TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO FLORENCE NATHINGALE VIA A ENFERMAGEM

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 5

COMO FLORENCE NATHINGALE VIA A ENFERMAGEM

  • RUÍDOS

- O ruído desnecessário: muito barulho e muitos ruídos não apresentam nenhum benefício ao paciente,visto que esse já se encontra num estado de debilidade.Sua condição física e emocional já é um fator preponderante para que haja todo cuidado com a questão do silêncio.

- Nunca deixe o paciente ser acordado do seu primeiro sono:o sono contribui para a melhora,a recuperação e a estabilidade do quadro clínico do paciente.Enquanto dorme,o organismo recupera da debilidade.

- Os ruídos que aumentam a expectativa:evitar ter conversas,dar informação sobre o quadro clínico do paciente,onde o mesmo possa ouvir,evitando também conversas paralelas entre os profissionais próxima ao leito.

- Sussurros ou cochichos no quarto:dar atenção necessária ao paciente,para que ele se sinta seguro,não importando as conversas que por ventura tenha escutado sobre seu quadro clínico.

- O ruído das vestimentas femininas:muito importante é a forma,a descência de como o profissional da saúde se apresenta diante do paciente.Evitar o constrangimento pelo uso inadequado de certas roupas.

- A rejeição do paciente por enfermeiras cujo vestuário farfalha:todo cuidado é necessário para que o paciente não sinta aversão àquela enfermeira que carrega consigo objetos,partes de seu vestuário que fazem barulho demasiado.Lembrar sempre que uma pessoa acamada fica muito sensível a muitas situações do cotidiano que para nós seriam até desprezíveis(barulho de janelas,objetos caindo).Numa situação que se repete todos os dias,com certeza o paciente começará a rejeitar os cuidados de um profissional que não atenta para esses detalhes.

- A pressa é muito prejudicial ao doente:mostrar delicadeza,interesse e respeito ao paciente quando ele estiver conversando com você sobre algum assunto que não seja pertinente a sua saúde.Isso também serve para quem estiver visitando,seja um amigo ou parente.

- Como visitar um enfermo sem prejudicá-lo:procure dar-lhe atenção,sentando perto para ouvir,tentando atender seus pedidos,dando atenção necessária a quem está acamado.Evitar ao máximo a distância exagerada do paciente para que ele não tenha que fazer esforço demasiado para lhe escutar,enxergar e poder conversar sem falar alto.

 - A interrupção prejudica o paciente:evitar sobressaltos ao paciente quando estiver dando alimentação ou outra intervenção,como por exemplo dar uma medicação.Tente conversar rapidamente primeiro para depois fazer a intervenção,é uma forma de não assustar o doente.Isso serve também para as pessoas sadias,ninguém vive tranquilamente sendo interrompido sempre durante a vida toda.

- Manter o enfermo de pé e parado:nunca surpreender o doente que está em movimento,esperar ele sentar ou parar,depois chegar calmamente para falar-lhe.Lembrar que a pessoa acamada fica com seus sentidos debilitados também,assim devemos evitar sobressaltos a eles,ainda mais quando estiverem caminhando ou de pé,evitando assim um acidente de queda ou susto.

- Os paciente abominam surpresas:evitar que depois que o paciente estiver já no leito,fazer barulho no quarto para não causar incômodo ou sobressaltos.Isso vale também para quando ele está sozinho tentando fazer alguma coisa ou algum movimento.

- Efeitos do exercício exagerado sobre o enfermo:lembrar de nunca se apoiar,sentar sacudir ou tocar na cama em que o doente ainda repousa.Isso causa aborrecimento.

- Diferença entre os verdadeiros e falsos doentes:saber reconhecer quem é um doente verdadeiro ou um doente imaginário através dos sintomas e de sua forma de agir.

- É necessário ser conciso com o paciente:ter firmeza,não exitar quando estiver falando como o doente,não demonstrar dúvidas quanto ao objeto de sua conversa com ele.

- A irresolução é penosa ao doente:evitar a indecisão frente ao paciente,nesse momento de convalescência as pessoas tendem a ter sua imaginação ainda mais ativa do que quando com saúde,por isso a importância de não lhe causar delírios a respeito de qualquer assunto frente a sua indecisão.

- O que não deve constituir preocupação para o doente:todo paciente precisa de cuidados,então evitar de trazer-lhe perturbações quanto a assuntos rotineiros como:horários de medicamentos,exames,banhos,alimentação,etc.Precisamos nos tornar capacitados para atender às nossas obrigações e sermos pontuais com todas elas.

- Leitura em voz alta:quando o paciente está muito mal raramente suporta que alguém leia para ele,quando for preciso ler alguma coisa para ele,evite falar em voz alta,fale devagar,com pronúncia distinta,sem interrupções e observar o quanto ele pode suportar de ouvir alguma coisa.

- Ruído por pessoas do andar superior:quando tiver um paciente em estado muito debilitado e souber,que no andar onde ele está,tem muitos ruídos do andar acima,tentar colocá-lo com outros pacientes numa tentativa de fazê-lo distrair no mesmo quarto ou trocá-lo para um andar superior,onde a faixa de ruídos é menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com