TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Serviços de Enfermagem

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Salgado de Oliveira

Disciplina: Administração de Serviços de Enfermagem

Profª: Rita Patrizzi

Estudo Dirigido Unidades I a IV

Unidade I:

Teoria Científica

  1. Qual o principal objetivo, segundo Taylor,  da Administração Científica?

R: O principal objetivo consistia em assegurar a máxima prosperidade para o empregador (lucros) junto com a máxima prosperidade para o empregado (remuneração gradualmente maior e pleno desenvolvimento de suas capacidades).

  1. Qual era a proposta básica da Administração Científica?

R: O aumento da produção pela eficiência do nível operacional. Preconizava a divisão do trabalho, a especialização do operário e a padronização das atividades e tarefas por eles definidas. O operário passava  a saber cada vez menos do todo que constituía o seu trabalho, para passar a saber cada vez mais a parte que lhe cabia.

  1. Quais são os aspectos positivos da Administração Científica?

R: Incentivos/salários elevados, tarefas de acordo com as aptidões, objetivos/interesses comuns aos funcionários e gerentes, rapidez de produção/execução, eficiência de produção.

  1. Quais são os aspectos negativos da Administração Científica?

R: Visão mecanicista da pessoa, desconsideração do reconhecimento do trabalho, organização vista de forma fechada, desvinculada do mercado, tarefas repetitivas e monótonas, diminuição progressiva do ritmo de trabalho e aumento do stress.

  1. Cite 04 contribuições da Teoria Científica para a enfermagem:

R: A divisão do trabalho, elaboração ou adoção de manuais de técnicas e procedimentos, a preocupação com o como fazer, as escalas diárias de divisão de atividades.

Teoria Clássica

  1. O que visava a Teoria Clássica da Administração?

R: A eficiência da organização pela adoção de uma estrutura adequada e de um funcionamento compatível com essa estrutura.

  1. O que faz parte dos “princípios gerais da administração”, elaborados por Fayol?

R: Faz parte os princípios da: divisão do trabalho, da autoridade e responsabilidade, da disciplina, da unidade de comando, da unidade de direção, da subordinação do interesse particular ao interesse geral, da remuneração do pessoal, da centralização, da hierarquia e da equidade.

  1. Quais foram as críticas á Teoria Classica?

R: Esta teoria é de caráter prescritivo e normativo com regras e normas para o administrador, esta teoria só se preocupou com a estrutura formal da organização e não admitiu a existência da estrutura informal, que é constituída pelas pessoas e suas relações.

  1. Quais as contribuições da Teoria Clássica para Enfermagem?

R: Estrutura rigidamente hierarquizada nas instituições de saúde, organogramas mostram linhas de subordinação integral, as pessoas e as relações interpessoais não são devidamente consideradas, as propostas de trabalho resultam em atividades rotineiras com avaliações exclusivamente quantitativas.

Teoria das relações humanas

  1. O que a teoria das Relações Humanas difere das teorias Científica e Clássica?

R:  Essa teoria passou a enfatizar a variável “pessoa”  em lugar da variável “estrutura”, a preocupar-se com o homem no trabalho (aspectos psicológicos) e com os grupos (aspectos sociológicos) em lugar de preocupar-se com os métodos de trabalho e as regras e normas a serem seguidas pelos executantes.

  1. Quais são as críticas a Teoria das Relações Humanas?

R: Tornou-se uma forma paternalista de administração, em que, na busca da harmonia, os conflitos eram abafados e os confrontos entre empregados e a administração, ignorados.

  1. Quais as contribuições da Teoria das Relações Humanas para a enfermagem?

R: Na administração do pessoal de enfermagem, a liderança surge como uma estratégia de condução de grupo, a comunicação adequada entre o enfermeiro (líder) e os demais membros do grupo de enfermagem multiprofissional foi sendo considerada relevante, maior preocupação em proporcionar condições que estimulem e incentivem o pessoal.

Teoria Burocrática

  1. Como se caracteriza a Teoria Burocrática?

R: Visa a eficiência organizacional como objetivo básico, mantém um caráter racional e uma sistemática divisão de trabalho. Caracteriza-se ainda pela impessoalidade nas relações humanas, considerando os indivíduos apenas em função dos cargos e funções que exercem na organização.

  1. Quais são as críticas à Teoria Burocrática?

R: Valorização maior nas normas e regras do que para o contingente humano, impessoalidade no relacionamento humano,  necessidade de exigir símbolos que evidenciem o poder dos participantes.

  1. Quais as contribuições da Teoria Burocrática para a enfermagem?

R: A valorização das normas e regras, o pessoal de enfermagem passa a ter características profissionais de técnicos especializados.

Teoria de Sistemas

  1. Quais os principais objetivos da Teoria de Sistemas?

R: Integração nas várias ciências naturais e sociais, meio importante para obter uma teoria exata nos campos não físicos da ciência, ao desenvolver princípios unificadores para o universo de cada ciência, essa teoria nos leva mais perto da meta da unidade da ciência.

  1. Quais as contribuições da Teoria de Sistemas para Enfermagem?

R: As organizações são aceitas como subsistemas do sistema maior, o qual no caso, é o sistema de saúde, e com ele intercambiam matéria e energia.

Teoria Contingencial

  1. Qual é o aspecto positivo da Teoria Contingencial?

R: Esta teoria exerce um papel integrador por reunir conceitos de várias teorias sendo que nenhum deles são conceitos absolutos, permitindo, assim, reflexão sobre o tema proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com