TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Por:   •  2/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.449 Palavras (18 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE ANHANGUERA DE TAGUATINGA

Curso de Engenharia Elétrica

DIEGO VINÍCIUS RODRIGUES

EDUARDO NOGUEIRA BATISTA

ELI CARLOS DE OLIVEIRA SALÃO

IBSEN BRANDÃO PEREIRA

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

“Indústria de Pão de Queijo KIKEYJO”

TAGUATINGA-DF

2022

FACULDADE ANHANGUERA DE TAGUATINGA

Curso de Engenharia Elétrica

DIEGO VINÍCIUS RODRIGUES

EDUARDO NOGUEIRA BATISTA

ELI CARLOS DE OLIVEIRA SALÃO

IBSEN BRANDÃO PEREIRA

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

“Indústria de Pão de Queijo KIKEYJO”

                                                                                 Produção textual interdisciplinar em grupo            apresentado ao curso de engenharia elétrica faculdade Anhanguera Taguatinga requisito parcial a obtenção de média nono semestre.

TAGUATINGA-DF

2022

Sumário

Introdução        4

Tarefa 1        6

Tarefa 2        7

Tarefa 3        8

Tarefa 4        9

Equipamentos        9

Ralador Super Industrial        9

Masseira Basculante        10

Elevador de Cuba / Bacia        12

Plataforma com Tremonha Alimentadora Temporizada        13

Dosadora Automática (Grand-Max)        14

Tarefa 5        16

Conclusão        18

Referencias        19


Introdução

A origem do pão de queijo ainda é incerta, especula-se que esse produtotenha surgido nas cozinhas das fazendas mineiras há mais de duzentos anos, de onde se disseminou por todo o país (PEREIRA, 1998), ou nos antigos casarões, onde os escravos faziam biscoito de polvilho.

O Biscoito de polvilho em sua fórmula era desprovida de queijo, entretanto acredita-se que, acrescentando-o à formulação chegou-se ao pão de queijo. A ausência na legislação Brasileira que define padrões de qualidade e a não existência de tecnologia padronizada para a elaboração de pão de queijo contribuiu para o a aparecimento de muitas receitas com diferentes ingredientes (MACHADO, 2003).

Apesar desta variabilidade, o método de fabricação adotado pela grande maioria dos produtores utiliza como matérias-primas básicas fécula de mandioca, queijo, óleo e ovos, seguindo um princípio básico de escaldamento da fécula com água, óleo ou leite, amassamento com ovos, adição de queijo e assamento.

O Pão de queijo pode ser comercializado cru e congelado ou assado em formatos que variam de fabricante para fabricante, diferindo na qualidade, aparência e composição centesimal (JESUS, 1997). A composição centesimal determinada por Jesus, 1997 para a massa assada de pão de queijo, comercializada em Belo Horizonte, mostrou que estes produtos apresentam 30,2% de umidade, 16,3% de lipídios 10,3% de proteínas, 2,3% de cinzas e 40,4% de carboidratos.

É um produto muito consumido no Brasil e está sendo exportado para vários lugares na Europa e na América Latina. Não há uma estatística precisa sobre o volume de pão de queijo produzido no Brasil, pois há muitas pequenas fábricas. Contudo, a maior fábrica existente no Brasil fabrica 1.500 toneladas por mês, sendo que 8% da produção é destinada à exportação (Food Magazine, 2015).

O presente trabalho fará um estudo quantitativo bem como qualitativo dentro da Indústria de Pão de Queijo “KIKEYJO”, com o intuito de aumentar a sua produção adotando para tais medidas como a de automação da produção, incentivo a sustentabilidade e a melhoria das práticas de saúde dentro da indústria, mediante intervenção dos programas de conscientização e/ou de cuidado com a saúde, atendimentos as questões ambientais com foco na sustentabilidade.

Em relação à fábrica, o ideal é que as instalações forneçam, comodidade e higiene (visto que produtos alimentícios exigem o máximo de cuidado e manuseio), seja ampla, bem iluminada, bem ventilada e que seja o mais afastado da cidade possível (evitando fluxo alto de pessoas). Além do citado, outros fatores devem ser levados em consideração, como: material dos equipamentos, material dos utensílios, uniformes, espaço físico, limpeza do espaço, enfim, todas as exigências da legislação vigente. Porém, na indústria KIKEYJO, tais informações não estão sendo constatadas. Alguns problemas foram levantados por um consultor especialista em análise de problemas:

  • Houve denúncias relacionadas à problemas trabalhistas;
  • Os consumidores do pão de queijo estão exigindo que a empresa lance uma nova embalagem, visando questões relacionadas à sustentabilidade, o que fez com que os diretores entrassem em pânico por não saberem elaborar um projeto de inovação.
  • Após o levantamento das necessidades dos clientes percebeu-se que há ausência de planejamento e organização empresarial.
  • Problemas graves relacionados ao processo, pois a etapa de inserção dos ovos na receita está causando contaminação cruzada e perda excessiva do produto. Além disso, as cascas dos ovos não estão sendo descartado corretamente, o que levou a empresa a deter uma multa de 15 mil reais.
  • Os colaboradores que estão sempre em contato com as câmaras frias reclamam da falta de EPIs. Acreditam que existam regulamentos e equipamentos específicos para funcionários que trabalham diretamente com este equipamento.
  • A indústria KIKEYJO comprava o polvilho dos pequenos produtores locais, o que barateava o custo do produto e estimulava a economia local. No entanto com as normas de fiscalização mais rígidas, o polvilho não poderá mais ser comprado desses pequenos produtores, visto que o seu processo de produção não atende a todos os padrões estabelecidos nas normas de qualidade.
  • Com o intuito de aumentar a sua produção é necessário que a indústria passe por um processo de automação da produção, pois dessa forma o seu custo diminui e a produtividade aumenta.
  • Dados do RH mostram que uma parcela significativa das faltas dos colaboradores é decorrente de problemas de saúde que poderiam ser evitados se eles tivessem programas de conscientização e/ou de cuidado com a saúde.

Tendo em vista as necessidades levantadas pelo consultor, será necessário avaliar e apresentar soluções para as tarefas a seguir.


Tarefa 1

Faça um levantamento de quantos produtores locais atendiam à demanda da indústria semanalmente a fim de perceber como a economia local e os pequenos produtores serão afetados com essa mudança. Feito isso, faça um levantamento de quantos funcionários serão dispensados devido ao processo de modernização da indústria.

        20 pequenos produtores da região atendiam à demanda da indústria, 6 destes fazem o processo de manufatura da mandioca e entregam o polvilho pronto, 4 são responsáveis pelo abastecimento de leite na indústria, 4 abastecem a empresa com ovos, 6 produzem queijo para empresa, a água utilizada na empresa e abastecida pela empresa detentora do consórcio da região e óleo e o sal são comprados direto no comercio local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (754.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com