TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DO AUTOCUIDADO DOROTEIA OREM

Por:   •  21/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  2.464 Visualizações

Página 1 de 11

TEORIA DO AUTOCUIDADO - DOROTEA OREM

CORTES, Caroline¹.

PERES, Eula¹.

SÁ, Leticia¹.

SANTOS, Michelly¹.

NOVAES, Noelma¹.

COSTA, Tânia Cristina Souza².

1. Acadêmico. Discente de Enfermagem na Faculdade Anhanguera de Anápolis.

1. Acadêmico. Técnica de Enfermagem. Discente de Enfermagem na Faculdade Anhanguera de Anápolis.

1. Acadêmico. Técnica de Enfermagem. Discente de Enfermagem na Faculdade Anhanguera de Anápolis.

1. Acadêmico. Auxiliar Financeiro. Discente de Enfermagem na Faculdade Anhanguera de Anápolis.

1. Acadêmico. Técnica de Enfermagem. Discente de Enfermagem na Faculdade Anhanguera de Anápolis.

2-Enfermeira, pós-graduada de Enfermagem em Urgência e Emergência - instituto Quality. Goiãnia/GO, conclusão 2011/1. Graduada em Enfermagem, Centro Universitário de Anápolis - UniEvangelica, conclusão 2008/1. Técnica em Enfermagem, Escola Florence Nightingale, conclusão em 2004/1. Anápolis/GO

RESUMO

Este trabalho refere-se a um estudo realizado sobre a Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem, formada em enfermeira, desenvolveu sua teoria ao qual está baseado no autocuidado que o cliente/paciente realiza em seu próprio favor, que devem cuidar de si mesmos e quando incapazes  é necessário o trabalho e a intervenção da enfermagem, na assistência o conhecimento científico da profissão, visto que é necessário aplicar o processo de enfermagem, levando assim o indivíduo a vencer seu "déficit de autocuidado", tornando-o consciente de seu problema/doença levando-o a melhorar sua saúde. Algumas repetidas edições dessa teoria de Orem foram publicadas fornecendo bastante aprimoramento e ampliação dos conceitos da mesma.

PALAVRA CHAVE: Teoria de enfermagem; Cuidado; Enfermagem.

INTRODUÇÃO

A Teoria do autocuidado, descrita por Dorothea Elizabeth Orem, que nasceu em 1914, em Baltimore, Maryland EUA. Iniciou seus estudos de Enfermagem no Providencie Hospital School Nursing e concluiu no ano de 1930.Dentre seus títulos recebidos, incluem-se: Doutora em Ciências Georgetown University, em1971; publicação do seu livro (Enfermagem conceitos da prática “teoria do autocuidado”) e, de 1980 a 1988, nomeação como Membro Honorário da Academia Americana de Enfermagem. Sua teoria é constituída por três pilares: Teoria do autocuidado; Teoria do déficit do autocuidado; Teoria dos sistemas de enfermagem.

Baseia-se emoções voluntárias que o indivíduo é capaz de realizar, e este possui a responsabilidade de cuidar de si, a fim de prevenir o bem-estar da sua saúde e auto estima. A teoria do déficit do autocuidado é uma parte bastante relevante da teoria, pois é nela que o enfermeiro atua. A enfermagem passa a ser uma exigência quando um adulto acha-se incapacitado ou limitado no suprimento de autocuidado eficaz continuado. Já na teoria dos sistemas de enfermagem, o planejamento baseia-se nas necessidades de autocuidado e nas capacidades do paciente para execução de atividades de autocuidado.  Dorothea Orem o explica e relaciona os vários fatores que afetam sua provisão, especificando quando a enfermagem é necessária para auxiliar o indivíduo a administrar o autocuidado. Essa teoria se limita em explicar a maneira pela qual as pessoas são ajudadas pela enfermagem.

O objetivo dessa teoria está diretamente relacionado com a compreensão dos conceitos de autocuidado: a ação, os fatores condicionantes básicos e a demanda terapêutica. Orem define que autocuidado é o desempenho ou a prática de atividades que os indivíduos realizam em seu benefício para manter a vida, a saúde e o bem-estar físico e mental.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa realizada a partir de artigos científicos encontrados nos bancos de dados do SCIELO, EBSCO e BVC, que abordassem a teoria de enfermagem de Dotothea Orem, a pesquisa bibliográfica é  desenvolvida  com  base  em material  já  elaborado,  constituído  principalmente  de  livros  e  artigos científicos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICAS

 Segundo Orem (2006), a teoria de enfermagem do déficit do autocuidado está constituída por três teorias que também foram criadas por essa autora, que são as seguintes:

     1 -        Teoria de autocuidado: Refere-se à realização do autocuidado em si, assim como explica e justifica por que o autocuidado é necessário à saúde.

     2 -        Teoria do déficit do autocuidado: Consiste em explicar quando e por que a enfermagem torna-se necessária e imprescindível à pessoa em relação ao processo cuidativo. É mais abrangente do que a teoria anterior.

     3 -        Teoria do sistema de enfermagem: Relaciona-se ao fato da pessoa estar em situação de déficit de autocuidado e para compensá-lo, necessita do cuidado de enfermagem. Logo essa teoria se limita em explicar a maneira pela qual as pessoas

são ajudadas pela enfermagem. O sistema de enfermagem é classificado em:

--> Totalmente compensatório, quando a pessoa é incapaz de engajar-se nas ações de autocuidado.

--> Parcialmente compensatório refere-se ao fato, tanto o enfermeiro quanto o paciente desempenham as ações de autocuidado.

--> Apoio e educação estão relacionados com o fato da pessoa que se encontra sob orientação e assistência, é capaz de aprender e desempenhar as ações de autocuidado terapêutico.

     Cada uma destas teorias tem os seus conceitos próprios, porém o agrupamento desses conceitos constituiu uma outra perspectiva que deu origem a teoria de enfermagem do déficit do autocuidado. Mediante isso, essa teoria é mais abrangente porque envolve os propósitos das três teorias mencionadas anteriormente.

     A seguir serão citados e descritos todos os conceitos que envolvem a Teoria de enfermagem do déficit do autocuidado, lembrando que eles abrangem os conceitos de cada uma das teorias que a constituem. Orem (2006) esclarece que essa teoria está composta por cinco conceitos centrais e inter-relacionados: 1) capacidades de autocuidado; 2) ações de autocuidado; 3) demandas de autocuidado terapêutico; 4) déficit de autocuidado e 5) capacitação em enfermagem. A mencionada autora assinala também um conceito secundário denominado requisitos de autocuidado universais, de desenvolvimento e de desvio da saúde e um periférico que são os fatores condicionantes básicos. Os quatro primeiros conceitos estão relacionados ou orientados às pessoas que necessitam de enfermagem, e o quinto, agência (capacidade) de enfermagem, está direcionado ao enfermeiro. Nos seguintes parágrafos se explica cada um desses conceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com