TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava auto desenvolvimento no direito

Por:   •  6/5/2015  •  Dissertação  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

1.2 A Globalização e as consequências sobre as culturas locais.

De fato, uma acusação que constantemente se faz à globalização é que ele tenta:pasteurizar, as culturas locais, gerando uma pretensa uniformidade de crenças, atitudes e comportamentos entre ambientes culturais enormemente diferentes. A ideia de que o mundo se torne uma única sociedade pela disseminação da cultura ocidental capaz de trazer conforto e produtividade pela alta tecnologia embutida nos produtos e serviços que oferece, é falsa sob vários aspectos, deizem os críticos. Em primeiro lugar, o que acontece não é um real uniformidade, mas uma aparência de cultura única, que o fato apenas impede ou descrimina as culturas locais, frequentemente muito mais ricas. Em segundo lugar, a cultura que de dissemina por ingredientes, como a língua inglesa, o rock-n-rool, o jeans, o computador, o cinema, não é verdadeira cultura ocidental, mas apenas traços de uma cultura norte embalada pelo capitalismo de consumo, Em terceiro lugar, é falso que ela traga conforto e bem estar, pois está disponível apenas para a minoria, alijando a sociedade de consumo a imensa maioria dos habitantes do mundo.Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Introdução

A introdução é uma apresentação com a síntese sobre o tema abordado e uma descrição de como ele será desenvolvido ao longo do texto.

A globalização é um conceito complexo, e pode ser definida, num primeiro momento, como o processo de se promover a integração de todo o planeta num único ambiente ou conceito. A globalização é um pouco elefante, naquela velha parábola em que cada cego, apalpando umas das partes do amimal, o descreve de uma maneira diferente. Como um muro, um tronco, um grande abano, uma corda, uma mangueira, A globalização é um pouco assim: não tem fisionomia, apresentando-se a cada um de um modo peculiar, em parte por trazer uma representação daquilo que é, talvez, seu maior temor, ao pensar no que pode ser esse intrigante objeto, o primeiro impulso de muitos de nós é defini-lo como uma sociedade, globalização seria um processo que desemboca numa única sociedade planetária, de indivíduos que se indentificam uns com os outros, falam a mesma língua, professam as mesmas crenças, definimos como ela se verifica nos campos econômicos, cultural e politico.

Descrição das definições de globalização

Definir conceitualmente o que é globalização e demonstrar, com exemplos, como e quando ela se dissemina ao redor do planeta.

1.1 Campo econômico e crise econômica.

A globalização espalha pobreza e é preciso combate-la criando alternativas que priorizem o desenvolvimento humano e o fim da denominação por partes do mercado financeiros. A afirmação é do citado jornalista francês Bernard Cassem, os brasileiros sabem quanto a pobreza está progredindo, comenta ele. Entre os efeitos nocivos da globalização , Cassem cita a concentração de riquezas em vários países e o aumento da desigualdades sócias dentro e entre as nações. Na França e nos Estados Unidos existe um aumento da riqueza, mas também da pobreza, comenta. No Reino Unido, um dos berços do liberalismo, o numero de pobres duplicou. A economia globalizada não tem indícios de que seja capaz de melhorar a vida da grande maioria dos habitantes do nosso planeta, denuncia um outro analista. Na realidade, aumentar,a qualquer custo, os lucros das empresas representa uma ameaça sem paralelo as culturas e economias locais, que sustentam a existência das pessoas.

A crise econômica dos anos 30 foi, finalmente, responsável por uma importante mudança de orientação, a partir desta, os estudiosos do tema começaram a melhorar e aceitar a ideia de que nem tudo poderia ser deixado ao sabor do mercado, e que deveriam ter prioridade as politicas econômicas voltadas para estimulação do crescimento e a manutenção da estabilidade econômica dos países. Essa reorientação da economia produziu efeitos também sobre o modo de encarar o papel do comercio internacional no crescimento das economias nacionais, já não havia, então, uma visão mais ou menos uniformes sobre esse ponto como anteriormente; e, por ocasião do acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com