TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem no Processo de Cuidar em Saúde Mental

Por:   •  9/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Federal do Ceará

Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem

Departamento de Enfermagem

Disciplina: Enfermagem no Processo de Cuidar em Saúde Mental

ESTUDO DE CASO DE UM PACIENTE COM

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR

José Oriano da Mota

             

               

FORTALEZA/CE

2017

SUMÁRIO

1. Resumo        .....................................................................................……          

2. Introdução        .....................................................................................……        

3. Objetivos        .....................................................................................……        

4. Metodologia.............................................................................…......….

5. Resultados................................................................................….....….

5.1 Histórico de Enfermagem......................................................…..…....

5.1.1 Anamnese.............................................................................…….....

5.1.2 Exame do Estado Mental.......................................................….….

5.2 Diagnósticos (NANDA), Resultados Esperados (NOC) e.

Intervenções de Enfermagem (NIC)...............................................….....

6. Considerações finais....................................................................…....

7. Referências.....................................................................................…...

RESUMO

INTRODUÇÃO

O transtorno afetivo bipolar (TAB) corresponde a um dos mais prevalentes e potencialmente graves transtornos psiquiátricos. É uma uma doença crônica, recorrente e incurável, implicando em elevado grau de morbidade e incapacidade para seus portadores. Afeta igualmente homens e mulheres em todo o mundo. Caracteriza-se por oscilações importantes do humor entre os pólos da exaltação (ou euforia) e depressão. Quanto a sua fisiopatologia,  está relacionado a disfunções nos circuitos cerebrais relacionados à regulação das emoções (SANCHES, 2004).

Suas causas são multifatoriais e complexas, apresentando alterações neurobiológicas como sua principal base etiológica. A farmacoterapia é considerada o tratamento de escolha para o TAB. Adicionalmente, fatores psicológicos e sociais, quando integrados à biologia desta doença, também podem alterar o início e o curso da mesma. Nesse sentido, o trabalho multidisciplinar no tratamento do TAB demonstra ser importante logo no primeiro contato com o paciente, na avaliação inicial. Isso  reforça que o bom vínculo terapêutico ainda é o melhor preditor de bom prognóstico. (MACHADO, 2004)

OBJETIVO

O objetivo desse estudo é conhecer as nuanças do Transtorno Afetivo Bipolar e a partir desse conhecimento, Elaborar um plano de cuidados com base na Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente com Transtorno Afetivo Bipolar.

METODOLOGIA

O presente estudo de caso foi tecido a partir de uma entrevista de enfermagem para avaliação da paciente P.M.T  que ocorreu no dia 28/11/17 no CAPS Geral da Regional IV de Fortaleza, sendo ela portadora do transtorno afetivo bipolar. Fora proposto um momento de conversa com duração de aproximadamente 40 a 50 minutos. Tal encontro foi mediado pela disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar em Saúde Mental do Departamento de Enfermagem da UFC, sendo a Professora Liana Mara Rocha Teles a Orientadora do processo.

RESULTADOS

HISTÓRICO DE ENFERMAGEM

Anamnese

P.M.T, 54 anos, sexo feminino, divorciada, desempregada, residente em Fortaleza-CE, acompanhada no CAPS IV desde 2007, devido a diagnóstico médico de Transtorno Afetivo Bipolar. Passou por vários internamentos em hospitais psiquiátricos, sendo o ultimo em outubro de 2017 (não soube mensurar a quantidade). De acordo com a paciente, os sintomas iniciaram no início da década de 90, após realização de aborto por intimação do esposo. Passou a apresentar alterações comportamentais, como atritos familiares, labilidade emocional, agitação e episódios de desorientação e alucinações. Relata ter nascido de parto por fórceps. Frequentou a escola até a 8ª série, mas tinha dificuldade de aprendizagem. Sofreu Trauma Crânio Encefálico (TCE) em acidente de carro quando tinha 15 anos. Casou aos 19, tendo quatro filhos. Diz ter fumado em grande escala na infância do filho e parou devido a um pedido deste. Está há 13 anos sem fumar. Mora apenas com o filho e demonstra temer a separação quando este casar, pois não quer ficar sozinha. Afirmou ter tido sarampo a infância. Possui Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), porém não realiza acompanhamento. MMSS e MMII edemaciados, possuindo dificuldade de marcha. Refere dos na região do quadril e incontinência urinária noturna. Possui antecedente de internação clínica por apendicite.

Exame do Estado Mental

Quanto à aparência o vestuário está adequado a idade e ao contexto, aspecto limpo, cabelos penteados, uso de acessórios bizarros, leve odor de urina. Postura ereta e relaxada. Encontra-se consciente, movimentos corporais letárgicos, expressões faciais infantilizadas, emite sons laríngeos sem esforços, com articulação clara e compreensível das palavras, escolhendo palavras e formulando frases adequadamente. Em relação ao humor e afeto, possui variações entre alegria e tristeza. Qualifica-se com felicidade de 7/10 no momento. Paciente orientada em tempo e espaço, sabendo seu nome e motivos que a trouxeram no serviço. Obedece aos comandos e possui memórias imediata e recente preservadas. Relata saber de sua doença e que precisa de auxílio, porém culpa fatores externos. Apresenta pensamentos prolixos e comumente fala dos filhos. Afirma ter tido delírios sobre uma gravidez, relacionando isso ao medo de ficar sozinha quando o filho casas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com