TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Multifuncionais na Construção do Processo de Inclusão

Por:   •  26/5/2016  •  Artigo  •  3.474 Palavras (14 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

A proposta do presente trabalho é buscar analisar e compreender a importância das salas de recursos multifuncionais diante das propostas do processo de inclusão no espaço escolar, bem como apropriar-se dos conceitos, das concepções, dos desafios e possibilidades da educação inclusiva . Posto que, a inclusão escolar é um desafio a ser enfrentados por todos no contexto escolar. A educação inclusiva pressupõe uma nova forma de pensar, de reestruturar currículos e estratégias que oportunizem condições efetivas de aprendizagem, e possibilitem o acesso e a permanência do aluno. A inclusão é uma realidade que ganha cada dia mais força não apenas no cenário educacional, mas em toda sociedade, que vive um processo de reconhecer e valorizar as diferenças. Para atender aos objetivos o estudo, compreenderá uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório em que se utilizará métodos de levantamento bibliográfico, pois de acordo com Cervo e Bervian (2002, p. 65), a pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir das referências teóricas publicadas. Verificou-se que implantação de salas de recursos multifuncionais nas escolas públicas de ensino regular vem de encontro aos objetivos de uma prática educacional inclusiva, disponibilizando recursos e para desenvolver o potencial de todos os alunos, a sua participação e aprendizagem.

Palavras chaves: Inclusão escolar; Educação Inclusiva; Salas de recursos multifuncionais.

INTRODUÇÃO

O contexto educacional da educação no Brasil nos mostra, que em todos seus níveis, durante muito tempo privilegiou poucos e excluiu muitos. O real sentido da inclusão, tem sido distorcido e polemizado, pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais. No entanto, ao inserir alunos com déficits temporários ou permanentes, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais é do que garantir um direito, explicitado na Constituição Federal de 1988 e reafirmado na Lei de Diretrizes e Bases(LDB 9394/96).

A escola na atualidade precisa ser vista como um espaço de todos e para todos, buscando alternativas que garantam o acesso e a permanência de todas as crianças e adolescentes no seu interior. Para que a escola seja inclusiva, precisa ser mais democrática, deixando apenas de cumprir normas estabelecidas e transformando-se num espaço de decisão, ajustando-se ao seu contexto real e respondendo aos desafios que se apresentam. Nessa proposta, a escola comum torna-se inclusiva no momento que reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas.

Neste sentido problematizamos a seguinte questão: Até que ponto as escolas como um todo estão preparadas para a inclusão de alunos com deficiências ou necessidades educacionais especiais? Os recursos ofertados e os profissionais da sala de recursos multifuncionais são ferramentas que contribuem para a prática de um fazer pedagógico que favoreça a aprendizagem, a autonomia e o desenvolvimento dos alunos com deficiência ou necessidades educacionais especiais?

Dessa forma o objetivo do presente estudo é buscar analisar e compreender a importância das salas de recursos multifuncionais diante das propostas do processo de inclusão no espaço escolar, em como apropriar-se dos conceitos, das concepções, dos desafios e possibilidades da educação inclusiva . Para atender aos objetivos e responder aos questionamentos, a metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, pois de acordo com Cervo e Bervian (2002, p. 65), a pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir das referências teóricas publicadas em documentos que buscam conhecer e analisar as contribuições culturais ou cientificas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.

Entende-se que a escola inclusiva é aquela que oferece igualdade de oportunidades de aprendizagem a todos os seus alunos, tenham eles alguma deficiência ou não. A escola inclusiva neste contexto é um desafio e uma meta a ser perseguida por todos aqueles comprometidos com o fortalecimento de uma sociedade democrática mais justa e solidária. Para atender a todos e atender bem, a escola atual tem de mudar, e essa tarefa exige trabalho em muitas frentes.

Desse modo, pontuamos que a escolha do tema para a pesquisa torna-se relevante, no sentido que poderá fornecer subsídios, para que se possa ter ações e atitudes coerentes, diante de questões que se torna cada dia mais essencial, pois existe uma clara tendência de que a legislação seja cada vez mais atuante na garantia do direito de todos a uma educação de qualidade.

Pautamos a justificativa do presente estudo sob três pontos de vista. Do ponto de vista acadêmico é uma oportunidade para adquirir maiores conhecimento e aprofundar sobre um tema novo que tem despertado o interesse de muitos, visto que a inclusão tem sido amplamente divulgada, tanto no âmbito escolar como na sociedade. Do ponto de vista profissional de aperfeiçoar –me de modo a unir o conhecimento teórico a minha experiência cotidiana e atuante na sala de recursos multifuncional. Do ponto de vista de ser humano, a sensibilidade de enxergar as potencialidades humanas, mesmo nas adversidades e limitações do individuo.

A escola na atualidade precisa ser vista como um espaço de todos e para todos, buscando alternativas que garantam o acesso e a permanência de todas as crianças e adolescentes no seu interior. Para que a escola seja inclusiva, precisa ser mais democrática, deixando apenas de cumprir normas estabelecidas e transformando-se num espaço de decisão, ajustando-se ao seu contexto real e respondendo aos desafios que se apresentam.

2- INCLUSÃO ESCOLAR E OS ASPECTOS LEGAIS

Falar de inclusão é falar de democratizar os diferentes espaços para aqueles que não possuem acesso direto a eles. Na atualidade a inclusão é um movimento social que vem ocorrendo em diferentes partes do mundo, abrangendo todos os segmentos da sociedade moderna, evidenciando, assim, a sua amplitude (AMIRALIAN, 2005).

O panorama brasileiro é retratado em um estudo, realizado por Mazzotta (1999), no qual o pesquisador reúne dados e exemplos de experiências educacionais voltadas para as pessoas com deficiência, ao longo do tempo, e evidencia a omissão do poder público no decorrer do último século. E ainda segundo o mesmo autor (1999,p.16) “O conceito de diferenças individuais não era compreendido ou avaliado. As noções de democracia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com