TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento

Por:   •  9/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

ALUNO: EDUARDO HENRIQUE TEIXEIRA RIBEIRO

RA: 8484195408

INTRODUÇÃO:

Atualmente encontramos diversas transformações no mundo do trabalho no que diz respeito à globalização, flexibilização e competitividade.

No Brasil, essa preocupação surge mais tarde, também em função da preocupação com a competitividade das empresas. No que se diz respeito a qualidade de vida no trabalho (QVT), engloba aspectos como motivação, satisfação, condições de trabalho e estilos de liderança Sendo que a ideia de QVT é embasada em humanização do trabalho e responsabilidade social da empresa, no que tange o entendimento de necessidades e aspirações do indivíduo, pela reestruturação do desenho de cargos e novas formas de organizar o trabalho, juntamente com a uma formação de equipes de trabalho autônomas e melhoria do meio organizacional (BORGES, 2001).

DESENVOLVIMENTO:

Numa das teorias encontradas, Maslow propôs que as necessidades humanas podem ser hierarquizadas em níveis, como as necessidades fisiológicas, de segurança,  sociais,  auto-estima, auto-realização e a medida que as necessidades básicas são satisfeitas, as demais surgem até que se chegue às mais elevadas (POLSIN, 2012).    

Atualmente, tem sido intenso o esforço e desgaste do trabalhador moderno a fim de manter-se empregado. No século XX, muitos pesquisadores contribuíram para se verificar sobre a satisfação do trabalhador, motivação, obtenção de metas organizacionais e Qualidade de Vida do Trabalhador e viu-se que as empresas estão cada vez mais exigentes (ROSSO, 2010).

O Brasil se encontra entre os países que apresenta maiores operações por horas médias de trabalho, principalmente nas atividades mais expostas à concorrência nacional e internacional, como Bancos, Setores de Telefonia e Comunicação. A jornada de trabalho se define pela duração que compreende a quantidade de tempo que o trabalho consome na vida das pessoas e sabemos o quanto afeta a qualidade de vida, podendo interferir na possibilidade de usufruir ou não de mais tempo livre; Além disso, define a quantidade de tempo que pessoas se dedicam a atividades econômicas e estabelece relações diretas entre as condições de saúde, o tipo e o tempo de trabalho executado (BORGES, 2001).

Assim, a qualidade de vida no trabalho abrange, dentre outras coisas, o orgulho pelo trabalho realizado, a autoestima, o equilíbrio entre o trabalho e lazer, o respeito pelos direitos, e horários e condições de trabalho sensatos. Dessa forma, adotando-se programas de qualidade de vida e promoção da saúde, o indivíduo apresentaria maior resistência ao estresse, maior eficiência no seu trabalho do dia a dia, maior motivação, além de possuir melhor relacionamento interpessoal. Em consequência disso, as empresas seriam beneficiadas com um trabalhador mais saudável, com menor indicie de acidentes, maior produtividade e melhor ambiente de trabalho (ROSSO, 2010).

Atualmente, administrar uma empresa requer além de tudo, planejamento, organização e controle. As ameaças vindas dos clientes e da concorrência requerem habilidades humanas contínuas. Além disso, as empresas se sentem cada vez mais pressionadas e exigem das pessoas e, principalmente, dos seus gerentes, maneiras diferentes e seguras de se alcançar resultados cada vez melhores (POLSIN, 2012).

          

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Um bom lugar para se trabalhar possibilita que as pessoas tenham, além do trabalho, outros afazeres no sua dia-a-dia como família, amigos e lazer. Sendo assim, não é justo pensar que um local de trabalho seja a única coisa na vida das pessoas. As organizações deveriam estar mais bem preparadas para elevar a qualidade de vida e do trabalho, já que é ali que as pessoas passam a maior parte de suas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com