TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Situação Geradora de Aprendizagem

Por:   •  16/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONCLUSÃO        7

4        REFERÊNCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo principal analisar quais são as consequências acerca do envelhecimento. Abordaremos temas distintos, traçando um elo entre todos eles, com o intuito de solucionar as questões propostas, contextualizando com a Situação Geradora de Aprendizagem.

.


  1. DESENVOLVIMENTO

Inicialmente, falaremos sobre o que é a Estratégia Saúde da Família. A Esf, é uma das principais estratégias, propostas pelo Ministério da Saúde do Brasil, com o intuito de reorientar o modelo de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da atenção básica. Ela procura reorganizar os serviços e reorientar as práticas profissionais na lógica da promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação, enfim, da promoção da qualidade de vida da população. Sua expansão ganhou força com a Norma Operacional Básica que operacionalizou a descentralização de recursos e a municipalização da saúde.

Conforme demonstrado anteriormente, a Esf tem por objetivo principal a análise continua da situação de saúde da população e a organização e execução de suas práticas, adequadas ao enfrentamento dos problemas existentes. É composta pelas ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos e deve estar amparada aos conhecimentos e técnicas vindos da epidemiologia, do planejamento e das ciências sociais.

Entre seus objetivos estão a prestação da assistência integral e contínua de boa qualidade à população, e a intervenção sobre os fatores de risco a que esta comunidade está exposta.

Com relação ao tema abordado na SGA, que versa sobre A.O.S, a melhor ferramenta a ser utilizada seria o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que se constitui como sendo um conjunto de práticas e propostas de condutas terapêuticas articulas, direcionadas, especificamente, a um indivíduo ou ao coletivo, essas práticas são realizadas por uma equipe interdisciplinar, com apoio matriarcal se preciso. Esse tratamento geralmente é dedicado a situações mais complexas.

O mesmo se encaixa perfeitamente ao caso, pois seria um momento onde a equipe de atendimento poderia discutir entre diversas áreas da saúde, visto que A.O.S, além de ser idoso, o que já demanda maior atenção, ficou viúvo e por esse motivo apresentou sintomas de isolamento social, não cozinha e demonstrou também dificuldades para se alimentar adequadamente. Ele precisaria de cuidados básicos com a saúde, atenção pós cirurgia, atendimento odontológico, nutricional e psicológico, fazendo assim com que a esquipe trace um projeto específico para atender as necessidade do mesmo.

Além de tudo o que já explicitado anteriormente, o NASF pode contribuir com a continuidade do atendimento, dentre outras formas, com a humanização da atenção. O que é de extrema importância para alguém que já tem idade avançada e ficou sozinho após a morte de sua esposa.

Falando sobre o nível de atenção à saúde, como mostrado na SGA, A.O.S foi levado a Unidade Básica de Saúde, mas de lá foi encaminhado a um hospital de média complexidade, onde foi realizada uma cirurgia para reparar a fratura. Estamos aplicando então um nível secundário de atenção à saúde, onde estão localizadas as UPAs, os hospitais e outras unidades de atendimento especializado ou de média complexidade. Nestes estabelecimentos podem ser realizados procedimentos de intervenção, tratamento de situações crônicas e de doenças agudas. Em questão de disponibilidade tecnológica, os equipamentos disponibilizados no nível secundário são mais sofisticados do que os do nível primário. Sobre os profissionais envolvidos, no nível secundário já se pode contar com médicos de áreas especializadas. Nesse nível de atendimento também estão presentes os serviços de urgência e emergência, deve também ter competência para dar assistência a cidadãos internados e para disponibilizar o devido tratamento às enfermidade de média complexidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com