TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Por:   •  14/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.699 Palavras (11 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP[pic 1][pic 2]

CAMPUS MOSSORÓ/RN

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

AIDS: PREVENÇÃO

AIDS: PREVENTION

Ana Maria couto bezerra – (anamcouto18@gmail.com)

Camila Rayane da Silva – (camilarayane.ml@hotmail.com)

Clemicia Rodrigues Pereira – (clemiciarodrigues89@outlook.com)

Doralysse Varela de Almeida Neta – (dorinha150@hotmail.com)

Diego Carvalho Torres – (torresdiego990@gmail.com)

Edvânia dos Santos Alves –(Edivaniaalves2602@gmail.com)

Elaine Felipe Neris da Silva – (Elainefelipe345@gmail.com)

Eliane Mara de Oliveira – (elianemara321@gmail.com)

Juliana Priscilla da Silva Melo – (juliana.melo.mj@gmail.com)

Kergia de Freitas Silveira – (kergiafreitas20@hotmail.com)

Larissa Ellen Silva de Oliveira – (laellenle@gmail.com)

Maria Suzana da Silva – (Suzyacsa@hotmail.com)

Mylena Mendes de Queiroz – (mylenaa06@gmail.com)

Mízima Aline Rebouças dos Santos – (e-mail)

Natali Silva Barros – (natali.sb@hotmail.com)

Rosiane Pereira de Lucena – (rosypereira345@gmail.com)

Sthefany Karolyne Vieira Andrade da Mota – (sthefany_kalorine@hotmail.com)

Suan Cortez Dias – (suan.c.dias@gmail.com)

Vitoria Regina Aquino de Menezes – (vitoriar98.menezes@gmail.com)

Yohana Ferreira Carvalho – (yohanaferreira2017@gmail.com)

Wenia Cristina Gomes do Nascimento – (Wenia_12@hotmail.com)

RESUMO

Esse Projeto tem como objetivo de sensibilizar jovens e adultos matriculados na (Universidade potiguar campus Mossoró), sobre a prevenção da AIDS e a utilização correta do preservativo. Visando a redução de contaminação do vírus HIV. Método: trata-se de uma pesquisa com os frequentadores da Universidade Potiguar Campus Mossoró. Onde foi desenvolvido por acadêmicos do Curso de Enfermagem da UnP, dispensador de preservativos, que tem por nome de PREVENTION, e colocados em dois banheiros para a realização da pesquisa. Pesquisa de caráter quantitativo com utilização de metodologias ativas de aprendizado, divulgando a disponibilidade de preservativos e sendo coletado dados e extraindo os resultados . Foi observada uma grande aceitação pelo publico e a conscientização das pessoas (na maioria mulheres) de acordo com os números. Desta forma propõe-se a Universidade, onde foi realizado a experiência, a adoção da “Prevention” em todos os banheiros da mesma.

Palavras chaves: Prevenção. Inovação. Responsabilidade social. Conscientização.

ABSTRACT


This project aims to sensitize young people and adults enrolled in the (Universidade Potiguar - Campus Mossoró), on the prevention of AIDS and the correct use of condoms. Aiming to reduce contamination of the HIV virus. Method: it is a research with the attendants of the University Potiguar Campus Mossoró. Where it was developed by Unpum's Nursing Course of condom dispenser, which has nine PREVENTION, and placed in two bathrooms to conduct the research. Quantitative research using active learning methodologies, disseminating the availability of condoms and collecting data and extracting the results from it. There was a great acceptance by the public and the awareness of people (mostly women) according to the numbers. In this way, the University, where the experiment was carried out, proposes the adoption of "Prevention" in all its bathrooms.

Key-words: Prevention. Innovation. Social responsability, awareness.


INTRODUÇÃO

A síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA/AIDS) foi conhecida como o mal do século XX, nunca uma doença se alastrou tanto e afetou tantas pessoas. Estudos mostram que a AIDS é causada pelo vírus do HIV e a primeira aparição desse vírus, que se tem notícia, foi em macacos no continente africano. Inicialmente, se fala que os macacos eram infectados com o vírus SIV e a partir deste surgiram o HIV1 e HIV2.                         

A partir dos macacos o vírus teria sido transmitido para os humanos que viviam naquela região, afetando, inicialmente, membros de tribos primitivas. “Entre 1960 e 1980 surgiram diversos casos de doenças que ninguém sabia explicar, com os pacientes geralmente apresentando sarcoma de Kaposi, um tipo de câncer, e pneumonia. ” Diz a epidemiologista Cássia Buchalla, da Universidade de São Paulo (USP). A aids só foi finalmente identificada em 1981.        

O vírus HIV vai agir no organismo destruindo o sistema imunológico (linfócitos), alterando seu funcionamento e reduzindo sua contagem. O sistema imune é dividido em dois tipos de imunidade que caracterizam dois tipos de respostas: a imunidade inata ou natural (resposta imune inata) e a imunidade adquirida ou adaptativa (resposta imune adquirida).

Os anticorpos reconhecem os antígenos (qualquer partícula estranha ao corpo), neutralizam a infecção e eliminam estes antígenos por variados mecanismos efetores. Por sua vez, a imunidade celular gera resposta mediada pelos linfócitos T. Quando microrganismos intracelulares, como os vírus e algumas bactérias, sobrevivem e proliferam dentro das células hospedeiras, estando inacessíveis para os anticorpos circulantes, as células T promovem a destruição do microrganismo ou a morte das células infectadas, para eliminar a infecção.

Os linfócitos T são divididos em quatro grupos, que serão diferenciados de acordo com a sua função em: citotóxicas (CD8), auxiliares (CD4), natural killer (NKT), memória (CD45), reguladoras (FOXP3) ou gama-delta (γδ). O vírus HIV vai se instalar no linfócito CD4, inutilizando o mesmo. O vírus então libera uma enzima chamada transcriptasereversa, que altera seu próprio material genético, convertendo-o de RNA para DNA. Isso permite que ele se integre ao código genético da T CD4+. Uma das classes de medicamentos para tratamento anti-HIV bloqueia justamente essa enzima. O HIV pode permanecer inativo por muitos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (254.8 Kb)   docx (309.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com