TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTAMINAÇÃO BIOLOGICA DE ALIMENTOS.

Por:   •  24/9/2015  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA: CONTAMINAÇÃO BIOLOGICA DE ALIMENTOS.

O artigo apresenta uma pesquisa sobre os agentes biológicos que contaminam alimentos (bactérias, fungos, protozoários, parasitas e toxinas). Na pesquisa consta os dados de contaminação alimentar no Brasil, esses dados estão presentes nos 6 primeiros parágrafos do artigo. “Fontes Pesquisadas: levantamento da literatura, nas bases de dados LILACS e MEDLINE”. Através da pesquisa foi possível observar que há uma grande incidência de contaminação biológica no leite de vaca e seus derivados, carne, grãos, cereais, farinhas, hortaliças, doces e outros produtos consumidos no Brasil. Entre outras pesquisas, observou-se uma grande ocorrência de contaminação alimentar no país e há necessidade de fiscalização sanitária mais efetiva.

A intoxicação alimentar através de leite, carne, cereais, entre outros alimentos contaminados por agentes biológicos, causam gastroenterite entre outras doenças que prejudicam a sociedade consumidora no país. Com base nos resultados dessa revisão bibliográfica, podemos perceber que a contaminação biológica de alimentos é um problema de saúde pública no Brasil, assim como afeta o mundo todo.

No país, existe normatização adequada para controle sanitário dos alimentos, como o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), do Ministério da Agricultura. Porém, os resultados são alarmantes que ainda falta a fiscalização efetiva e permanente da produção, conservação e comercialização de alimentos pelos serviços estaduais e municipais de vigilância sanitária, aos quais é delegado o poder de inspecionar e punir os infratores. A população menos favorecidas são as mais afetadas pela contaminação alimentar, pelos hábitos culturais da alimentação e necessidade de te que comprar produtos com menor preço, geralmente de pior qualidade e maior contaminação.

Nome do autor do artigo: Aracy Pereira Silveira Balbani1, Ossamu Butugan

Titulo do artigo: Contaminação Biológica de Alimentos

Data de publicação do Artigo: 10/02/2001.

Lugar da publicação: São Paulo – SP

Numero de paginas do artigo: 328 pg.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (948.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com