TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Infecções Hospitalares

Por:   •  5/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

A i uma das causas mais comuns de IRAS (Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde). É associada principalmente ao sexo feminino, devido a uretra mais curta, mas também acomete os homens, tanto por manipulação do  quanto por doenças de próstata. No entanto, o maior dos fatores de risco está exposto na sonda vesical e no seu período de duração. Além disso, a pode ser classificada em dois tipos, sendo eles: e, atingindo então o trato baixo (bexiga) e a , atingindo o trato alto (rins).  Pode ser facilmente identificada, através de exames de urina se for um caso simples, em casos mais graves exames por imagens podem estar sendo requeridos. É comumente tratada por antibióticos, por conta de seu patógeno principal ser as bactérias, especialmente a . Além disso, é importante lembrar que pequenas cosas como uma boa higiene íntima, ingestão de água e não utilizar roupas muito apertadas podem ajudar para que não ocorra, prevenindo de forma efetiva a infecção.

Palavras- chaves:

2. INTRODUÇÃO

    A , também conhecida como  é uma das IRAS (Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde) que mais acometem os hospitais atualmente. Consiste na colonização microbiana com invasão do tecido de estruturas do , relacionadas a .

Os principais fatores de risco associados são: sexo feminino, idade avançada, problemas anatômicos e fisiológicos do  e doenças como diabetes. Mas, a maior parte dos casos está relacionada a sonda vesical e sua duração. Pode atingir a bexiga, próstata, sistema coletor e rins, por conta disso apresenta uma variedade de manifestações clínicas. O patógeno mais frequente de se encontrar é a e pode chegar de diversas formas ao, por via hematogênica, linfática ou ascendente, sendo a última mais comum.

A analise é feita de forma simples com um exame de urina, se necessário exames laboratoriais específicos e radiológicos em casos graves. O tratamento pode variar e normalmente é feito com antibióticos

DEFINIÇÃO

As  conhecidas como são a resposta inflamatória do urotélio ao ataque bacteriano. Essa resposta está relacionada normalmente a bacteriúria, que é a presença desses patógenos na urina e também a piúria que é a presença de glóbulos brancos, indicando que o sistema imune está tentando combater a bactéria.

Os sintomas que essa infecção pode apresentar são:

  • Disúria (Dificuldade ao urinar e pode ser acompanhada de dores)
  • Polaciúria (É o aumento da produção de urina excretada sem relação com o que foi ingerido)
  • Hematúria (É o aparecimento de sangue na urina)
  • Piúria (Presença de pus na urina)
  • Urgência miccional (É a necessidade extrema de excretar a urina por via impulsos dolorosos)

                     

 

ETIOLOGIA DAS INFECÇÕES DO

A  é caracterizada pela colonização bacteriana, sendo assim os microrganismos atuam pelas vias ascendentes que são a uretra, hematogênica e linfática.

Além disso, as bactérias GRAM negativas são as mais comuns de estarem associadas a essas infecções, por terem fímbrias e uma camada externa que ajuda a se tornar mais resistente e virulento,  sendo as principais a  . A  é responsável por 70 a 85% das ITU’s obtidas em comunidade e por 50 a 60% em idosos admitidos nas instituições. Quando essa infecção ocorre em hospitais, os pacientes estão em contato com diversos agentes patogênicos, com predomínio das enterobactérias e diminuição das Escherichia coli, no entanto, ela não deixa de ser habitualmente a primeira causa.

INCIDÊNCIA

O  normalmente tem poucos micróbios, porem está sujeito a algumas infecções oportunistas, que poder causar muito problemas.

Segundo os autores, as  uma invasão e multiplicação de bactérias resultante do colón humana e de animais. A colonização causar a invasão da uretra, bexiga e ureteres, chegar a comprometer até os rins.

Ainda trazem que a  tem algumas fases, uma é a uretrite e a outra a pielonefrite, começar com uma inflamação na uretra (uretrite), e quando não e tratada rapidamente, a inflamação atinge a bexiga (cistite), e até os ureteres (uretrite). O perigo desta inflamação são os microrganismos passa pelos ureteres e comprometem os rins (pielonefrite).  Em alguns casos as complicações podem evoluir para uma septicemia (inflamação do sangue que acontece quando à uma ), pode até mesmo levar a morte. (Livro Microbiologia 10° edição, Tortora, Funke, Case 2009).

No adulto, a  se eleva e o predomínio no sexo feminino se mantém, com picos de maior acometimento no início ou relacionada à atividade sexual, durante a gestação ou na menopausa, que 48% das mulheres teve ou pode ter uma vez a infecção urinária ao longo de sua vida. No sexo feminino, e mais frequente a  pois a uretra menor (com 5 cm e os 20 cm da uretra masculina), e tem a maior proximidade do ânus com o vestíbulo vaginal  e uretra.

Já no sexo masculino, o comprimento da uretra é maior, aumentando o fluxo urinário e o fato antibacteriano prestático (contém zinco, lisozima, lactoferina e iga, na urina do homem torna ainda mais difícil o desenvolvimento bacteriano), agem como protetores. A partir dos 50 anos, a presença d e patologias prostático torna o homem mais susceptível à Ocorre principalmente quando os microrganismos, na maioria dos casos bactérias, sobem pela uretra e atingem a bexiga, os ureteres e os rins.

A bactéria não frequente no  é a Escherichia Coli e faz parte do intestino normal. Pode-se constatar como são importantes os hábitos de higiene adequados para a prevenção de . (Hospital Sírio-Libanês).

AGRAVAMENTO DA

Essas  podem prejudicar a bexiga e estruturas abaixo da bexiga, causando  podendo ser superior ou interior.

As Cistite e uma infecção do interior ou, fica na camada da mucosa superficial, podendo causar disúria, polaciúria, tenesmo vesical e dor na região hipogástrica.

As infecções dosuperior, são menos comum e pode acometer os rins e os ureteres.

Uretrite e a  na uretra, o canal que a urina passa para sair do corpo, causando disúria e polaciúria são frequente, associada a infecções por microrganismos e cistite não infecciosas.

Prostatite é  da próstata causado dificuldade para passar a urina, pois fica na base da bexiga, quando inicia a uretra, causando dor ou ardor para urinar, vontade em excesso de urinar e secreção uretral.

Pielonefrite e a invasão de microrganismos que pode comprometer o funcionamento dos rins, causando febre, calafrios, dor lombar, náusea, disúria, piuria, se não for tratada pode progredir para uma insuficiência renal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com