TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Autismo na educação infantil

Por:   •  4/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  7.056 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IDENTIFICAÇÃO

Nome: Liciane Aparecida MAntz de Oliveira

RU: 674205

1 TEMA

Autismo na Educação Infantil

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Nos últimos anos podemos observar o grande crescimento nas práticas pedagógica inclusiva, cada vez mais deparamos com um grande número de crianças no processo de inclusão sendo inserida na escola, nesse caso demanda atenção e conhecimento especifico, um deles é autismo.

Na procura de respostas destas e de outras questões sobre o autismo, verificamos informações para melhor compreensão sobre esse distúrbio nas crianças na educação infantil.

Na escola, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2007), o movimento mundial pela educação inclusiva se refere a ações políticas, culturais, sociais e pedagógicas, desencadeadas em defesa do direito de todos os alunos aprenderem juntos, sem nenhum tipo de discriminação.

Mais ao longo do tempo podemos observar, mostramos e discutimos sobre as grandes dificuldades encontradas pela escola e profissionais da educação infantil em inserir alunos autista em sala de aula.  Não esquecem que a educação infantil é base para a construção do desenvolvimento global do aluno.

O grande centro dessa pesquisa é a dificuldade encontrada na inclusão do autismo na educação infantil. Temos que notar a grande dificuldade encontrada e deparar com a realidade dessa síndrome.

A incorporação do autista na educação infantil, deve ser analisada pois eles têm um “mundo próprio” no qual se isolam completamente do grupo, onde apresentam diversas características do autismo. Surge uma pergunta: como incluir a criança autista na escola?

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

A escola seja ela particular ou publica, deve ser uma instituição educativa que se prepare para incluir as crianças autistas, não apenas que ela seja mais uma, e sim que seja incluída e suas diferenças e limitações seja reconhecida, e que os educadores, porém adequar a elas para atende-las.

A escola enquanto uma instituição educativa é necessária que esteja preparada para incluir as crianças autista. Se as leis fossem cumpridas corretamente as crianças com necessidades especiais iriam receber uma educação de qualidade. Mas vemos hoje que elas são colocadas em sala de aula sem estrutura dos professores, e de todos os profissionais na área da educação, sendo assim não denominando processo de inclusão, e sim apenas um meio de estatística para demonstrar que existe criança com necessidades especiais em sala de aula

Notamos é o grande obstáculo que a inclusão educacional trava com o autismo, muitas pessoas de acordo com Bridi, Fortes e Bridi Filho (2006), o ´´medo`` de atuar com pessoas autismo, seja pelo desconhecimento sobre o assunto ou por defrontarem-se diariamente com problemas que poderá ter respostas diante de intervenção pedagógica com o aluno.

Podemos observar a grande dificuldade que encontramos para a inclusão educacional, dos alunos com autismo. Umas das principais dificuldades é a qualificação dos profissionais da educação envolvido, por isso e outros questionamentos surge como deve ocorrer o processo de inclusão de aluno autista na escola de educação infantil regular?

  1. JUSTIFICATIVA

O que me motivou a fazer pesquisa sobre a inclusão de crianças da educação infantil com autismo no ambiente escolar foi o fato de estar diariamente convivendo com crianças entre 5 e 6 anos, em que aluno tem o diagnóstico de autismo. Tentar intender o cotidiano do autismo na sala de aula é um meio de ajudar o processo de inclusão.

Podemos notar que a inclusão se por cumprida conforme as leis as essas crianças com autismo seriam colocadas dentro da sala de aula com estrutura e profissionais qualificados seria essencial, mais notamos hoje que essas crianças são colocadas dentro da sala de aula sem uma estrutura se principalmente sem profissionais qualificados para ajudar o bom desenvolvimento, sendo assim essa criança uns números, que comprovará a inclusão.

Podemos notar a grandes dificuldades, a falta de políticas publicas para melhorar o processo de inclusão e dificultando ainda mais a vida dessas crianças autistas.

Por esse motivo escolhi estudar o autismo, para tentar ajudar essas crianças se adaptar no meio educacional, já que elas possuem grandes dificuldades em se adaptar no meio social.

4   OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

- Identificar formas de inclusão da criança autista na educação infantil.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Abordar as grandes dificuldades dos profissionais na educação infantil, em se adaptar e se qualificar para esse trabalho;

- Apontar as principais dificuldades do educador e do autista encontradas no dia a dia no processo de inclusão na educação infantil;

- Diferenciar inclusão e integração.

- Descrever as características do autismo;

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para um bom desempenho do autista, é essencial que a família seja o principal apoio, que ela busque ajuda e tratamento em todas as áreas que precisem.

Umas das principais dificuldades encontradas no processo de inclusão, é a falta de informação.

Podemos notar na escola de educação infantil, que a demanda da inclusão chegou ás escolas antes dos profissionais estejam qualificados. A falta de políticas pública para tornar esses alunos não penas um número seria essencial pata o bom desenvolvimento.

A lei nº 9.394/96   define que são obrigatórios os professores com especialização para atender crianças com necessidades especiais.

Em relação à legislação, destaca-se como marco jurídico-institucional fundamental a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96), aprovada em 20 de dezembro de 1996. O objetivo dessa foi iniciar um processo de mudanças em todos os níveis da educação, que foram reorganizados em educação básica - que abarca a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio - e ensino superior. A LDB dedica um capítulo à formação de professores, assinalando os fundamentos metodológicos, os tipos e as modalidades de ensino, bem como as instituições responsáveis pelos cursos de formação inicial dos professores. Também, no artigo 13, a LDB estabelece as incumbências dos professores, independentemente da etapa escolar em que atuam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com