TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA SAÚDE COLETIVA

Por:   •  25/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  2.954 Visualizações

Página 1 de 3

TÍTULO DO TRABALHO

(Caixa Alta, fonte Arial 14, negrito, centralizado, na cor preta e sem ponto final.Deixar duas linhas em branco após iniciar o título).

Nome Completo:KHALLES MICAEL DINIZ DA SILVA

Matrícula:01426530

Curso:ENFERMAGEN

 

(Nome por extenso com as iniciais em letras maiúsculas, fonte Arial 11, cor preta, sem negrito ou itálico, e justificado a direita).

TEXTO: Fonte Arial 12, sem negrito ou itálico, alinhamento justificado e na cor preta. Deixar uma linha em branco após o parágrafo do texto. Além de ser digitado em espaçamento simples entre linhas, não deve haver nenhum tipo de espaçamento do tipo “antes e depois”, nem entre parágrafos. Somente serão aceitos textos encaminhados nesta formatação. Salvar o resumo em formato .DOC ou .DOCX. Lembre-se de referenciar devidamente após a escrita!

O sistema único de saúde(SUS) é de fato muito bem visto por todo o BRASIL e alguns países, contudo não é perfeito. Em regiões como o nordeste a carência por profissionais de saúde é enorme, fato esse que também se dar por salários baixos, por isso a maior consentração de profissionais fica nas regiões sul e sudeste porque  la têm salários bem melhores e condições mais favoráveis.  

A saúde publica do nordeste   é uma das mais carentes do país, o que ocasiona grandes problemas à população, que sofre, por exemplo, com menos qualidade de vida. Se esse fato não bastasse, nos últimos meses a situação da região ainda piorou. Com a saída de Cuba do programa Mais Médicos, os estados da região têm contado com menor número de profissionais. 

Por exemplo no meu estado Pernambuco na cidade de Petrolina no bairro do Pedra Linda  existe uma ubs que até atende uma parcela da população, porém é muito pequena essa parcela a grande maioria das pessoas que necessitam de atendimento e para marca consultas nas unidades básicas de saúde sofre com o baixíssimo numero de médicos e profissionais de saúde, que acarreta o agravamento de doenças e por muitas vezes leva até a morte.

No meu bairro existe moradores de rua que sofrem com doenças e transtornos mentais entre outros problemas, a falta de promoção a saúde é grande quanto também a iniciativas que visem solucionar tais problemas.

Postos de vacinação existem porém ainda falta melhoras para atender a todos que precisam.

Existe em meu bairro a unidade de saúde da família (USF) mas a grande falta de médicos e profissionais da saúde é extremamente grande, e quem mais sofre è os mais pobres que necessitam desse atendimento que por muitas vezes ficam meses e até anos para conseguir marca um exame como também muitos morrem na espera da fila do SUS para conseguir uma cirurgia.

Os CAPS não existem em meu bairro o acesso é muito difícil sem falar na grande demanda de profissionais que atuam nos caps, a grande consentração se encontra nas capitais por exemplo em Recife capital de Pernambuco.

Programas de promoção a saúde e vacinação tem que ser cada vez mais freqüente a sua divulgação em diversos meios de comunicações para todos fiquem informados sobre tal assunto.Hoje em dia esta cada vez mais fácil o acesso a essas informações, existem grupos de whatszapp que facilitam a trasmissão de informação acerca de promoção da saúde e campanhas de vacinação na cidade e bairro.

Contudo é preciso urgentemente de politicas públicas acerca do assunto da saúde pública especialmente no Nordeste a região que mais sofre com esse problema, é preciso mais promoção da saúde para as pessoas se conscientizarem e se previnirem tanto em capanhas de vacinação quanto a saúde coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com