TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica teste com saliva - Tamponamento

Por:   •  31/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 3

A saliva é formada em um processo de dois estágios. O primeiro estágio é a produção da secreção primária pelas células acinares. Os ductos são responsáveis pelos segundo estágio, no qual a secreção primaria isotônica é modificada em saliva hipotônica que entra na cavidade bucal. A saliva na cavidade oral é constituída por várias secreções e componentes. Incluídos nessa mistura estão: secreção das glândulas salivares, produtos do metabolismo da flora bucal, células bacterianas, células epiteliais descamadas e secreções creviculares gengivais. Quimicamente é composta principalmente por água (99,5%) e ptialina (0,1%), além de conter nitrogênio, enxofre, potássio, sódio, cloro, cálcio, magnésio, ácido úrico e ácido cítrico.

Solução tampão é uma solução formada por um ácido fraco e sua base conjugada ou por uma base fraca e seu ácido conjugado, estas soluções, são soluções capazes de conservarem seu pH mesmo após a adição de ácidos ou bases, até uma quantidade limite. A função de um agente tamponador é conduzir uma solução ácida ou alcalina a um certo pH e prevenir a mudança deste pH. Um agente tamponador sustenta esta faixa de concentração por prover o ácido ou base conjugada correspondente para estabilizar o pH ao que está sendo adicionado. Existe, porém um limite para as quantidades de ácido ou de base adicionadas a uma solução tampão antes que um dos componentes seja totalmente consumido. Este limite é conhecido como a capacidade tamponante.

As soluções tampão também regulam o funcionamento do corpo humano. Para que o corpo funcione corretamente, o pH dos fluídos deve ser mantido dentro de certos limites bem próximos. O pH do sangue, por exemplo, deve ficar entre 7,35 e 7,45. Para controlar o pH sanguíneo, o principal tampão utilizado pelo organismo é o tampão de bicarbonato. Se uma base entra no sangue, os íons OH- reagem com a parte ácida do tampão; se um ácido entra no sangue, os íons H+ reagem com a parte básica, sempre mantendo o pH em uma faixa muito restrita. Este sistema evita variações de 0.3 unidades de pH as quais poderiam trazer graves consequências ao ser humano.

Tabelas de experimentos da aula prática 1:

Experimento - Saliva e água

Número de gotas

pH da solução

0

7.42

5

7.5

10

7.57

15

7.65

20

7.68

25

7.73

30

7.82

35

7.86

40

7.85

45

7.92

50

7.87

55

7.95

60

8.00

Experimento – Somente água 1

Número de gotas

pH da solução

5

8.8

Experimento – Somente água 2

Número de gotas

pH da solução

60

10,03

No experimento em que foi utilizada somente água destilada (1) – 25 ml - na proveta, foram adicionadas 5 gotas de fenolftaleína e 5 gotas de solução NaOH (0,01mol/L) antes de aferir o pH da solução. O resultado foi um pH alcalino de 8,8.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com