TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA COMO COMPETÊNCIA DE IMÓVEIS: REFLEXÕES E HIPÓTESES NO CENÁRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Por:   •  8/4/2015  •  Artigo  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA COMO COMPETÊNCIA DO ENFERMEIRO: REFLEXÕES E PRESSUPOSTOS NO CENÁRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

Nos últimos tempos o crescimento e evolução do setor da saúde passaram a ser encarados como uma questão importante para toda a sociedade e sistema econômico, sendo assim, diversos países criaram estruturas político-administrativas de avaliação de tecnologia em saúde, com o objetivo de produzir as informações necessárias para que essa política seja padronizada e adotada.

Esses países encontram certa dificuldade em estabelecer políticas bem definidas, incorporação de novas tecnologias e a manutenção daquelas que já se encontram no sistema, pois, não conseguem ter uma visão futurista sobre o assunto. Sendo assim, deixando de contribuir com a melhora do sistema de saúde.

As inovações tecnológicas no setor da saúde têm como objetivo a introdução de um novo produto, serviço ou processo, seja atual ou inventado no passado e que não se estabelece rapidamente, levando anos para ser implementado. Entretanto, a partir do momento que a ciência e tecnologia se tornam uma estratégia de inovação, deve-se pensar que o tempo de realização estará reduzido, pois inovação, por definição, significa produção, conhecimento em ação, são ideias lançadas na sociedade no setor social ou organizacional, sejam elas de bens ou serviços de saúde.

O setor da saúde é dos mais intensivos em conhecimento de ciência, tecnologia e inovação, e oferece grandes oportunidades de desenvolvimento e crescimento, ao mesmo tempo, é o setor onde se exige mais atenção do Estado, tanto na promoção social quanto na questão de igualdade.

Com base no profissional de enfermagem, vemos a grande importância de avaliação tecnológica do enfermeiro gestor. O mesmo deve ter formação para conseguir avaliar o cenário das políticas de ciência e tecnologias.

Avaliação Tecnológica em Saúde (ATS) pode ser definida como o que estuda o impacto para introdução e utilização de tecnologias. Desta forma, diversas técnicas desenvolvidas para avaliação tecnológica contribuíram para avaliação da atenção a saúde, principalmente porque as tecnologias em saúde devem ser muito bem avaliadas, não somente relacionadas aos benefícios ao sistema e sociedade e aos custos imediatos, e também incluir as consequências sociais, a desigualdade gerada por diversos sistemas.

A enfermagem se apoia em duas grandes bases de atuação: a tecnologia do cuidado como expressão do saber fazer e o valor da vida como sustentação moral e ética do seu trabalho, que por sua vez se sustentam com a formação profissional, a produção científica e filosófica e com as estratégias políticas. (ARONE, Evanisa Maria; CUNHA, Isabel Cristina Kowal Olm. IN: Ver. Bras. Enfermagem, 2006 jul-ago; p.571).

Da mesma maneira que as funções administrativas, assistencial, de ensino e pesquisa devem estar interligadas e merecem atenção, consideramos que esta dinâmica é necessária em áreas especializadas, pois interferem diretamente em seus resultados e sua atuação, quer seja na atividade gerencial, unidades e equipes ou na assistência direta aos pacientes.

Por outro lado, sabemos que é de responsabilidade do Enfermeiro do setor prestar ao seu cliente um atendimento livre de riscos, sendo privativo ao mesmo o acesso às inovações, planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem a serem prestado, onde inevitavelmente o enfermeiro se depara com a tecnologia e o mesmo não pode deixar que este fator afete a qualidade do serviço prestado, gerando assim, uma maior atenção sobre as equipes e serviços.

A enfermagem é a categoria mais expressiva de um setor, tanto quantitativo quanto na assistência e contato com o paciente, sendo assim os profissionais que mais sofre com o impacto de transformações e inovações. Nesse caso, o grupo deve se mostrar interessado, acompanhar as tendências da unidade e incorporar as mudanças e inovações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com