TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde e Cidadania

Por:   •  13/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

Saúde e Cidadania


Me chamo Guilherme Lima do Nascimento e tenho 22 anos. Venho de uma família composta por meu pai, Pedro Luís, minha mãe, Zuleide Lima, e meu irmão mais velho, Gustavo Lima. Atualmente, sou acadêmico do 1º período do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Minha trajetória foi longa até chegar nessa instituição. Natural do interior da cidade de São Gonçalo do Amarante - RN, de uma comunidade chamada Genipapo, onde residi toda essa parte de minha vida. Todo meu percurso acadêmico foi em instituições públicas de ensino. Completei, em 2005, o ensino fundamental I na Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, instituição essa da mesma comunidade que eu residia. Na cidade de Macaíba - RN, conclui o ensino fundamental II na Escola Estadual Professor Paulo Nobre no ano de 2010. Cursei o 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Dr. Severiano, também na cidade de Macaíba, em 2011, e no ano seguinte, ingressei na Instituição Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Nessa, conclui o curso integrado de Técnico em Informática em 2016. Foram 4 anos de tentativas até, em 2018, ingressar na UFRN pelo Exame Nacional do Ensino Médio.


Este documento tem como objetivo registrar todas as atividades ministradas e desenvolvidas na unidade três da Disciplina Saúde e Cidadania. O que, particularmente, eu esperava dessa disciplina como um dos acadêmicos, era que ela pudesse nos proporcionar uma integração social entre instituição de ensino, instituições de saúde e sociedade. Ao longo desse semestre, me senti revigorado e lisonjeado pela oportunidade de aprendizagem que a SACI nos conferiu ao lado da professora Jaqueline Fernandes Pontes e da preceptora Magda Fabiana Dantas na UBS Bela Vista.

[pic 3]

Turma SACI 2018.1 da UBS Bela Vista[pic 4]

Fonte: desconhecido [pic 5]


Sumário

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E ESCOLHA DA INTERVENÇÃO        6

AVALIAÇÃO ESCRITA        8

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA A SE INTERVIR        11

ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO PARA ENFRENTAR O PROBLEMA        12

REAVALIAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO        12


EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E ESCOLHA DA INTERVENÇÃO

        A aula do dia 3 de maio teve como objetivo a discussão da Educação Popular em Saúde. A educação popular em saúde é proporcionada através da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS) e propõe metodologias e tecnologias para o fortalecimento do SUS. Ela é uma prática que objetiva a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, a produção de conhecimentos e a inserção destes no SUS. As práticas e as metodologias da Educação Popular em Saúde promovem o encontro entre trabalhadores e usuários, entre as equipes de saúde e os espaços das práticas populares de cuidado, entre o dia a dia dos conselhos e dos movimentos populares, dando novo significado aos saberes e práticas. A Educação Popular em Saúde propõe ações em quatro eixos estratégicos: participação, controle social e gestão participativa; formação, comunicação e produção de conhecimento; cuidado em saúde e intersetorialidade e diálogos multiculturais.

Nesse dia, também ocorreu a definição de qual problema iríamos interver e auxiliar para sua resolução. A nossa equipe SACI decidiu entre dois pontos problemáticos que seriam PSE (Programa de Saúde na Escola) e a organização de um conselho gestor. Dentre essas duas opções, nós avaliamos qual seria mais adequada a ser contemplada pela nossa intervenção. Os critérios de escolha foram a partir da análise de cinco características: grau de importância do problema; vulnerabilidade do problema; capacidade da equipe em resolver o problema; custo estimado da intervenção e prazo necessário para a obtenção de resultados. Foi com base nessas cinco características e nossa votação que decidimos que a implementação de algumas ações do PSE seria mais viável no momento. Uma vez que, a implementação de um Conselho Gestor não iria garantir a continuidade de suas atividades e seus resultados seriam somente a longo prazo, optamos, através de votação, desenvolver algumas das ações do PSE que traria resultados imediatos com nossa intervenção. Então, o problema escolhido foi Saúde dos escolares entre 02 a 06 anos no CEMEI José Carlos Bezerra em Igapó, Natal-RN.

Votação do problema da intervenção

[pic 6]

Fonte: Caio Bezerra

Votação do problema da intervenção

[pic 7]

Fonte: Caio Bezerra

AVALIAÇÃO ESCRITA

No dia 10 de maio, nos reunimos no auditório da SMS Natal-RN para a realização da avaliação escrita presencial de Saúde e Cidadania. A prova teve início às 8:00 horas e termino às 10:00 horas. Após a conclusão da prova, ao lado da preceptora Magda Fabiana Dantas, nós visitamos as instalações da Secretária Municipal de Saúde passando em algumas de suas salas.

Salas do terceiro andar da SMS

[pic 8]

Fonte: Kim Charles


Aplicação da avaliação escrita

[pic 9]

Fonte: Magda Dantas

Turma SACI na SMS

[pic 10]

Fonte: Kim Charles

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA A SE INTERVIR

A aula do dia 17 de maio marcou o início do processo de elaboração de nossa intervenção. Afim de pensar e arquitetar nossa intervenção, começamos a pensar na aplicabilidade para a situação local da nossa UBS tendo como base todas as teorias estudadas até então, como por exemplo sobre os determinantes sócias. Utilizamos a matriz GUT, que como sugere a sigla para Gravidade, Urgência e Tendência, é uma ferramenta que viabiliza a priorização das estratégias, tomadas de decisão e solução de problemas de organizações de projetos. Pensamos na aplicabilidade da matriz GUT para o levantamento das prioridades entre os problemas constatados na comunidade e na UBS. A partir da matriz GUT torna-se mais fácil de esquematizar quais os problemas existentes em um espaço e classifica-los conforme suas prioridades de resolução. Assim, dando prioridade para buscar formas de resolver aqueles problemas que são mais urgentes ou que oferecem um risco maior de se agravarem com o passar do tempo. A partir desse método, nós listamos os problemas que poderiam ser abordados em nossa intervenção, para isso tivemos como base o projeto PSE e as ações que são realizadas nas escolas por ele. Além da matriz GUT, foi sugerido pela professora Jaqueline outras ferramentas como a análise SWOT e o MAPP. A análise SWOT é a sigla das palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, ou em português a chamada de FOFA. Ela se trata de uma ferramenta estrutural de administração, que possui como principal objetivo avaliar os ambientes internos e externos, elaborando estratégias de negócios com a finalidade de otimizar a resolução e funcionalidade do projeto. O MAPP, ou método Altadir de planejamento popular é um método de eleição para planejamento no nível local, tem objetivo viabilizar o planejamento a partir de uma base popular, favorecendo o comprometimento da comunidade e de suas lideranças com a análise e enfrentamento de seus problemas em contraposição à atitude de geradores de demandas e de solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com