TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cancer ginecologico

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 2

O câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que compõem uma gama de mais de 100 variedades de patologias, que constitui no crescimento exacerbado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo, essa divisão dá-se o nome de metástase.

O acumulo de células cancerosas é chamado de tumor, onde se subdividem em tumores malignos e benignos. Incontroláveis e com uma rápida divisão, os tumores malignos ou neoplasias malignas, tendem a ser muito agressivos. Já o tumor benigno é simplesmente uma massa localizada de células, que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de morte.

Os diferentes tipos de cânceres estão diretamente ligados aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de células na pele, logo há uma diversidade de câncer de pele. O câncer também é dividido de acordo com o tecido em que ele se inicia. Se começa em tecidos conjuntivos é chamado de sarcoma. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais é denominado carcinoma. Outra diferenciação dos diversos tipos de câncer são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).

As causas de câncer são variadas, podendo ser extrínsecas ou intrínsecas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos, como o cigarro, o sol excessivo, componentes dos alimentos que ingerimos, e muitos são ainda completamente desconhecidos. O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores de câncer.

Com o índice de causa de morte no Brasil atingindo o segundo lugar, atrás apenas das doenças cardiovasculares, o câncer apresenta possibilidades de cura de até 90% (dependendo do tipo da neoplasia), quando detectado precocemente.

Em particular focaremos no câncer ginecológico que acomete o colo de útero, ovário, endométrio, vagina e vulva.

O câncer do colo do útero, conhecido também como cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano -  HPV. E bastante frequente a infecção genital por este vírus, é sua maioria não causa nenhuma patologia. Entretanto, em alguns casos, essa intercorrência pode gerar alterações celulares que poderão evoluir para o câncer, o exame preventivo (Papanicolau) pode descobrir facilmente estas alterações, e em sua grade maioria são curáveis na totalidade dos casos. Por isso é importante a  realização periódica deste exame.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com