TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Baseada em evidencias

Por:   •  29/5/2017  •  Artigo  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO – UNINOVAFAPI

CURSO DE ENFERMAGEM

ANA RAYSSA NUNES LIMA

JULIANA SILVIA SOARES RODRIGUES

MERCYLLA FRANCISCA GOMES SILVA

RENATA DE LIMA SOUSA

ELEMENTOS E ESTRATÉGIAS PARA A TOMADA DE DECISÃO ÉTICA EM ENFERMAGEM

TERESINA

2017

INTRODUÇÃO

        Os enfermeiros são constantemente confrontados com a tomada de decisão ética. O ambiente de cuidados em saúde atual com o rápido avanço da ciência e tecnologia tem trazido inúmeros problemas éticos para a prática dos enfermeiros, bem como o aumento desses problemas.

        Todavia, os problemas éticos em saúde são situações que inquietam e perturbam a consciência dos enfermeiros. Isso acontece porque, para tais problemas, não há apenas uma solução, mas vários cursos capazes de conduzir esses profissionais a ela, o que requer o exercício da deliberação ética.

        Nesse sentido, o desenvolvimento do quadro teórico deste estudo foi derivado do conceito de problemas éticos, pois entende-se que este é um fenômeno complexo, o qual envolve questões concretas e definidas da prática de cuidados, percebidas como causa de conflito no âmbito dos valores e deveres éticos. Dessa maneira, o enfermeiro precisa solucionar os problemas éticos da sua prática, assumindo seu dever profissional de agir.

OBJETIVO

        Identificar os elementos e as estratégias que facilitam a tomada de decisão ética dos enfermeiros frente aos problemas éticos, a partir de publicações sobre a temática.

MÉTODO

        O artigo foi publicado na revista Texto Contexto Enferm de Santa Catarina, amplamente reconhecida na comunidade acadêmica da saúde, onde no mês de outubro de 2006 mudou a sua classificação de “Internacional C” para “Internacional B”, na listagem do “Qualis” da Área de Enfermagem. O  “Qualis” – CAPES consiste em uma classificação de periódicos realizada por área do conhecimento pela Coordenação de Aperfeiçoamente de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

        Sendo assim, trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizado por meio das seguintes etapas: identificação do problema, pesquisa bibliográfica, avaliação dos estudos incluídos, análise e apresentação dos dados.

        O problema da pesquisa investigou quais os principais elementos para a tomada de decisão ética em enfermagem? Quais as estratégias que facilitam a tomada de decisão ética em enfermagem?

        Para responder estes questionamentos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica online, nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). As bases de dados foram pesquisadas através da ferramenta de busca BVS (Biblioteca Virtual da Saúde) e EBSCO.

        Utilizaram-se os descritores/MeSH e palavras-chave de assunto: ethical decision making, decision making, problem solving, nurs*, ethics, nursing ethics, bioethics, ethical dilemma, ethical challenge. Os descritores foram cruzados nessa mesma ordem e por meio do “and”. Ressalta-se que os descritores foram buscados em inglês, português e espanhol.

        Os critérios de inclusão foram artigos científicos que responderam à questão norteadora, em inglês, espanhol e português, disponíveis na íntegra e se estabeleceu um limite temporal na busca, pois se considera que a ética é um tema que perpassa a ciência desde sua criação. Optou-se pela exclusão de investigações realizadas com equipes de saúde sem enfermeiros, estudantes e usuários como sujeitos de pesquisa, relatos de experiência, estudos com desenho ou objetivo pouco definido ou pouco explicitado, matérias jornalísticas e editoriais.

EVIDÊNCIAS ENCONTRADAS

        A amostra final foi de 19 estudos, sendo que nove eram artigos empíricos (quando o estudo tem a recolha de dados a partir de pessoas), oito teóricos (quando o estudo discute um tema ou uma questão teórica, não tendo intervenção no plano da experiência) e dois estudos de caso.

        Após a análise, evidenciaram-se três categorias: fatores externos da decisão ética em enfermagem; fatores individuais da decisão ética em enfermagem; e estratégias facilitadoras da tomada de decisão ética em enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com