TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFERMAGEM NA ÉPOCA DE FLORENCE NIGHTINGALE E NO TEMPO ATUAL

Por:   •  29/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  2.187 Visualizações

Página 1 de 3

ENFERMAGEM NA ÉPOCA DE FLORENCE NIGHTINGALE E NO TEMPO ATUAL

  Nascida em 12 de maio de 1820 em Florença, Itália. A família de Florence era muito rica e tinha muitos contatos na sociedade. Ela tinha muitos conhecimentos sobre todos os assuntos, e opinava bastante quando necessário. Florence ficou contra o papel das mulheres tradicionais da época, entretanto participava das festas, jantares, pouco se divertia e aparentemente não gostava daquilo, do modelo que todas mulheres seguiam, que era casar, ter filhos e cuidar exclusicamente dos assuntos da família.

 Ela queria fazer alguma coisa, e foi em uma de suas viajens que decidiu que iria ajudar os doentes.Florence tinha um pretendente que queria se casar com ela mesmo sabendo do seu desejo em prestar cuidados nos hospitais, mas o pedido foi recusado. Ela sempre acreditou que o casamento não fazia parte de sua vida, e se recusava aos padrões impostos pela sociedade.

  Ela chegou a convocar uma reunião para expôr suas prospostar para o hospital de sua cidade que hávia visitado, as suas prospostas parecia serem impossíveis de serem cumprintas, mas no fim das contas ela foi aceita no hospital como admistradora. Com o passar do tempo Florence foi se tornando a principal defensora de melhorias no tratamento médico, estabelecendo para a enfermagem normas e rotinas.

  Florence ficou conhecida por seu trabalho como enfermeira durante a guerra da Criméia e suas contribuições sanitárias dos hospitais militares.Seu objetivo era reformular o sistema hospitalar.

  Após a guerra da Criméia Florence fundou a escola de enfermagem, a qual passou a ser modelo para as demais escolas que foram fundades posteriormente. Florence implantou uma disciplina rigorosa, do tipo militar, que era as princípal característica da escola Nightingaleana, como exigência da qualidade moral das candidatas. O curso, de um ano de duração, consistia em aulas diárias ministradas por médicos.

  Atualmente a enfermagem não é uma profissão voltada apenas para o público feminino como era anteriormente, algumas ideias que Florence implantou em questão da higiene hospitalar, o cuidado que se deve ter em relação ao cliente (paciente). Da mesma forma que o público feminino está com mas liberdade em ter uma profissão e suas escolhas.

   A enfermagem hoje tem uma linguagem própria onde formula diagnósticos de enfermagem, planejamento e prescrições das intervenções de enfermagem, assistência prestada e avaliação dos resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem e também lecionam nas escolas de enfermagem.

  Atualmente a enfermagem vem se fortalecendo com um aumento substancial do conhecimento, onde nas escolas superiores a carga horária aumentou para 4000 horas (um periódo maior que na época de Florence que era apenas um ano), tendo em vista que, além disso, o enfermeiro deverá continuar investindo na sua qualificação profissão, ou seja estar sempre em busca de novos conhecimento e aprendizados, onde irá trazer melhorias não apenas para a categoria de enfermagem, mas também para os clientes que se presta as assistências de enfermagem.

   Hoje é levado em conta a qualidade do profissional no momento de pesta assistência de enfermagem, é preciso tem um conhecimento científico e técnico, ético, espírito inovador, ter uma opinião própria, posicionamento e condições adequadas de trabalho.

  A busca de melhorias e o crescimento da categoria deve ser lutada com um posicionamento político não que seja partidario, onde deve ir em busca de melhorias nas condições de trabalho, sálario, carga hóraria que hoje já houve a redução para 30 horas semanais em alguns estados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com