TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO BIOLOGIA ARTIGO FLUXO MOLECULAR

Por:   •  18/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO BIOLOGIA ARTIGO FLUXO MOLECULAR

[pic 2]

[pic 3]

BELO HORIZONTE

2019

BACHAREL EM ENFERMAGEM

           Disciplina:

Biologia Humana

Tutor:

RA:

Aluno(a):

Turma:

Unidade:

  1. Escolha 5 tópicos que você considerou mais interessantes e explique cada um deles. Lembre-se: os tópicos devem ser numerados separadamente, com as respectivas explicações em seguida.

Introdução:

O interior de uma célula vegetal é separado da parede e do ambiente por uma membrana plasmática que tem duas camadas de moléculas de lipídeos. Ela forma uma barreira hidrofóbica á difusão e tem função de facilitar e regular a passagem de íons e moléculas para dentro e para fora à medida que a célula absorve nutriente, exporta restos e regula sua pressão de turgidez.

As membranas biológicas e artificiais apresentam permeabilidade semelhante para moléculas não-polares e moléculas polares pequenas. As membranas biológicas são muito mais permeáveis a íons ao contrario das bicamadas superficiais.

As membranas biológicas contem proteínas de transporte que facilitam a passagem de íons e de moléculas polares específicos. O termo proteínas de transporte engloba três categorias principais: canais, carreadoras (transportadores) e bombas. Estas proteínas exibem especificidades para solutos por elas transportados, embora uma determinada proteína de transporte seja em geral altamente especifica para os tipos de substancia que transporta sua especificidade comumente não é absoluta.

.

  1. Transportadores primários:

Para realizar transporte ativo primário ele dever ser diretamente acoplado a uma fonte de energia diferente, como hidrolise de ATP, uma reação de oxidação-redução, ou a absorção de luz por uma proteína carregadora.

As proteínas de membrana que catalisam o transporte ativo primário são chamadas de bombas que transportam íons. As bombas que pertencem à família de transportadores do tipo cassetes ligadores de ATP, podem transportar grandes moléculas orgânicas, já as bombas iônicas podem ser caracterizadas como etetrogenicas ou eletroneutras. O transporte eletrogenicos refere-se ao transporte de íons envolvendo o movimento liquido de cargas através da membrana. Por outro lado, o transporte eletroneutro, não envolve qualquer movimento liquido de carga.

  1. Transportadores secundários:

Os prótons são excluídos do citosol por HT-ATPase eletrogenicas que operam na membrana plasmática e na membrana do vacúolo.

A força motriz de prótons gerada pelo transporte eletrogenico de H+ é usada no transporte de muitas outras substancias contra seus gradientes de potencial eletroquímico

Existem três tipos de transportes secundários: simporte, antiporte e uniporte. No simporte a proteína envolvida é chamada de transportador do tipo simporte, porque as duas substancias estão se movendo na mesma direção através da membrana. No antiporte refere-se ao transporte acoplado, no qual ocorre o movimento de um soluto a favor do gradiente de prótons e este movimento impulsiona o transporte ativo de outro soluto na direção oposta do gradiente. No uniporte apenas um soluto é transportado e ocorre a favor do gradiente eletroquímico.

Os principais sistema de transporte de prótons que operam nas células vegetais são as H+-ATPases do tipo P (localizada na membrana plasmática),H+-ATPase do tipo V (localizadas no tonoplasto) ambos responsáveis pela catalise da hidrolise de ATP e as H+-PPAses (localizadas também no tonoplasto), funcionando como bomba de prótons acoplada a hidrolise de PP.

  1. H+-ATPases do tipo P:

A H+-ATPases presente na membrana plasmática desempenham a função de transportar íons e moléculas por meio de transporte ativo, através de gradientes de pH e potencial elétrico.

Em plantas também participam de outras funções importantes para o crescimento tais como: tolerância ao estresse salino, regulação do Ph, intracelular e expansão celular e são reguladas pela concentração de substrato (ATP), Ph, temperaturas e outros fatores.

As ATPases do tipo P podem ser encontradas em todos os tipos de células vegetais, em diferentes quantidades de acordo com o tecido. Em geral, os tecidos especializados em intenso transporte ativo e acumulo de solutos são os mais abundantes nesta bomba. Praticamente todos os hormônios de plantas interagem com a bomba de prótons de membrana plasmática.

  1. H+- ATPases do tipo V:

O vacúolo é a maior organela da maioria das células vegetais, podendo compreender até 90% do espaço intracelular, contendo a maior fração de solutos; porem uma vez que as plantas aumentam de tamanho, principalmente pela absorção da água pelos grandes vacúolos centrais, a pressão osmótica do vacúolo precisa ser mantida alta para que água do citoplasma penetre nele.

A H+ATPase do tipo V é uma proteína ubiquamente distribuída em todas as células de eucariontes e consistindo em dois domínios: um catalítico e citoplasmático (complexo periférico) (V1), com 640KDa e outro integral de membrana formando um canal (V0) com 240KDa. Juntos, esses domínios formam um complexo com aproximadamente 900KDa. O domínio V1 é composto por oito subunidades (A-H), sendo o responsável pela hidrolise de ATP. O domínio V0 é composto por seis unidades (a,c,c’,c’’,d,e) sendo estas responsáveis pela translocação do H+ através da membrana. A H+ATPase opera por um mecanismo rotatório, no qual a hidrolise de ATP no domínio V1 e V0, o que permite a extrusão do H+ pelo domínio (V0).

  1. H+ - Pirofosfatose (V-H+-PPase/H+ -PPase)

Em plantas a enzima está localizada na membrana do tonoplasto (V-H+-PPase) funcionando como bomba de prótons acoplada a hidrolise de pirofosfato inorgânico (PP) e na acidificação do vacúolo. Foi descrito que o nível de V- PPase em plantas é estimulado em resposta aos estresses energéticas, incluindo ao frio, anoxia e hipoxia os quais induzem um aumento na transcrição da profosfatose (PPase). O conteúdo de PP permaneceu estável sob o estresse, ao contrario do ATP, o qual obteve grande variação, durante as mudanças no estado respiratório. A H+-PPase, é composta por único polipeptídio, contendo 16 ou 17 domínios transmembranares de 73KDa e possui aproximadamente 770 resíduos de aminoácidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com