TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONDIÇÕES SANITÁRIAS DAS MORADIAS

Por:   •  12/9/2018  •  Resenha  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

CONDIÇÕES SANITÁRIAS DAS MORADIAS

O livro Notas sobre Enfermagem: O que é e o que não é, é um livro que foi escrito por Florence Nightingale fundadora da enfermagem moderna na metade do século XIX, este livro compila os princípios e elementos essenciais da enfermagem moderna. O capitulo resenhado Condições sanitárias das moradias expõem a visão de Florence sobre as cinco condições sanitárias necessárias para promover a recuperação adequada do doente. O livro então tem objetivo de promover o ensino das condições básicas para o exercício correto e eficiente da enfermagem na Inglaterra no século XIX.

Segundo Florence Nightingale as cinco condições sanitárias básicas necessárias são: ar puro, água pura, rede de esgotos eficientes, limpeza e iluminação. Com relação ao ar puro Florence afirma que a casa deve ser construída de tal maneira que a corrente de ar externa circule por cada cômodo. O ar estagnado numa habitação determinaria a imediata instalação de doenças. A água é responsável por disseminar epidemias de doenças contagiosas já que na Inglaterra a água de poços é de má qualidade, às vezes contaminada e usada para fins domésticos.

Florence ressalta neste capítulo a necessidade de se investigar quantas habitações em Londres possuem realmente boa drenagem de esgoto. E aponta para o problema da maioria das pessoas não conhecerem o que realmente seria um serviço de drenagem de esgoto correto. Esclarecendo que o esgoto que é drenado para rua não constitui sistema de esgoto eficiente, já que, funciona apenas como porta de doenças epidêmicas e moléstias para as residências. Com relação à limpeza a autora afirmou manter a casa arejada é insuficiente se não houver limpeza.

Apesar da notável e inquestionável importância da iluminação os argumentos de Florence a respeito podem ser considerados, de certo modo, infundados uma vez que ela afirma que a falta de iluminação nas casas impede o crescimento normal das crianças e que o simples fato de uma má iluminação causará a perda da saúde dos moradores. A iluminação é sim essencial, mas, entretanto não é a causa absoluta do mau desenvolvimento e da perca da saúde.

Em plano de uma apreciação mais crítica, pode-se perceber que estas cinco condições sanitárias que ainda hoje permanecem atuais. As normas e legislação que as regulamentam a pureza do ar, manutenção da temperatura, pureza da água e o saneamento de hospitais, por exemplo, tiveram origem nos estudos iniciais de Florence sobre o assunto.

Vemos também que influenciada pelo espírito da época e baseada por sua experiência pessoal Florence tem um discurso de cunho religioso, mas, contudo critica a explicação religiosa da doença como castigo divino ou permissão divina. Atribuindo a ocorrência de doenças e a não recuperação de doentes a influencia de ambientes insalubres, mesmo sem conhecimento de micro organismos. Florence então a partir da implantação destas medidas de higiene influenciou a mudança da realidade dos hospitais da época.

REFERENCIAS

NIGHTINGALE, Florence. Notas sobre enfermagem: o que é e o que não é. In:_______. Condições Sanitárias das moradias. São Paulo: Lusociência; 2005. Cap. 2, p. 41-51.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com