TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Florence Nightingale influenciou no surgimento da profissão de enfermagem?

Por:   •  3/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

JUSTIFICATIVA

O presente trabalho nasceu das inquietações da graduanda de enfermagem em saber como foi o surgimento da profissão de enfermeira. Ao buscar em sua pesquisa, surgiu o nome da pioneira Florence Nightingale o que possibilitou a autora desvendar como tudo surgiu. Desde ano .... até a contemporaneidade.

Este trabalho servirá de inspiração para os estudantes de enfermagem para que eles possam obter conhecimento sobre o princípio da profissão para qual pretendem seguir em sua área acadêmica e desta forma servirá como  motivação para que possam exercer seu exercício profissional de forma consciente sobre a história da Enfermagem, tendo como exemplo a pessoa que deu início a esse ofício tão lindo e fundamental ,deixando um exemplo de proatividade, irreverência e altruísmo.

TEMA

Como Florence Nightingale influenciou no surgimento da profissão de enfermagem?

HIPÓTESE

Analisando a vida de Florence Nightingale pode-se inferi que ela foi a fundadora da profissão de Enfermagem .

Investigando a biografia de Florence pode-se inferi que ela foi a peça chave para que esta profissão se expandisse pelo mundo.

De que modo FLORENCE NIGHTGALE CONTRIBUIU PARA  A FORMAÇÃO DA PROFISSÃO ENFERMAGEM?

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo fontes do site Assinvésxis, Florence Nightingale foi uma enfermeira inglesa reconhecida mundialmente em sua época até os tempos modernos. Uma mulher diferente do modelo imposto pela sociedade machista, onde impõe que a mulher case, construa família e se tornem donas do lar mas contrariando as regras da sociedade, Nightingale recusou a segui-la, para que pudesse concretizar sua realização profissional e pessoal.

Com base ainda no site da Assinvesxis, Florence Nightingale, nasceu no dia 12 de maio de 1820,data esta que ficou conhecida como o dia mundial da Enfermagem, e faleceu no dia 13 de agosto de 1910, era filha de pais nobres , ou seja, que tinham ótimas condições financeiras, onde esta condição permitiu que ela pudesse se dedicar aos estudos se tornando uma poliglota, aprendeu a falar várias línguas como francês, grego, latim, italiano e alemão. Além disso também aprendeu sobre filosofia, matemática e história, tornando-se uma mulher culta. Mas além de tudo isso, ela viajou para vários países , onde em uma viagem para o Egito, deu início à todo o surgimento da história da enfermagem.

Na viagem ao Egito, ela conheceu alguns hospitais e foi à partir deste momento que o interesse pela Enfermagem surgiu. Florence Nightingale  ocupou seu espaço na área da saúde por ser uma pessoa que valorizava os menos favorecidos, ou seja, aqueles que não tinham condições financeiras para arcar com as despesas do tratamento da sua enfermidade.

METODOLOGIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com