TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio descritivo apresentado ao Curso de Graduação Bacharelado de Enfermagem

Por:   •  8/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 8

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENFERMAGEM

VÂNDILA RODRIGUES DE SOUZA

BIOLOGIA HUMANA

ARTIGO – FLUXO MOLECULAR E IÔNICO DAS

PROTEÍNAS DE TRANSPORTE EM MEMBRANAS

CARLOS MOACIR COLODETE

CRUZEIRO DO SUL

2023

VÂNDILA RODRIGUES DE SOUZA

BIOLOGIA HUMANA

ARTIGO – FLUXO MOLECULAR E IÔNICO DAS

PROTEÍNAS DE TRANSPORTE EM MEMBRANAS

CARLOS MOACIR COLODETE

Portfólio descritivo apresentado ao Curso de Graduação Bacharelado de Enfermagem do Centro Universitário Claretiano, a ser utilizado como diretrizes para obtenção de aprovação no trabalho de conclusão do 1° semestre da disciplina de Biologia Humana.

Orientador (a): Prof. Antônia Adila Torquato Ferrreira .

CRUZEIRO DO SUL

 2023

SUMÁRIO

  1.  INTRODUÇÃO......................................................................................04
  2. REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................05

2.1- Os cinco tópicos mais importantes do artigo.......................................05

2.2- Quais são os componentes das membranas plasmáticas?.................07

2.3- Defina transporte celular.........................................................................08

  1. CONCLUSÃO.........................................................................................10
  2.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................11

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará com base na perspectiva descrita no artigo do autor Carlos Moacir Colodete “Fluxo molecular e iônico das proteínas de transporte em membranas”. Abordaremos também assuntos específicos sobre o artigo, bem como o fluxo molecular, as proteínas e seus tipos de transportes. Este portfólio expõem os mecanismos e os componentes que participam do transporte de substâncias entre as células, enfatizando principalmente as proteínas carregadoras como as bombas de prótons, e apresentando sobre a composição da membrana plasmática e a definição do transporte celular, com o objetivo de complementar os conhecimentos analisados no artigo.

     

  1. REFERÊNCIAL TEÓRICO

2.1- Os cinco tópicos mais importantes do artigo

  1. Transportes primários:

Entende-se que, para fazer a realização do transporte primário, um carregador precisa unir o transporte do soluto contra o gradiente eletroquímico com outro evento que libera energia, de modo que a energia livre seja negativa. Esta energia é transportada e unida à outra fonte de energia diferente. São chamadas de bomba, as proteínas que catalisam, e na sua maioria transportam íons, como H+ ou Ca2+. As bombas estão no grupo de transportadores do tipo cassetes que liga dores de ATP (é a sigla utilizada para denominar a adenosina trifosfato, uma molécula indispensável que garante a liberação de energia para as células dos seres vivos), levam grandes quantidades de moléculas orgânicas. As bombas iônicas são caracterizadas como eletrogênicas ou eletroneutas. Os eletrogênicos são os transportes de íons envolvendo o movimento líquido de cargas através da membrana. Já o eletroneutro não contém movimento líquido de cargas. Outros mecanismos são importantes para a absorção ativa dos nutrientes minerais, como NO3-, SO4 2- e PO4 2- a absorção de aminoácidos, peptídeos e sacarose e o fluxo de Na+, que em altas concentrações é tóxico às células. O soluto também pode ser transportado através das membranas, contra seus gradientes de potenciais eletroquímicos, é unido ao transporte de um soluto contra o seu gradiente, com outro soluto transportado a favor do seu gradiente.    

 

  1. Transporte secundário:

Nesse tipo de transporte, são excluídos do citosol os prótons, por H+ -ATPase eletrogênicas que trabalham na membrana plasmática e membrana do vacúolo. São criados através da hidrolise de ATP, membranas e um gradiente de pH. Esse gradiente eletroquímico de H+, e a energia livre guardada de um gradiente de H+ que também é representada pela força motriz de prótons. A força motriz de prótons causada pelo transporte eletrogênico de H+, se usa no transporte ativo secundário para liberar o transporte de muitas outras substâncias contra seus gradientes de potencial eletroquímico. Os tipos de transporte secundários são: simporte, antiporte e uniporte. Chama-se de transporte simporte quando duas substâncias se movem na mesma direção pela membrana. Transporte antiporte é quando no transporte acoplado ocorre o movimento de um soluto a favor do gradiente de prótons, e este gradiente. E por fim, o transporte uniporte, só é transportado um soluto e ocorre a favor do gradiente eletroquímico.

  1. H+ -ATPases do tipo P:

Presente na membrana plasmática a H+ _ATPases, tem função de transportar íons e moléculas pelo tipo de transporte ativo, através de pH e potencial de elétrico. As enzimas ATP bombeiam prótons para o apoplastro, através da membrana plasmática. Nas plantas tem outra função importante para o seu crescimento, tolerância ao estresse salino, regulação do pH intracelular e expansão celular e são reguladas pela concentração de substrato (ATP), pH, temperatura e outros fatores. Moléculas de H+ -ATPases podem ser ativadas ou desativadas por sinais, como luz, hormônios, ataque de patógenos e similares. Em todos os tipos de célula vegetal pode-se encontrar ATPase do tipo P, com variação na quantidade dependendo do tecido.    

  1. H+ -ATPases do tipo V:

Na maioria das células vegetais o vacúolo é a maior organela, podendo chegar a 90% do espaço intracelular, tendo a maior fração de solutos celulares. Quando as plantas aumentam o tamanho, pela absorção da água, a pressão osmótica do vacúolo tem que ser mantida alta para água do citoplasma entre nele. O tonoplasto regula os íons, produtos metabólicos entre citosol e vacúolo.  A H+ -ATPases vacúolo pode ser chamado de H+ =ATPase do tipo V, sua função é de transportar solutos para o interior do vacúolo. Nos compartimentos intracelulares, regula o pH de muitas organelas, incluindo lisossomos, endossomos e complexos de Golgi. As H+ =ATPases vacuolares são bombas eletrogênicas, a sua função é bombear prótons para dentro do vacúolo, gerando uma força-motriz de prótons através do tonoplasto. Por vias de canais na membrana são transportados citoplasma para dentro do vacúolo, para manter a neutralidade elétrica global, ânions como CI- malato2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com