TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS.

Por:   •  22/3/2019  •  Monografia  •  13.702 Palavras (55 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 55

INSTITUIÇÃO TANGARAENSE DE CULTURA

FACULDADE E EDUCAÇÃO DE TANGARÁ DA SERRA

PÓS GRADUAÇÃO – ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

THANIA CRISTINA DA SILVA BARNABÉ

DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS.

Tangará da Serra – MT

2009

THANIA CRISTINA DA SILVA BARNABÉ

DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Monografia apresentada á Faculdade de Educação de Tangará da Serra, como parte dás exigências da Pós Graduação – Especialização em Psicopedagogia.

Orientadora. Rosane Cristina Varaschin Barbosa

Tangará da Serra – MT

2009

Aos meus exemplos de vida.

Meus pais

AGRADECIMENTO

A DEUS, que me deu vida e inteligência, e que me dá força para continuar a caminhada em busca dos meus objetivos.

Ao Prof. Rosane pelas sugestões e orientações dadas para a realização da monografia, que sem sua importante ajuda não teria sido concretizado.

Aos meus Pais, José Barnabé de Oliveira e Paschoalina Inácio da Silva Barnabé que me ensinaram a não temer desafios e a superar os obstáculos com humildade.

À meus familiares e em especial a minha Madrinha Maria Aparecida da Silva Garbugio e minha Avó Josefina Cândida de Jesus pelo incentivo e apoio durante a realização do trabalho.

E aos demais, que de alguma forma contribuíram na elaboração desta monografia.

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
( Carlos Drummond de Andrade )

RESUMO

         O objetivo deste estudo é demonstrar como é importante o atendimento e a contribuição da psicopedagogia nas salas de recursos multifuncionais para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças com deficiências, dificuldades de aprendizagem ou altas habilidades.

        Percebe-se a grande valia da proposta da implantação das salas de recursos multifuncionais para uma o desenvolvimento educacional dos alunos com necessidades específicas.

        Os resultados revelam que o Atendimento Educacional Especializado é uma forma de garantir que sejam reconhecidas e atendidas as particularidades de cada aluno com Necessidades Educativas Especiais. Sendo este desenvolvido em uma Sala de Recursos Multifuncional, ou seja, um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais especiais, projetadas para oferecer suporte necessário às necessidades educacionais especiais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................................7

1. O QUE É SALAS MULTIFUNCIONAIS..............................................................................8

1.1 A Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais.......................................8

 1.2 A Implantação das Salas Multifuncionais..........................................................................19

2. A IMPORTÂNCIA DA SALAS MULTIFUNCIONAIS.....................................................27

2.1 Atendimento Educacional nas Salas de Recursos nas Necessidades Educativas Especiais....................................................................................................................................27

2.2 Contribuições da Psicopedagogia para a Salas Multifuncionais.........................................35

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................38

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................39

INTRODUÇÃO

        O texto aqui apresentado tem como intenção efetuar uma reflexão sobre o desenvolvimento da aprendizagem através das salas de recursos multifuncionais, bem como o atendimento educacional especializado e o processo de inclusão de alunos com necessidades
especiais no ensino regular. Procuraremos contextualizar o momento histórico, as
concepções e tendências da educação inclusiva no Brasil, e interpretá-las à luz de
pressupostos capazes de mostrar uma leitura da totalidade dos fatos.

        Tem se como objetivo demonstrar como é importante o atendimento e a contribuição da psicopedagogia nas salas de recursos multifuncionais para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças com deficiências, dificuldades de aprendizagem ou altas habilidades.

        Neste sentido procuramos demonstrar através da escolha deste tema como é árdua a luta pela  inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, e como foi elaborada a proposta da implantação das salas de recursos multifuncionais.

        No presente trabalho procuramos demonstrar que ter uma sala de recursos multifuncionais responde aos objetivos de uma prática educacional inclusiva que organiza serviços para atendimento educacional especializado disponibilizando aos educadores novas ferramentas pedagógicas para a participação efetiva dos alunos, melhorando o aprendizado em classe regular.

        O trabalho se encontra estruturado em dois capítulos onde o primeiro se refere sobre o que é sala de recurso multifuncional, realizamos uma analise da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, as barreiras enfrentadas ao longo dos anos, para a tomada de decisão da implantação das salas de recursos multifuncionais, visando a nova política educacional para a Educação de Alunos com Necessidades Especiais. No segundo capítulo encontram-se assuntos sobre a importância das salas de recursos  multifuncionais, o atendimento educacional necessário a cada necessidade educacional especial, analisando as atribuições docentes, neste segundo capítulo também faço um ressalto as contribuições que a psicopedagogia tem para as salas de recursos multifuncionais fazendo com que o profissional especializado ajude o aluno á tirar a criatividade do casulo, desprendendo-se, deixando solto o pensar, o conhecer e o crescer, despertando a crença no ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (90.7 Kb)   pdf (374.3 Kb)   docx (750.2 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com