TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão do Autismo na Educação Infantil, de 0 a 6 anos

Por:   •  13/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 4

1 TEMA

Inclusão do Autismo na Educação Infantil, de 0 a 6 anos

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Apresentar propostas para trabalhar com a criança Autista na Educação Infantil e qualificação dos profissionais. Mostrar como identificar e estabelecer formas de reconhecimento do autismo.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

Estamos cumprindo a lei de inclusão em nossas instituições de Educação Infantil, ofertando à estas crianças educação adequada, local e profissionais aptos à atende-lo?

3 JUSTIFICATIVA

Minha motivação em apresentar este trabalho se deu após receber um aluno Autista e não estar apta para atendê-lo por falta de capacitação e espaço inadequado, sentia dificuldades na maneira de comunicar, interagir e oportunizar contato social.

Se faz necessário que a Escola de Educação Infantil, com o papel de instituição educativa, esteja se adequando para incluir as crianças autistas, não apenas com a finalidade de aumentar os índices de inclusão, mas como provedor, daquele que reconhece as suas diferenças, limitações e necessidades.

Hoje para que se cumpra a lei de inclusão e estas crianças recebam uma educação adequada, o local e os profissionais devem estar preparados para atendê-lo. Do contrário, se tais crianças forem colocadas dentro de uma sala de aula sem uma estrutura apropriada e sem um professor qualificado, não ocorrerá a inclusão, apenas um dado estatístico que comprovará que há uma criança a mais em sala de aula, sem a devida atenção.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Identificar formas de inclusão da criança autista na Educação Infantil com idade de 0 a 6 anos, possibilitando a independência e ensino de qualidade com profissionais e espaços qualificados.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Saber identificar as características de uma criança autista;

 Averiguar como um autista relaciona-se no ambiente escolar, com professores e outras crianças;

 Investigar se o espaço e a qualificação dos profissionais são adequados para a criança autista.

 Averiguar de que forma a família é orientada na busca de tratamento médico especializado

 Investigar as dificuldades encontradas pelos educadores;

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo.

A infância é a ocasião de maior importância na aprendizagem das crianças, onde apreciam e vivenciam momentos únicos.

Segundo Rivière (1995), para a criança autista, atualmente, o tratamento mais eficaz e universal é a educação.

A educação do autista tem os mesmos objetivos gerais que a educação para todas as crianças: desenvolvimento máximo de suas possibilidades e competências, favorecer um equilíbrio pessoal mais harmônico possível, promover o bem-estar emocional e aproximar as crianças autistas do mundo humano, construindo relações significativas.

Para Rivière (1995), o professor não deve esquecer que, nos casos de autismo, são sempre necessários modelos educacionais que permitam atingir os objetivos da educação infantil, apesar das graves deficiências na interação, comunicação e linguagem e das importantes alterações da atenção e da conduta que seus alunos podem apresentar.

Os autistas muitas vezes, podem se encontrar sem encorajamento, devido à falta de interação do educador e de outras crianças, sendo notado a diferença quando interagem com crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com