TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Contextualizada Saúde Coletiva

Por:   •  30/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 2

Uninassau

Atividade Contextualizada

Saúde Coletiva

Aluno(a): Amanda Maria de Souza

Matrícula: 01459888

Curso: Farmácia

De acordo com os assuntos já estudados, a Estratégia Saúde da Família (ESF), visa a reorganização da atenção básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O PSF pode ser encarado como uma forma de viabilizar e complementar as propostas gerais do sus de universalidade, equidade e integralidade, porém, com suas próprias características. As equipes de Saúde da Família e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão direcionadas para o atendimento da população de um modo geral.

Meu bairro conta com uma UBS, onde a Estratégia Saúde da Família é composta pelo médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem, nutricionista e os agentes comunitários de saúde e atua com os serviços de:

  • Acompanhamento de pré natal
  • Equipe odontológica
  • Indivíduos em geral
  • S.a.m.e ou s.p.p (Serviço de prontuário de paciente)
  • Farmácia
  • Vacinação

O primeiro contato entre a população e a UBS, se dá através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), por meio de visitas domiciliares com ações de promoção e prevenção da saúde, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas situações de risco. Promovendo não apenas o controle de doenças mas também o saneamento básico com tratamento de água potável, coleta de resíduos sólidos e controle de pragas, visando a saúde tanto individual, tanto coletiva.

A Estratégia Saúde da Família ainda conta com as equipes do Nasf, Caps e Creas para aprimorar o atendimento e os cuidados com a população.

Nesse mês de agosto a população pode contar com a Pré-Conferência Municipal de Saúde. O momento aconteceu com a presença dos profissionais de saúde da ESF, onde foram colocados em pauta os desafios que precisam ser enfrentados e melhorados. Nela a população pode expor as necessidades de melhorias propondo soluções para os problemas, de acordo com a realidade na qual ela se encontra.

[pic 1]

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: https://aps.saude.gov.br/ape/esf/

                        https://www.infosaude.com.br/cities/3990

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (96.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com