TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

Por:   •  27/9/2021  •  Monografia  •  12.836 Palavras (52 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 52

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1]

CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

WAGNER ARAÚJO DE SOUSA

FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO TIPO DE PARTO:

REVISANDO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA

                                                               

                                                               

                                                           

PICOS - PIAUÍ

2015

WAGNER ARAÚJO DE SOUSA

[pic 2]

  FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO TIPO DE PARTO:

REVISANDO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí como parte dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.                                          

                                           

                                                                            Orientadora: Prof.ª Me. Valéria Lima de                                                              Barros

                                                                   

                                                                       

PICOS – PIAUÍ

2015

[pic 3]

AGRADECIMENTOS

A Deus, em primeiro lugar, que até aqui tem me abençoado, me guiado e me dado forças para trilhar esta trajetória. Ele me ajudou a perseverar nos momentos de desânimo, de cansaço, de tristeza, de angústia e de ansiedade; iluminou os meus caminhos, mostrou alternativas e possibilidades que me deram maior satisfação, tranquilidade e confiança para finalizar este estudo. Obrigado, Senhor, pelos livramentos e por permitir que eu siga nessa caminhada. Obrigado por abrir o caminho nos momentos difíceis em que eu não sabia mais como prosseguir, pela saúde, disposição e motivação para continuar lutando e correndo atrás dos sonhos.  

Aos meus pais, Maria e Josafá, por todo amor, carinho, compreensão e apoio e por nunca deixaram faltar nada. Apesar das grandes dificuldades, sempre colocaram as suas vontades em segundo plano para que eu pudesse dar prosseguimento aos meus estudos. Obrigado pela maneira como me educaram e por me incentivarem a seguir em frente.

Aos meus irmãos, pelas alegrias compartilhadas e pelo carinho, e por estarem ao lado dos meus pais em todos os momentos.

Aos demais familiares (avôs, sobrinhos, tias, primos, primas), que mesmo distantes acreditaram no meu potencial e torceram pelo meu sucesso profissional.

Aos meus amigos, pelas horas de laser e diversão que me proporcionaram durante estes momentos em que você se esquece do estresse do dia-a-dia. Obrigado por todos os momentos vividos com vocês, pelas boas risadas, pelo apoio e por torcerem por mim.

A minha orientadora Valéria, pela paciência, tranquilidade, estimulo e tempo dedicado e por me direcionar na escolha do tema. Por seus conhecimentos que contribuíram para o enriquecimento deste estudo. Obrigada por confiar em mim, por respeitar o meu tempo, as minhas possibilidades e por suas orientações.

Aos professores que contribuíram para minha formação, pelos conhecimentos passados, pelas lições transmitidas, obrigado.

Enfim, obrigado a todos os que contribuíram para minha formação durante essa jornada.  

       

Um presente dado por Deus,
Entre as dores do parto,
Chamamos de vida
”.

(Stefano Cavalcante, adaptado)

RESUMO

A gestação, essencial para a existência humana, é uma experiência única e natural na vida da mulher, que repercute na vida de toda a família. Além disso, é um ato cultural, pois reflete os valores sociais prevalentes historicamente em cada sociedade. O presente estudo teve por objetivo analisar a produção científica brasileira sobre os fatores que influenciam na escolha pela via de parto. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura cientifica, realizada por meio das bases de dados Literatura Latino Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando-se os descritores trabalho de parto, cesárea e parto normal, associados ao conectivo boleano and. Para tanto, estabeleceu-se como critérios de inclusão: artigos publicados em português, no período de 2009 a 2013, disponíveis na íntegra, acerca dos fatores que influenciam na escolha pela via de parto. Foram identificados e analisados 19 artigos científicos, o que permitiu constatar que no início da gestação, em geral, as mulheres preferem o parto normal, entretanto, na maioria das vezes não são apoiadas na sua escolha, sendo a preferência modificada no final da gravidez por fatores, tais como intercorrência obstétricas, conveniência medica, baixa informação recebida pela mulher durante a gravidez, falta de interesse do profissional pelo parto normal, influência de amigas ou de familiares, entre outros. Entre os fatores associados à escolha pela via de parto, a recuperação mais rápida, o protagonismo da mulher e as possíveis sequelas do parto cirúrgico se destacaram como fatores determinantes no parto vaginal, enquanto que a dor, a sexualidade e a laqueadura tubaria foram os fatores que mais se destacaram como influenciadores do parto abdominal. Apesar dos programas de incentivo à humanização da assistência ao parto e nascimento no Brasil, observa-se um número crescente de cesarianas, o que indica que todos, profissionais de saúde e gestores de políticas públicas, necessitam repensar suas estratégias de ação, com vistas a se alcançar melhores resultados na prática obstétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (88.7 Kb)   pdf (683.5 Kb)   docx (842.8 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com