TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autismo infantil

Por:   •  19/10/2015  •  Resenha  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 2

Definição: O tema Autismo Infantil tem sido polêmico desde que foi descrito pela primeira vez por léo kanner em 1943.O primeiro trabalho cientifico publicado e reconhecido internacionalmente, descrevendo um conjunto de sintomas sobe o nome de "disturbio autistico do contato afetivo", foi realizado por kanner (1943).Esse autor descreveu os casos de crianças que apresentavam como caracteristica em comum a inabilidade para desenvolver relações interpessoais, extremo isolamento, atraso no desenvolvimento da linguaguem e o uso não comunicativo da mesma, repetições de simples padrões de atividade de brinquedo e presença de habilidades isoladas.

A conceituação sobre o autismo evolui muito desde a descrição de kanner em 1943. Entranto questões referentes a etiologia e tratamento presentes desde os anos 50 ainda dividem a comunidade cientifica. Na perspectiva organicista, existe uma maior preoucupação com estudos sistematicos, com especial atenção aos componentes neurologicos e da linguagem implicada no autismo.Desde rutter em 1979, o autismo tem sido definido como uma sindrome comportamental oriunda de um quadro organico. em consequencia disso, iniciou-se uma mudança na abordagem do autismo, até entao classificada como um tipo de psicose infantil. Esse autor afirma que as crianças com autismo tem um deficit cognitivo especifico que afeta linguagem e processo centrais, de codificação,com implicações para o comportamento social(RUTTER 1997).

Fonte: Karla Goldberg , Psicologa pela Universidade de Passo Fundo(RS), Desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Justificativa do Tema: Tendo em vista o Autismo Infantil ser uma patologia pouco estudada por profissionais de enfermagem, posso definir assim a escolha do tema para beneficiar, tanto profissionais, quanto leigos, sobre tal sindrome que merece toda atenção ja que o numero crescente de diagnosticos se faz presente na área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com