención de las úlceras por presión. Es una herramienta de acción en la atención a las personas mayores al utilizar la comunicación verbal y no verbal de una manera empática con participación en el paciente de edad avanzada, permitiendo que el sentido de la confianza y la atención. Conclusión: Los cuidados de enfermería requieren diferentes calificaciones, humanizados, aliviar el sufrimiento y mejorar la calidad de vida para extender la vida del cliente.

Descriptores: Cuidados de Enfermería ; Anciano; UCI.

Introdução

O envelhecimento passou a ser notado com impacto no país ao final da década de 1980, e teve como conseqüência as práticas clínicas cada vez mais especializadas com direção ao idoso sendo percebidas como fundamentais. A idade depois dos 60 anos é a mais acometida e esta mais sujeita a intervenções, especialmente idosos dependentes das terapias longas para doenças crônicas, como por exemplo, demência, neoplasia, cardiopatia, pneumopatia e nefropatia1.

A hospitalização deixa o idoso mais vulnerável porque provoca varias mudanças na vida do doente e seus familiares, ocasionando ansiedade pela apresentação a um ambiente estressante, precisando de apoio dos profissionais que formam o serviço2.

Essa ocorrência aparenta para muitos idosos um momento de debilidade, pavor e hesitação, sendo mais acentuado quando acontece na Unidade de Terapia Intensiva - UTI, que é absolutamente distinto da sua residência3.

A UTI iniciou da premência de oferecer suporte e tratamento a pacientes extremamente graves que possivelmente possuam chances de sobreviver, se reserva para a internação de pacientes com instabilidade clínica e com potencial de gravidade. É um setor de alta complexidade, fechado, já que se destina a estabelecer monitorização e vigilância contínua, tendo cuidado em fornecer aconchego, proteção e afastamento de dor a todos os clientes4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com