TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Situação Geradora de Aprendizagem

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  8.689 Visualizações

Página 1 de 9

6

INTRODUÇÃO

O presente estudo é baseado na Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “O caso da indústria ABC.”, temática apresentada a fim de proporcionar aprendizagem interdisciplinar de conhecimentos teóricos embasados em pesquisa bibliográfica. Trata-se de ressaltar a importância das informações contábeis e financeiras para o planejamento e controle organizacional, utilizando métodos, ferramentas e instrumentos para o alcance de uma boa gestão financeira e estratégica, em situação hipotética da “Indústria ABC”.

Dentre os objetivos do estudo destacam-se: a necessidade de um bom sistema de informação contábil, para formulação de estratégias internas e externas; o elo entre contabilidade e administração financeira, para obter um ótimo controle financeiro e conseqüentemente a redução dos riscos das decisões financeiras mais arriscadas.

Pretende-se ainda analisar a eficácia na aplicação e manipulação dos instrumentos contábeis e análises financeiras, além da contribuição dos mesmos nos resultados operacionais de custos, como também a importância da informação contábil ligada ao planejamento financeiro perante as mudanças organizacionais.

Atualmente as organizações dependem de controles financeiros e informações que lhes permita alcançar uma maior eficácia nos investimentos e a avaliação de retorno por meio do gerenciamento financeiro e as estimativas de capacidade de liquidez da empresa. O controle financeiro que favorece uma análise por meio de ferramentas, a exemplo do Fluxo de Caixa que favorece simulações que projetam a situação real do patrimônio permitindo assim estimar os resultados dos investimentos em relação à liquidez que afeta diretamente as decisões da empresa em relação à captação de recursos e à estruturação do capital de giro (COELHO; BOTINI; WAEHNELDT, 2010).

DESENVOLVIMENTO

A tomada de decisões é um processo inerente aos seres, diariamente lidamos com situações, principalmente de natureza orçamentária, desde as decisões mais simples como: Quais contas quitar primeiro (curto/médio prazo) e, quais possuem um prazo maior; qual o total das minhas despesas? Quanto sobra? Etc., dentro das organizações não é diferente.

O processo decisório passa a ser diretamente dependente dos resultados obtidos nas demonstrações financeiro-contábeis. No âmbito empresarial, deter um planejamento econômico financeiro e o controle dos custos, essencialmente, são bases que reforçam a importância de se ter funções irmãs e codependentes: o Departamento Contábil e o Departamento Financeiro.

Caracterizada pelo registro das transações realizadas nas organizações, a Contabilidade é o grande banco de dados organizacional, tomada como um eficaz sistema se informação, que serve de subsídio à controladoria interno-externa e ao processo decisório como um todo. Fundamentalmente, a principal obrigação da Contabilidade é fornecer as informações sobre as alterações acontecidas no patrimônio das empresas. Conhecer e controlar as variações existentes no patrimônio faz da contabilidade um componente de gestão imprescindível também, para a formulação de estratégias.

A função contábil é o instrumento aliado da Administração Financeira. Sobre isso RESNIK (1991, p.136) coloca: “A falta de um sistema eficaz de Contabilidade não é apenas um problema contábil – é um problema administrativo. Sem registros e controles financeiros adequados, você não consegue compreender a empresa. Fica voando e uma queda é quase inevitável.”.

Dado isso, as informações levantadas, elaboradas e fornecidas pela contabilidade, para o setor financeiro da empresa – por meio de técnicas como: análise e interpretação de balanços patrimoniais, contabilidade de custos controladoria, auditoria, etc.- influenciam na tomada de decisões quanto a investimentos, financiamentos, pagamento das obrigações, entre outros.

Sintetizando, o estudo do patrimônio das entidades é o objetivo da contabilidade, bem como o seu controle e o fornecimento de informações

econômicas para os usuários de forma que propiciem decisões racionais.

A partir disso, é possível obtenção das Demonstrações contábeis, relatórios de alta relevância para o bom funcionamento da empresa, em âmbitos gerencial e comercial. A gestão da qualidade é iniciada então, pelo pressuposto do Regime de Caixa e Regime de Competência.

O setor financeiro, não diferentemente do setor contábil, lida com os números da empresa. A contabilidade coleta os dados brutos, os processa e, os apresenta ao gestor financeiro para que haja o planejamento das finanças do negócio, desde a captação até a alocação dos recursos. Ligado diretamente a administração, a economia e a contabilidade, tornando-os assim, em campos inter-relacionados. O controle os gastos, o desenvolvimento empresarial, corte de gastos desnecessários e dos desperdícios, compõem o propósito da administração financeira.

As análises financeiras compõem-se de informações que vão desde o desempenho até a necessidade de expansão das atividades econômicas da empresa. Com intuito básico de indicar os pontos fortes e fracos e, além dar auxílio na tomada de decisões operacionais e financeiras, ainda é um bom recurso para prever decisões financeiras estratégicas e qual o impacto futuro delas na organização.

Partindo do princípio de que as questões econômicas essenciais de toda sociedade são respondidas pela força de mercado, a administração financeira visa também, objetivamente à maximização da riqueza de seus proprietários. Através da boa utilização da administração financeira empresarial é possível visualizar a atual situação financeira da empresa, que permite análises e contribui para o aperfeiçoamento dos resultados.

A utilização limitada acerca dos objetivos das áreas contábil e financeira traz uma visão errônea de que a contabilidade e a administração financeira empresarial são praticadas apenas para cumprir exigências fiscais normativas. No entanto, é preciso destacar que ambas as áreas, além dessa função, que realmente existe, também são importantes na orientação gerencial do administrador, permitindo visualizar o desempenho operacional da empresa.

O êxito financeiro é obtido a partir da juntura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com