TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agente Etiológico: Rubella Vírus, Gênero Rubivirus, da Família Togaviridae

Por:   •  24/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

Rubéola

Agente etiológico: rubella vírus, gênero Rubivirus, da família Togaviridae

Apresentação: A rubéola, patologia viral (Rubella vírus), é uma doença infecto-contagiosa transmitida através do ar, quando um indivíduo contaminado emite, a partir das vias respiratórias, secreções nasais ou gotículas de saliva contendo o agente etiológico, também pode ocorrer pelo contato direto com uma pessoa doente, por exemplo, beijo com troca de fluidos salivares. Porém, essa doença pode ter natureza congênita, disseminando-se através da placenta, em casos onde uma mãe doente transfere o vírus ao feto durante o desenvolvimento embrionário, sendo considerada uma das formas mais severas, pois resulta em má formação e distúrbios orgânicos, pode até mesmo ocasionar um aborto.

Contágio: O vírus da rubéola é encontrado no nariz e na garganta das pessoas infectadas. O contato direto com secreções de nariz/garganta ou a exposição a tosse ou espirro de uma pessoa infectada pode propagar a doença. As pessoas infectadas com rubéola são contagiosas desde 7 dias antes até 7 dias após o início da erupção.

Sinais e Sintomas: Os sintomas dessa doença podem ser confundidos com demais moléstias, sendo característico: baixo estado febril, inchaço dos nódulos linfáticos, dor nas articulações e presença de manchas avermelhadas na pele. Para um diagnóstico preciso é necessário um exame sorológico. Após o contágio a doença pode permanecer incubada em média até três semanas para então se manifestar, debelando-se com duas semanas com adequado tratamento (combinação de antitérmicos e analgésicos).

Profilaxia: evitar contato com pessoas contaminadas quando possível. Em caso de estar tratando de um paciente contaminado é importante utilizar os EPIs necessários ao menor contato com ele. Além da vacina

Vacina: a vacina faz parte do calendário de vacinação para crianças com 1 ano de idade (vacina tríplice viral, para imunizar contra sarampo caxumba e rubéola), sendo o reforço com 1 ano e 3 meses (tetravalente, a segunda dose de sarampo caxumba e rubéola e a primeira dose de varicela)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com