TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistência de enfermagem na diabetes gestacional

Por:   •  13/9/2019  •  Artigo  •  5.020 Palavras (21 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 21

ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1][pic 2]

INSTITUTO EDUCACIONAL DE CÁCERES – IEC

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM DIABETES GESTACIONAL

Autor: Luiz Felipe Da Silva Moreira De Freitas[1] 

Orientadora: Erika Bernardes da Costa[2]        

RESUMO

Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica realizado em sites e revistas eletrônicas no período de junho a agosto de 2017 sobre o diabetes gestacional e suas principais complicações, bem como as ações de prevenção e promoção de saúde desenvolvidas pelas equipes de enfermagem junto as equipes multiprofissionais. O diabetes gestacional é um importante problema de saúde pública relacionada a atenção a saúde das mulheres do Brasil, sendo responsável por complicações obstétricas e neonatais. O diabetes gestacional está relacionado ao metabolismo de carboidratos e a síntese de glicose pelo organismo. Seu aparecimento está relacionado ao aumento dos hormônios na gestação que leva a uma resistência a insulina e está ligado a vários fatores de risco como o sedentarismo, obesidade e a alimentação inadequada. É cada vez mais necessário que ações que visem a promoção da saúde e a prevenção da ocorrência do diabetes gestacional sejam realizados pelas equipes de saúde visando a diminuição dos riscos a saúde materna e neonatal.

Palavras chaves: diabetes gestacional; Fatores de risco; Cuidados de enfermagem.

ABSTRACT

It is a study of bibliographic review carried out in websites and electronic journals from June to August 2017 on gestational diabetes and its main complications, as well as the actions of prevention and health promotion developed by the nursing teams with the teams Multiprofessional. Gestational diabetes is an important public health problem related to the health care of Brazilian women, being responsible for obstetric and neonatal complications. Gestational diabetes is related to the metabolism of carbohydrates and the synthesis of glucose by the body. Its appearance is related to the increase of the hormones in the gestation that leads to an insulin resistance and is linked to several risk factors like the sedentary lifestyle, obesity and the inadequate feeding. It is increasingly necessary that actions aimed at health promotion and prevention of the occurrence of gestational diabetes are carried out by health teams in order to reduce risks to maternal and neonatal health.

Key words: gestational diabetes; Risk factors; Nursing care.

INTRODUÇÃO

  A gestação é um momento único na vida das mulheres sendo marcado por momentos de ansiedade, felicidade e medo. Quando a mesma é descoberta esperasse ocorra dentro dos parâmetros considerados normais e que termine com o nascimento de um bebe saudável e sem prejuízos a saúde materna, mas nem sempre é o que acontece, podendo surgir problemas como o diabetes gestacional que podem trazer complicações (BRASIL, 2010).

Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é definido como qualquer nível de intolerância a carboidratos, resultando em hiperglicemia de gravidade variável, com início ou diagnóstico durante a gestação (MIRANDA, REIS, et al, 2008).

Segundo o ministério da saúde (2010) em seu caderno de atenção a gestação de alto risco o atendimento pré-natal é de fundamental importância para a detecção precoce da diabetes gestacional. O diagnóstico precoce e o tratamento visam reduzir a morbimortalidade materna e fetal. A equipe deverá estar atenta aos fatores de risco e ao aparecimento dos sinais e sintomas.

De acordo com Brasil (2010) a equipe de enfermagem deverá atuar junto a gestante na realização de atividades educativas e na realização das consultas de enfermagem. O profissional devera acolher a gestante a fim de que se sinta, criando um ambiente seguro e tranquilo.

O interesse pelo assunto surgiu da observação do aumento do número de casos de diabetes gestacional nos últimos anos, muitas mulheres desconhecem que podem desenvolver esta patologia durante a gestação. É de fundamental importância que as equipes de enfermagem estejam preparadas para o atendimento a estas mulheres a fim de melhorar a qualidade de vida tanto materna quanto fetal.

O trabalho tem por objetivo descrever como desenvolve-se o diabetes gestacional e por objetivos específicos apresentar os fatores de risco relacionados ao aparecimento desta patologia, apresentar as complicações relacionadas e o papel das equipes de enfermagem como promotoras de saúde frente a esta problemática.

Para elaboração do trabalho foi desenvolvido um estudo de revisão bibliográfica utilizando a literatura disponíveis em revistas online, livros sobre a temática, bem como os manuais e as diretrizes do ministério da saúde sobre o acompanhamento pré-natal e saúde da mulher no período de junho a agosto de 2017.

O estudo de revisão bibliográfica pode ser definido como aquele que visa conhecer e analisar criticamente as principais contribuições teóricas produzidas sobre determinado assunto.

Foram utilizados como critérios de inclusão trabalho públicas em sites de livre acesso, em língua portuguesa e que respondessem a temática estudada. Os critérios de exclusão foram aqueles que não estavam disponíveis a livre acesso, ou seja necessitam de pagamento, de línguas estrangeiras ou que fugissem da temática.

ASPECTOS GERAIS DA GESTAÇÃO

A gestação pode ser considerada como um evento social, emocional e fisiológico para as mulheres, sendo marcado por várias mudanças e aparecimento de sentimento e sensações nunca antes experimentados.

Segundo Reis et al (2011) na gestação as concentrações de nutrientes nos tecidos e nos líquidos são modificadas por adaptações fisiológicas do organismo materno, o organismo materno se adapta a esta nova condição, para evitar o estado de competição biológica, que pode comprometer o bem-estar da mãe e do feto em desenvolvimento.

 Piccinini, et al (2008) destaca que durante a gestação o organismo da mulher sofre várias alterações emocionais e físicas onde os vários sistemas do corpo são preparados para sustentar o feto até ao seu nascimento.

Moreira, et al (2011) reforça que a primeira alteração percebida pela mulher é a amenorreia, ou seja, a ausência da menstruação, sinal que ocorreu a fecundação do ovulo pelo espermatozoide. Neste estágio o hormônio gonadotropina coriônica já pode ser detectado através de exames de sangue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (419.2 Kb)   docx (258.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com