TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLORENCE NIGHTINGALE - UMA HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

Por:   •  13/9/2018  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 3

FLORENCE NIGHTINGALE- UMA HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

O=O filme conta toda a trajetória de Florence e o seu papel para a enfermagem moderna. Quando jovem, Florence não pensava em guerras e enfermidades seu único pensamento era uma forma de escapar da vida a que ela estava predestinada a ter, casamento e submissão ao marido. Até que um dia ela “ouviu” o que seria a voz de Deus, dizendo que sua vida pertencia a Ele e que havia um trabalho para ela. Por um tempo ela ficou confusa, mas depois ela aceitou esse chamado.

Nightingale pertencia a uma família muito rica, e que tinha muitos contatos, sua mãe e seu pai davam festas e jantares os quais ela participava, mas pouco se divertia, por ter uma educação melhor do que as mulheres recebiam, ela possuía conhecimento sobre diversas áreas e por vezes opinava nas conversas “de homens”. Quando pedida em casamento, por não aceitar houve um certo conflito com sua família e Florence se rebelou pois não seria torna-se uma esposa submissa aos afazeres domésticos e ao marido, então decidiu se dedicar à caridade.

Naquela época a Inglaterra e França enfrentavam Rússia e Turquia, na chamada Guerra da Criméia e diante das notícias Florence pediu ajuda a Sidney Herbert, membro do governo e amigo, para que ela pudesse recrutar enfermeiras e ir ajudar os soldados feridos, pedido que lhe foi concedido. Chegando lá essas mulheres encontraram um ambiente totalmente hostil, inicialmente elas não tinham permissão para sequer tocar nos pacientes, mas depois de muita relutância do exército, Florence convenceu-lhes a deixarem-nas cuidar dos enfermos. Então começaram a limpar aquele lugar sujo, infestado por ratos e vermes, desorganizado e com feridos (e até cadáver) espalhados. Florence particularmente ficou preocupada com as condições de tratamento médico. Os responsáveis pelos suprimentos não estavam preocupados com os feridos e Florence era quase que vista como um inimigo.

Florence então liderou um trabalho de assistência aos enfermos e de organização do hospital, reduzindo a taxa de mortalidade, conseguiu aos poucos suprimentos para continuar com os cuidados e fazer uma comida de mais qualidade, que antes era crua e cheia de vermes, ficou conhecida como a dama da lâmpada, por usar uma lamparina para checar seus pacientes a noite. Seu esforço de reformular o sistema de saúde militar foi reconhecido pela rainha Vitória, recebendo uma importante condecoração, voltando para casa ao fim da guerra como uma grande heroína. Ela conquistou um reconhecimento mundial com seu trabalho, quando voltou da guerra, Florence descobriu que os soldados pós-guerra tinham uma taxa de mortalidade que era o dobro da dos civis. Com essas estatísticas e com sua experiência vivida chamou a atenção da rainha para que fosse feita uma reforma nas condições sanitárias de todos os hospitais. 

Os seus pais que eram contra os seus sonhos e planos, mudaram de opinião e ficaram orgulhosos já que sua filha havia se tornado uma heroína nacional. Florence esteve doente, mas curou-se, mas como a doença afetava sua visão ela desejou retornar a casa de seus pais, onde foi recebida com muito carinho e amor. Por fim, Florence Nightingale reduziu drasticamente a taxa de mortalidade dos soldados feridos com sua forma de cuidar, revolucionando a prática da enfermagem no cuidado e prevenção, e até hoje alguns de seus métodos são utilizados e servem de referência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com