TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação Saudável

Por:   •  14/9/2016  •  Seminário  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

ENFERMAGEM SAÚDE COLETIVA

ENFERMAGEM, PROMOÇÃO DA SAÚDE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, E PRÁTICA CORPORAL/ATIVIDADE FÍSICA

Dupla: Charlynne Mesquita

     Cynthia Morais

Gleyciane Lima Pereira

Layon Fernandes

Marcella Bomfim

Professora: Isabella Campelo

FORTALEZA

2016

  1. INTRODUÇÃO

De acordo com a Politica Nacional de Saúde 2010, tornou-se  mais importante cuidar da vida de modo mais cuidadoso e especifico que abrangesse diversas áreas afim de que se reduzisse a vulnerabilidade ao adoecer e as chances de que ele seja produtor de incapacidade, de sofrimento crônico e de morte prematura de indivíduos e população. Onde o processo saúde-adoecimento evidencia que a saúde é resultado dos modos de organização da produção, do trabalho e da sociedade em determinado contexto histórico e o aparato biomédico não consegue modificar os condicionantes nem determinantes mais amplos desse processo, operando um modelo de atenção e cuidado marcado, na maior parte das vezes, pela centralidade dos sintomas (

A promoção da saúde consiste num conjunto de estratégias focadas na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e coletividades. Pode se materializar por meio de políticas, estratégias, ações e intervenções no meio com objetivo de atuar sobre os condicionantes e determinantes sociais de saúde, de forma Inter setorial e com participação popular, favorecendo escolhas saudáveis por parte dos indivíduos e coletividades no território onde residem, estudam, trabalham, entre outros. As ações de promoção da saúde são potencializadas por meio da articulação dos diferentes setores da saúde, além da articulação com outros setores. Essas articulações promovem a efetividade e sustentabilidade das ações ao longo do tempo, melhorando as condições de saúde das populações e dos territórios. (PORTAL DA SAÚDE)

O aconselhamento é uma prática educativa oferecida pelos profissionais de saúde no intuito de tornar os pacientes sujeitos ativos do seu processo de saúde. Tendo em vista o respeito à autonomia do indivíduo e valorizando seu potencial, possibilitando a mudança de condutas e a consequente melhoria de sua qualidade de vida.

A promoção da saúde em enfermagem para alimentação saudável e pratica de atividade física reflete a preocupação com a prevenção e com o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição como a prevenção das carências nutricionais específicas, desnutrição e contribui para a redução da prevalência do sobrepeso e obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis, além de contemplar necessidades alimentares especiais tais como doença falciforme, hipertensão, diabetes, câncer, doença celíaca, entre outras.

Tão importante quanto à prática do aconselhamento sobre hábitos saudáveis de vida pelos profissionais é a adesão a tais modos pelos indivíduos. Assim, somado ao desafio da realização de aconselhamento, têm-se os fatores que dificultam a adesão dos usuários de serviços de saúde a ele. A não adesão dos usuários aos cuidados recomendados pelos profissionais da saúde tem sido um dos principais entraves para a efetividade das ações.

        

2.        OBJETIVO

•        Analisar as intervenções de enfermagem relacionadas à promoção da saúde, alimentação saudável e atividade física.

3.        METODOLOGIA        

Trata-se de um estudo descritivo do tipo revisão bibliográfica, onde foram consultados artigos e publicações sobre o assunto retirados do site de busca de artigos scielo. Foi realizada uma tecnologia chamada de Sinal Saúde. E o instrumento foi construído  com papelão e cartolina dupla face, simulando um sinal de trânsito, onde imagens representando alimentos são colados de acordo com que cada cor representa ,para proporcionar um melhor entendimento de uma alimentação correta.    

3.3.        Análise dos Dados

A análise dos dados a partir da experiência foi oportunizada por um referencial teórico pertinente ao tema.

3.4.        Aspectos Éticos

Os aspectos éticos foram respeitados segundo resolução 466/2012, por tratar-se de um trabalho de revisão de literatura não necessitou de comitê de ética

4.        RESULTADOS E DISCURSSÕES.

A politica nacional desenvolveu estratégias específicas para implementação da qualidade de vida desses pacientes sendo elas, promover ações relativas à alimentação saudável visando à promoção da saúde e à segurança alimentar e nutricional, contribuindo com as ações e metas de redução da pobreza, a inclusão social e o cumprimento do direito humano à alimentação adequada; estimular ações que promovam escolhas alimentares saudáveis por parte dos beneficiários dos programas de transferência de renda; implementação de ações de promoção da alimentação saudável no ambiente escolar; mapear e apoiar as ações de práticas corporais/atividade física existentes nos serviços de atenção básica e na Estratégia de Saúde da Família, e inserir naqueles em que não há ações; ofertar práticas corporais/atividade física como caminhadas, prescrição de exercícios, práticas lúdicas, esportivas e de lazer, na rede básica de saúde, voltadas tanto para a comunidade como um todo quanto para grupos vulneráveis; estimular a inclusão de pessoas com deficiências em projetos de práticas corporais atividades físicas; organizar os serviços de saúde de forma a desenvolver ações de aconselhamento junto à população, sobre os benefícios de estilos de vida saudáveis; resgatar as práticas corporais/atividades físicas de forma regular nas escolas, universidades e demais espaços públicos entre outros (MINISTERIO DA SAÚDE,2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com