TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS NUTRICIONAIS E INDICADORES ANTROPOMETRICOS

Por:   •  8/3/2019  •  Artigo  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 3]

FACULDADE IRECÊ

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

CRISTINA FERREIRA MACHADO

LILIANE MACHADO FERREIRA

THAIRYNE DE CARVALHO SOUZA

ASPECTOS NUTRICIONAIS E INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS EM ESCOLARES DA CIDADE DE IRECÊ-BA

Irecê-Ba

2018

Irecê-Ba

 2018

[pic 4]

CRISTINA FERREIRA MACHADO

LILIANE MACHADO FERREIRA

THAIRYNE DE CARVALHO SOUZA

ASPECTOS NUTRICIONAIS E INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS EM ESCOLARES DA CIDADE DE IRECÊ-BA

Trabalho apresentado à disciplina Integração IV do Curso de Enfermagem da Faculdade de Irecê (FAI), como requisito avaliativo parcial.

Mediador: Prof. Me. Marcos Vinícius Oliveira Carneiro

Co-orientador: Virginia Ribeiro

Irecê-Ba

2018

ASPECTOS NUTRICIONAIS E INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS EM ESCOLARES DA CIDADE DE IRECÊ-BA

Cristina Ferreira Machado, Liliane Machado Ferreira1, Thairyne de Carvalho Souza1

1 Instituição que o autor pertence.

RESUMO

Este artigo apresenta um estudo de campo sobre os aspectos nutricional indicadores antropométricos em escolares da cidade de Irecê- BA. O estado nutricional das crianças em idade escolar, principalmente nos primeiros anos, representa uma condição de vida na quais hábitos alimentares são adquiridos tanto em casa como na escola, sendo que passam boa parte do seu tempo na escola. Objetivos: verificar os aspectos nutricionais e indicadores antropométricos de escolares na cidade de Irecê – BA. E como específicos verificar o índice de obesidade/sobrepeso de crianças com idade de 7-12 anos; Correlacionar os aspectos nutricionais com indicadores antropométricos de crianças da cidade de Irecê-BA; Observar qual o tipo de lanche que a escola oferta para a criança. Resultados: Verifica-se que a proporção de sobrepeso é maior do que a de obesidade. Em relação às medidas consideradas normais a quantidade de crianças ambos os sexos, enquadradas teve um número relevante e parcial, entre 56 e 58. Conclusão: Os resultados obtidos como o presente estudo pode direcionar os funcionários da escola, bem como os pais dos alunos a utilizar estratégias de intervenção, e incentivo que reduza o número de crianças com sobrepeso e obesas, melhorando a qualidade de vida deles e reduzindo os problemas relacionados a esse agravante.

Palavras-chave: Obesidade infantil. Consequências. Hábitos saudáveis.

ABSTRACT

This article presents a field study on nutritional aspects anthropometric indicators in schoolchildren from the city of Irecê-BA. The nutritional status of school-age children, especially in the early years, represents a living condition in which eating habits are acquired both at home and at school, and spend much of their time in school. Objectives: to verify the nutritional aspects and anthropometric indicators of schoolchildren in the city of Irecê - BA. And how specific to check the obesity / overweight index of children aged 7-12 years; Correlate the nutritional aspects with anthropometric indicators of children from the city of Irecê-BA; Observe what kind of snack the school offers for the child. Results: It is verified that the proportion of overweight is greater than that of obesity. Regarding the measures considered normal, the number of children, both boys and girls, had a relevant and partial number between 56 and 58. Conclusion: The results obtained as the present study can direct the school employees as well as the parents of the students to to use intervention strategies and an incentive that reduces the number of overweight and obese children, improving their quality of life and reducing the problems related to this aggravating factor.

 Key words: Child obesity. Consequences. Healthy habits.

INTRODUÇÃO

O estado nutricional das crianças exerce influência decisiva sobre a morbimortalidade, e o processo de crescimento e desenvolvimento. É essencial para aferir a evolução das condições de saúde e de vida da população em geral (PEDRAZA e MENEZES, 2016).

A avaliação do estado nutricional tem se tornado aspecto cada vez mais importante no estabelecimento de situações de risco, no diagnóstico nutricional e no planejamento de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças. Sua importância é reconhecida tanto na atenção primária, para acompanhar o crescimento e a saúde da criança e do adolescente, quanto na detecção precoce de distúrbios nutricionais, seja desnutrição, seja obesidade(OLIVEIRA et al., 2009).

Portanto, para realizar avaliação da situação nutricional da criança vem sendo usado a antropometria, o ramo das ciências humanas que lida com as medidas corporais relacionadas ao tamanho, conformação e constituição física. Essa avaliação é utilizada para avaliar o estado nutricional de indivíduos, pois possibilita a detecção de ocorrências crescente de agravos nutricionais como exemplo a obesidade infantil (ALVES et al., 2011).

O uso de indicadores antropométricos na avaliação do estado nutricional de indivíduo ou coletividades é, entre várias opções, a mais adequada e viável para ser adotada em serviços de saúde, considerando as suas vantagens como: baixo custo, a simplicidade de realização, sua facilidade de aplicação e padronização, amplitude dos aspectos analisados, além de não ser invasiva (BRASIL, 2011).

Para definir obesidade e sobrepeso usa-se o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) que divide o peso em quilogramas pelo quadrado da altura em metros (kg/m²). Entretanto o IMC não permite aferir diferenciadamente o peso de músculos e gordura. Para diagnóstico mais preciso é, indicado aferir circunferência da cintura e relação cintura-quadril (WANNMACHER, 2016).

A antropometria constituí o método mais utilizado universalmente para avaliar o estado nutricional de crianças. Em estudos populacionais, a coleta de dados antropométricos pode contribuir de maneira significativa para a definição do estado nutricional dos indivíduos. A alteração de um ou mais indicadores antropométricos pode ser considerada um problema de saúde pública, pois pode modificar as condições de saúde, contabilizando morbidades podendo ocasionar a morte. (FOSHINI E CAMPOS 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (224.3 Kb)   docx (62.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com