TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Auto desenvolvimento

Por:   •  3/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 3

       Contribuição da epidemiologia para avanços da saúde

Varíola: Doença infectocontagiosa causada por vírus de tamanho grande, sendo possível de ser visto em microscópio óptico.

A varíola já foi uma doença que fez um episódio forte e fatal na história da humanidade. Doença essa que tem vestígios há mais de mil anos, antes mesmo de Cristo acredita-se. Esta doença se manteve em fase aguda em modo fatal até a década de 1970, quando foi erradicada pela vacinação, da essa vacina criada pelo médico Edward Anthony Jenner. Comprovou que sua vacina era capaz de proteger contra a doença e mudou um capítulo da história da humanidade.

Tabagismo: Câncer de pulmão

- O câncer de pulmão atinge os alvéolos pulmonares, a pleura (capa fina que reveste o pulmão) até atingir o próprio órgão, processe esse que é rápido e doloroso para a vítima da doença, o câncer pode se manifestar por muitos fatores, como compostos químicos, ocorrência natural, medicamentos e hormônios e o principal dos motivos, o tabagismo, hábito de fumar. Em uma cultura pouco informada e sem muita orientação, era moda nas décadas de 1930 e 1940 fumar, hábito que prejudicava além do usuário as pessoas que conviviam com eles, como ainda acontece nos dias de hoje, e esse número só aumenta nos dias atuais.

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)

- Aids doença que atinge o sistema imunológico humano, foi identificada primeiramente em grupos específicos no ano de 1981 nos Estados Unidos, grupos esses que eram identificados com a doença, homossexuais, usuários de drogas injetáveis, hemofílicos e haitianos. O surto da AIDS chamou atenção do (CCPD) Centro de controle e prevenção de doenças que convocou  uma força tarefa. Mas logo com a  propagação da doença pode-se notar não se tratava de grupos realmente específicos de indivíduos e sim de uma epidemiologia, maridos que traiam as mulheres com prostitutas infectadas com a doença e levavam esse ciclo a diante. Hoje em dia o controle da AIDS é maior, mas o número de pessoas com HIV positivos aumentou grosseiramente por conta de falta de informação no passado, hoje em dia as pessoas  sabem como se prevenir e tem acesso ao tipo de recurso para se proteger, antigamente era mais complexo entrar nesse assunto e as pessoas tinham um preconceito tão grande que cuidavam-se com as pessoas da rua mas não com quem dormia ao seu lado, ficando desprotegidas na hora da relação sexual.

Conclusão:

Existem muitas doenças epidemiológicas, a casualidade entre essas doenças é a causa e o efeito, a epidemiologia tradicional tinha como princípios os conceitos unicausuais de determinação da doença, um único agente etiológico. Teoria Postulados, de Henke Koch. Posteriormente adaptada por Robert Koch, em 1877.

Um exemplo simples de causualidade é:  trypanosoma cruzi; efeito: doença de chagas.

Porém depois de um certo tempo esta teoria não seria mais suficiente para esclarecer as muitas dúvidas patológicas. Tendo toda uma cadeia que abre dúvidas para doenças multicausual em processos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com