TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Enfermeiro no Parto Humanizado

Por:   •  9/8/2022  •  Monografia  •  4.452 Palavras (18 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução: O parto natural sofre uma desvalorização, cada vez maior devido à prática de intervenções cirúrgicas desnecessária, demostra o quanto a população feminina não sabe que é direito dela o parto natural. Mesmo que o trabalho de parto seja extenso, é a melhor opção tanto para o recém-nascido, quanto para sua recuperação. Objetivo: Avaliar a importância do enfermeiro na assistência prestada à parturiente, quando realizada de forma humanizada e, qual o sentimento das mulheres durante essa assistência. Materiais e Métodos: O método utilizado para a elaboração deste trabalho foi o estudo de revisão bibliográfica. A pesquisa incluiu 40 periódicos, publicados em bases de dados online como, US National Library (Pubmed), Scientific Eletronic Library Online (Scielo); Literaruta Latino Americana em Ciências de La Salud (LILACS) usando como descritores: humanização, parturiente, parto e assistência no período entre 2010 a 2020, onde foram incluídos 31 periódicos e exclusos 9 por estarem fora do período acima citado e por não demonstrem a importância do papel do enfermeiro na assistência de enfermagem ao parto humanizado. Resultados e Discussões: Tendo como reflexão sobre os textos referentes ao tema proposto sobre assistência ao parto humanizado, observou-se que os desafios de humanização relacionada à obstetrícia, relacionam-se à falta de conhecimento da equipe. De acordo com as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Natural, os procedimentos de humanização devem ser realizados por toda a equipe que auxilia o parto.

Descritores: Humanização, parturiente, parto, assistência.

INTRODUÇÃO

O parto natural sofre uma desvalorização, cada vez maior devido à prática de intervenções cirúrgicas desnecessária, demostra o quanto a população feminina não sabe que é direito dela o parto natural, mesmo que o trabalho de parto seja extenso é a melhor opção tanto para o recém-nascido, quanto para sua recuperação (SALES; AVELAR; ALÉSSIO, 2018).

Pelo fato de ser um longo período até o nascimento, as mulheres acham que se tornam incapazes e optam por intervenções cirúrgicas, que poderia ser a última opção, caso a mulher não consiga fazer parto normal (JAKOBI, 2010).

Sendo, assim a humanização tem sido um tema que está ganhando muito espaço atualmente, sendo abordada constantemente, em debates e conferências que tratam sobre o conceito de saúde, tendo como finalidade principal o atendimento pelo SUS, tendo como exposição um discurso que valoriza os aspectos emocionais e subjetivos até os aspectos que envolvem mudanças na gestão e nas práticas de saúde (ROCHA, CARVALHO, 2011).

A humanização do parto é um assunto que deve ser debatido nos dias de hoje, pois a parturiente deve ter apoio desde o momento da descoberta da gestação até o seu término no parto. Esta humanização visa promover assistência integral, respeitando as dimensões espiritual, psicológica, biológica, e tornando o parto mais fisiológico, diminuindo intervenções desnecessárias durante o processo de pré e pós-parto e na implantação de procedimentos que possam trazer desconforto físico (ALVES et al., 2019).

Os profissionais de enfermagem são responsáveis por desenvolverem atividades de extrema importância prestando assistência aos partos, independente de qual seja. Diante da eficiência encontrada com o auxílio da tecnologia, o parto natural, foi rotulado como algo indispensável que necessita de uma assistência complexa (FERREIRA et al., 2016).

Já a mulher, acredita que para parir de modo seguro, tem que passar por procedimentos cirúrgicos mesmo ela tendo a oportunidade de parir de forma natural, opta pela cirurgia para a retida do recém-nascido de medicalização (PROGIANTI; COSTA, 2014).

Dessa forma o parto humanizado oportuniza a um melhor processo de atendimento nos serviços de saúde, e necessita uma aceitação principalmente dos gestores e profissionais da enfermagem, para que a população possa ter um cuidado universal, integral e humanizado (RIBEIRO et al., 2016).

O apoio dos gestores é fundamental importância para a implantação dos projetos, até o processo de capacitação da equipe, para uma ocorra uma permanente educação em saúde (MOURA, 2015).

O parto é o momento mais esperado na vida de uma mulher, pois tratasse de um evento que integra a vida reprodutiva de homens e mulheres, representando um processo singular de vida, uma experiência memorável na vida do casal, que envolve também suas famílias e a comunidade (SILVA, 2017).

Portanto, a parturiente deve receber um cuidado diferencial nesse momento para repercutir, essa experiência de forma positiva, dessa forma a união entre a assistência da enfermagem obstétrica e o parto humanizado, resulta de modo positivo para a população a ser assistida (BRASIL, 2013).

Optou-se pelo seguinte tema: Assistência de enfermagem ao parto humanizado, com o objetivo de avaliar a importância do enfermeiro na assistência prestada à parturiente, quando realizada de forma humanizada, qual o sentimento das mulheres durante essa assistência (JAKOBI, 2010).

DESENVOLVIMENTO

O Parto Humanizado é recomendado pelo Ministério da Saúde, mas há uma barreira principalmente para mulheres que fazem parte de classes sociais mais pobres, o atendimento deveria ser de forma universal, abrangendo os princípios da equidade e universalidade no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) (BRASIL, 2018).

Devendo ressaltar o conceito, histórico, econômicos e sociais para a realização do Parto Humanizado, no sentido de descrever as dificuldades que as mulheres enfrentam para que uma instituição de saúde a recomende (BRASIL, 2013).

O enfermeiro tem sua valorização desde a avaliação inicial, diagnóstico das alterações, apoio, antes, durante e após o parto tornando esse momento o mais agradável para mãe (SEIBERT et al., 2015).

Uma abordagem humana inclui o apoio às mulheres grávidas e suas famílias e as informações necessárias para o parto natural. Inclui os seguintes cuidados desde início do pré-natal até o momento do parto, a parturiente deve ser instruída como se alimentar, deve orientar sobre deambulação no período das dores, também relatar que a gestante pode escolher a melhor posição para o parto (MEDEIROS et al., 2016).

PARTO NATURAL

Por outro lado, o parto natural não está sujeito a qualquer intervenção médica. Neste caso, as mulheres só recebem o apoio, cuidados e orientação de pessoal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com