TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade - Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos

Por:   •  16/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  1.585 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAMENTO DA DIDÁTICA

Atividade - Materiais Curriculares e outros recursos didáticos - UT3

Turma: 3º Período Pedagogia

Professora: Maria Cristina Stival

Pólo: Centro Cívico

Na obra prática educativa de Antoni Zabala apresenta um capítulo sobre os materiais curriculares e outros recursos didáticos. Estabelece a relação entre os materiais curriculares e a dimensão dos conteúdos, sendo: para os conteúdos conceituais, quadro negro, audiovisuais e livros didáticos; para os conteúdos procedimentais, textos, dados estatísticos, revistas, jornais; para os conteúdos atitudinais, vídeos e textos que estimulem o debate. Neste contexto, redija um texto apontando quais devem ser as ações docentes ao elaborar um planejamento. 

Os recursos didáticos são, em sua maioria, ferramentas que auxiliam o professor na elaboração das suas atividades  e rotinas diárias aplicadas em sala de aula. Eles contribuem para a melhor compreensão do aluno, transformando a teoria em prática.

Para a utilização destes recursos é indispensável um planejamento coeso e eficaz, no qual o docente detalhará todo o conteúdo que aplicará na sala de aula, bem como as atividades relacionadas à ele e suas peculiaridades. Neste planejamento o docente precisa criar possibilidades para que o aluno faça experimentações e pesquisas que facilitem sua compreensão em relação ao tema/assunto abordado. E para isso, em seu planejamento, deverá constar os materiais a serem utilizados e um roteiro que defina a sequência didática a ser utilizada, tornando o planejamento eficiente.

Todo planejamento do professor, deve estar de acordo com o projeto pedagógico da instituição da qual ele faz parte e para facilitar a elaboração do planejamento do docente, se faz necessário ter a resposta a algumas perguntas:  Quem vai ensinar? Quem vai aprender? Como vai aprender?  Quais os meios utilizados para ensinar?

A correta elaboração de um planejamento permite ao professor aprimorar sua aula, detalhando o conteudo a ser abordado e os objetivos da aprendizagem, otimizando o seu tempo, definindo previamente quais os recursos didáticos que irá utilizar e aí entao separa-los e organiza-los, evitando transtornos e perda de produtividade tanto do professor quanto do aluno.

ATIVIDADE: BOLINHA NA CASA CERTA

Objetivos: Trabalhar sequência numérica.

Recursos: caixas de sapato e bolinhas.  

Desenvolvimento: Retirar uma das partes, do sentido da largura, das caixas de sapato, transformando-as em caixas numeradas, que estarão dispostas em semicírculo. Fazer dois semicírculos com as caixas, um para cada equipe. Uma bolinha será colocada em determinado local, á frente de cada semicírculo. Um aluno de cada vez, e de cada equipe, terá que colocar a bolinha dentro da casa número 01, soprando-a, o segundo participante deverá colocar a bolinha na casa número 02, assim sucessivamente. Será uma bolinha para cada participante. Caso as casas não sejam correspondentes com o número de alunos, os participantes deverão obedecer à sequência numérica das casas, ou seja, se houver quatro casas o participante número 5 deverá soprar a bola para caixa número 1.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com