TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Por:   •  28/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.788 Palavras (16 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

 

[pic 2]

           

 

         

Pedagogia

 

         

 

                                                Saionara oliveira de Souza

 

 

 

         

          

         

 Relatório do Estágio Curricular Obrigatório I: Educação

         Infantil

        Sena Madureira           

2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         

         

         

 

 

 

 

 

 

 

         

 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO............................................................................................................4 2 LEITURAS OBRIGATÓRIAS.....................................................................................5 

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)............................................................6
  2. ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 8 5 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE

ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA...................................................................10 

  1. CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE       TECNOLOGIAS

DIGITAIS......................................................................................................................12

  1. PLANOS DE AULA..................................................................................................13  
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................16 
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................17

 

 

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

    O papel do professor no ambiente escolar é de guiar seus alunos no caminho do aprendizado, o professor torna-se responsável por proporcionar as crianças experiências, estimular a criança, ajudar a criança a desenvolver seu potencial diante da grande diversidade cultural no ambiente em que vivemos e escolar.

    Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio de relações sociais, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para Vygotsky, o professor é a figura essencial do saber por apresentar um elo intermediário entre o aluno e conhecimento disponível no ambiente.  

      Primeira infância é fundamental além, que da família que já oferece todo conhecimento de convivência, o professor torna-se uma peça também principal na vida, ou seja, no início de seus primeiros anos dentro do ambiente escolar, o educador oferece ferramentas que são essenciais para a construção da identidade da crianças. O professor deve respeitar as dificuldades de cada aluno, pois cada criança é diferente uma da outra, a parceria entre aluno e professor deve começar no seu ano Inicial escolar, há crianças que consegue ter um alto índice de desenvolvimento, porém existe aquelas que vão conforme o seus tempo, por isso é importante o professor ter um elo com seus alunos, para que os mesmo possam ter confiança e consigam seu desenvolvimento com o estímulo do seu professor.  

      Vygotsky defende que ela é resultante da atividade de cada pessoa e da reflexão que ela consegue fazer a partir daquilo.  

      O objetivo da educação da escola é proporcionar a criação de estruturas de saberes que encaminharam a criança na sua vida, o uso da criatividade no desenvolver de ferramentas que contribuíram para a construção desses saberes.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.Leituras obrigatórias:

                 Sabe-se que antigamente a Educação Infantil não era muito apreciada no mundo,por muito tempo a escolarização foi voltada apenas para as crianças de mais idade, deixando assim as crianças menores sem acesso a escolarização,quando surgiram as primeiras instituições de educação infantil elas eram usadas resumidamente como um "deposito de crianças", nesses lugares as crianças eram apenas cuidadas e não educadas, elas não tinham contato algum com conhecimento, não existia o processo de ensino-aprendizagem era apenas um lugar onde as crianças passavam o tempo enquanto suas mães trabalhavam.

                    Apesar de todo o caráter assistencialista que as instituições ofereciam, isso não era o suficiente pois as crianças precisavam ser educadas e não apenas cuidadas, com o passar dos anos e em decorrência de várias lutas e vitórias a educação infantil passou a ser vista com outros olhos, e passou a ter objetivos educacionais, com propostas pedagógicas, e assim começaram a seguir parâmetros e normas em prol da educação e do ensino-aprendizagem, as crianças passaram a ter acesso não apenas aos cuidados mais também ao conhecimento.

                    A Constituição Federal de 1988 foi o grande Marco Na garantia do atendimento educacional para as crianças de 0 a 6 anos de idade. A entrada da creche ou na pré-escola significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem em uma situação de socialização estruturada “(BRASIL,2017, p.32).

            Após análise do texto que é tido como leitura obrigatória, podemos entender que o mesmo trata da  perspectiva da psicologia histórico-cultural, segundo o texto o autor,o professor não pode ser visto apenas como alguém que vai estimular e acompanhar a criança em seu desenvolvimento, o professor é compreendido como aquele que transmite a criança os conhecimentos que são adiquiridos através de seu desenvolvimento,a cultura ajuda a criança a entender e organizar seus conhecimentos fazendo com que ela desenvolva toda sua capacidade de compreensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com