TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADAPTAÇÃO CURRICULAR E RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  15/6/2018  •  Artigo  •  3.808 Palavras (16 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 16

 UCAM- UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

ELENICE LEILA DE SOUZA

ADAPTAÇÃO CURRICULAR E RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

CONSELHEIRO LAFAIETE-MG

2018

UCAM- UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

ELENICE LEILA DE SOUZA

        

ADAPTAÇÃO CURRICULAR E RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

        

Artigo Científico Apresentado à Universidade Cândido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação Inclusiva com Enfoque em Deficiência Mental e Deficiências Múltiplas.

CONSELHEIRO LAFAIETE-MG

2018


ADAPTAÇÃO CURRICULAR E RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

ELENICE LEILA DE SOUZA[1]

RESUMO

O objetivo geral deste trabalho é o de identificar as possibilidades de atuação do professor para favorecer a inclusão de crianças com necessidades especiais. O artigo trata-se de um levantamento bibliográfico, de caráter descritivo, de cunho qualitativo de periódicos de pedagogia. Relatamos o importante papel que o educado desenvolve dentro na educação inclusiva, no qual deve qualificado profissionalmente e culturalmente para que não haja qualquer tipo de discriminação em sala de aula. De acordo com conteúdo do presente trabalho, faz-se necessária uma atuação profissional eficiente que privilegiem a efetivação dos direitos inclusivos só assim seriam possíveis melhoras no suporte para atuação do professor para a inclusão de crianças com necessidades especiais na sala de aula em ensino regular, pois se deve reconhecer que as crianças podem aprender juntas, mesmo com objetivos e processos diferentes. Concluiu-se que a educação inclusiva é um processo em pleno desenvolvimento, sujeitando as reflexões e a ações concretas para alcançar práticas eficientes no contexto da atualidade.

Palavras-chave: Inclusão Social. Educador. Educação Inclusiva.

Introdução

Percebe-se que as pessoas com necessidades especiais ainda estão excluídas do sistema educação, buscando processos bilaterais para equacionar problemas, decidir sobre soluções efetivas e equiparação de oportunidades para que se tornem membros da sociedade e tenham oportunidades equitativas.

Para iniciar-se um estudo sobre a inclusão, é necessário que se conheça quando esta ideia teve início. Algum tempo atrás a ideia de integração escolar era a mais aceita, esta tinha por objetivo apenas inserir os alunos “especiais na escola.

É possível observar um avanço em relação à ideia de inclusão. Com o decorrer do tempo as pessoas começaram a compreender que apenas a integração não era suficiente para atender todas as necessidades das crianças. Sendo assim, foi necessário quebrar barreiras para se iniciar a ideia de inclusão, iniciando-se uma luta pela igualdade.

A escola e o professor são essenciais para a inclusão de alunos “especiais” em classes do ensino regular. Eles devem permitir que este possa se desenvolver e se sentir parte do todo, e não apenas um “fardo” para os outros colegas e o professor. As escolas também devem preparar seu espaço físico para receber estes alunos. Por que muitas vezes eles encontram dificuldade de acesso as salas de aula. Assim, tem-se por problemática responder a seguinte questão: De que maneira o professor pode atuar na sala de aula para que as políticas que orientam a inclusão de crianças com necessidades especiais no contexto escolar se tornem real?

Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho é o de identificar as possibilidades de atuação do professor para favorecer a inclusão de crianças com necessidades especiais. Como objetivos específicos: Observar em documentos oficiais o que propõe as políticas de inclusão no Brasil. Identificar que aspectos das políticas de inclusão estão relacionados ao contexto escolar. Procurar investigar sobre as potencialidades e limites de atuação do professor para a inclusão de crianças com necessidades especiais na sala de aula.

O tema justifica-se através de experiências vivenciadas no contexto escolar, onde percebe-se que muitos são os preconceitos e dificuldades enfrentadas por um aluno portador de necessidades especiais. Por se tratarem de pessoas que trazem em seu rosto o resultado de fatores biológicos, acabam se tornando alvo de olhares diferenciados e preconceituosos. A falta de apoio das autoridades também contribui para que a inserção obtenha resultados insatisfatórios. A partir do momento que a sociedade tiver consciência de que o aluno é capaz de conviver com os demais, e ter uma vida normal, teremos o fim dos preconceitos e a verdadeira inclusão, não só a social, mas a inclusão do amor, da solidariedade e do respeito.

O artigo trata-se de um levantamento bibliográfico, de caráter descritivo, exploratório, de cunho qualitativo de periódicos de pedagogia. O estudo descritivo reuniu informações que possibilitam averiguar condições e ações do objeto em estudo para melhor planejar e proporcionar as práticas do educador.  Será divido em 2 etapas para melhor compreensão e detalhamento. 1: Abrangerá sobre o educador e a inclusão social, bem como histórico e evolução da inclusão. 2: Descreverá o papel do professor no contexto inclusivo, assim como, as adaptações escolares, e projetos pedagógicos de aprendizagem.

Desenvolvimento

Para iniciar-se um estudo sobre a inclusão, é necessário que se conheça quando esta ideia teve início. Algum tempo atrás a ideia de integração escolar era a mais aceita, esta tinha por objetivo apenas inserir os alunos “especiais” na escola.

Mas com o passar do tempo essa ideia foi abandonada dando lugar à inclusão que busca incluir o aluno na escola e não apenas integrá-lo. Como diz Ainscow:  

[...] em vez de se sublinhar a ideia de integração, acompanhada da concepção de que se devem introduzir medidas adicionais para responder aos alunos especiais, num sistema educativo que se mantém, nas suas linhas gerais, inalterado, assistimos a movimentos que visam a educação inclusiva, cujo objetivo consiste em reestruturar as escolas, de modo a que respondam às necessidades de todas as crianças. (CLARK et.al.apud AINSCOW, 1997, p. 13 grifos do autor).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (172.6 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com