TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESCOLAR E A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  3/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.138 Palavras (13 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E HUMANIDADES.

NÚCLEO COMUM DOS CURSOS DE

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – FILOSOFIA – MATEMÁTICA – PEDAGOGIA

BEATRIZ REZENDE TALIB

FERNANDA MURIEL

LARISSA BORGES GALLI

MARCELA DE CASTRO WANRHATH

NAYRA TIÊ BRAGUINI DOS SANTOS

NOEMI MATIAS BARBOSA CUNHA

A GESTÃO ESCOLAR E A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO

NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2017

BEATRIZ REZENDE TALIB

FERNANDA MURIEL

LARISSA BORGES GALLI

MARCELA DE CASTRO WANRHATH

NAYRA TIÊ BRAGUINI DOS SANTOS

NOEMI MATIAS BARBOSA CUNHA

A GESTÃO ESCOLAR E A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO

 NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto Integrador apresentado aos professores do módulo “Metodologia, Pesquisa e Educação” e dos cursos de Ciências Biológicas, Filosofia, Matemática e Pedagogia da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo.

Orientação: Profa. Dra. Cassia Alessandra Domiciano

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2017

PROJETO DE PESQUISA

TÍTULO: A GESTÃO ESCOLAR E A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

APRESENTAÇÃO DO TEMA

Buscamos mostrar o papel da gestão escolar para efetiva inclusão das crianças que apresentam deficiência intelectual, especificamente autismo, na Educação Infantil, seja através da capacitação dos professores, preparação de planos de aula inclusivos, espaços físicos e atividades que promovam a inclusão dessas crianças na Educação Regular, assegurando dessa maneira o direito constitucional de atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, sem segregação.

JUSTIFICATIVA

O tema foi escolhido, pois em uma conversa sobre nossas rotinas escolares como estagiárias, acabamos chegando a situações semelhantes em escolas totalmente diferentes. Como a gestão escolar, responsável pela inclusão das crianças autistas nas escolas, responsável pela capacitação dos professores, acaba muitas vezes não incluindo as crianças no ambiente, deixando somente nas mãos dos professores, que já são sobrecarregados com a quantidade de alunos das salas de aula, e por fim não dando conta do conjunto. As crianças om autismo saem prejudicadas, e a gestão é uma das responsáveis por não oferecer a esses alunos todos os recursos necessários.

PROBLEMA DA PESQUISA

A inclusão é um tema que vem sendo bastante discutido nas grandes mídias, porém a prática desse contexto educacional é questionada quando vemos um despreparo e resistência profissional para atender principalmente crianças com autismo na escola.

Visando ampliar esta questão, o grande problema desta pesquisa é o quanto a gestão escolar pode influenciar e promover a inclusão de crianças com autismo na escola, principalmente na educação infantil, que é a época em que o tratamento é mais eficaz e o desenvolvimento da criança é afetado pelo meio e convivência com outras crianças da mesma idade.

HIPÓTESES

Segundo Bossa (2011), as instituições escolares são parte do processo de aprendizagem de seus alunos, e há vários fatores que devem ser considerados, aspectos biológicos, psicológicos, sociais, históricos e entre outros, ou seja, o processo de socialização e aprendizagem dos alunos ocorre de forma dinâmica e multidisciplinar, ao falarmos sobre o processo de inclusão dos alunos com autismo no ambiente escolar devemos considerar todos esses elementos.

Tendo como base isto, e no problema de pesquisa gestão escolar pode influenciar e promover a inclusão de crianças com autismo na escola levantaremos as seguintes hipóteses:

  • Inicialmente devemos identificar o conceito de inclusão proposto pelo projeto político pedagógico da escola, pois isso é determinante nas práticas de inclusão propostas pela gestão escolar.
  • A gestão escolar deve incentivar a promover Formação continuada dos educadores na área de inclusão.
  • Como terceira hipótese, enfatizaremos que a gestão escolar deve angariar profissionais das mais variadas áreas do saber, que atuarão juntamente com a gestão escolar e professores no processo de inclusão dos alunos com autismo.

OBJETIVOS

Geral:

  • Identificar de qual modo a gestão escolar pode influenciar e promover inclusão de crianças com autismo na educação infantil.

Específicos:

  • Especificar conceito de inclusão e sua relevância no projeto político pedagógico.
  • Apresentar a importância da formação continuada dos professores.
  • Enfatizar a relevância da imersão dos na escola, tais como: psicólogos, psicopedagogo, pedagogo entre outros, podendo auxiliar no processo juntamente com a gestão escolar e os professores.

METODOLOGIA

        A pesquisa será realizada em duas escolas de Educação Infantil de São Bernardo do Campo, ABC – SP, sendo uma de Educação Publica e a outra Particular. Onde serão entrevistados Gestores, professores e pais de alunos com Autismo. Aos pais levantaremos questões sobre como eles classificam o processo de ensino para as crianças autistas; já aos professores, as perguntas serão referentes ao preparo que a instituição os oferece para com tais alunos; Com os gestores, conversaremos sobre a inclusão desses alunos dentro da escola e sobre os métodos utilizados com tais casos.

REFERENCIAL TEÓRICO

Com o objetivo de realizar uma análise social sobre o processo e as leis da educação infantil, esta pesquisa terá como contribuições o artigo 7.Educação Infantil do (MEC) Ministério da Educação do Brasil. A educação infantil tem por lei atingir todas as crianças independente de sua naturalidade, raça, região. A Constituição Federal de 1988 garante total atendimento aos filhos dos proletários desde seu nascimento até os seis anos de idade, tendo como objetivo o desenvolvimento integral da criança, isso em seus aspectos intelectual, psicológico, físico e social. Esse processo não tem como objetivo preparar a criança para o ensino fundamental e sim ser um complemento a ação da família e da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (164.4 Kb)   docx (183.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com